AGORA É PRA VALER!
Noroeste e Atibaia começam disputa pela semifinal da A3 neste sábado
Na primeira fase, Falcão deixou Bauru vitorioso. Agora, volta em busca de repetir o feito, enquanto Norusca busca sair na frente com o apoio de sua torcida
Por Fabio Toledo
Finalmente, chegou o momento. O planejamento todo do Noroeste foi voltado em chegar ao mata-mata do Paulista Série A3 com condições de sair com o acesso. De fato, o Alvirrubro pode enxergar essa possibilidade, não é sonhar muito longe. Porém, necessita melhorar seu desempenho, pois tem pela frente adversários que se apresentaram com um jogo mais regular no decorrer da fase de classificação do terceiro escalão estadual.
Na fase quartas-de-final, o Norusca tem pela frente o Atibaia, time que disputou a liderança com o próprio Noroeste e posteriormente com a Portuguesa Santista. Ou seja, o Falcão manteve a regularidade em sua campanha. O confronto entre as equipes na etapa anterior aconteceu na 7ª rodada e foi marcado por uma vitória contundente do Atibaia por 2 a 0, após excelente desempenho do time alvilaranja no segundo tempo. Na época, o Alvirrubro era comandado por Tuca Guimarães.
Elenco completo
Novamente, o duelo entre as equipes acontece no Alfredão, às 19h deste sábado, com o jogo da volta marcado para o estádio Ítalo Limongi, em Indaiatuba. Para o confronto da ida, o técnico Alberto Félix conta com elenco completo, incluindo as recentes aquisições da equipe – o meia Ewerton Maradona, o atacante Fernandinho, o lateral-esquerdo Alex Cazumba e o zagueiro Dão (apresentamos os dois últimos mais abaixo).
Apesar da abertura ainda maior no leque de opções do treinador, vale frisar que Alberto é cauteloso com relação a mudar muito seu time de um jogo para o outro. Assim, não é garantia que o quarteto que chegou entre diretamente na equipe titular. O único nome que se vê em uma situação mais favorável para tal é Alex Cazumba, pois Hipólito foi expulso e Ricardinho não é unanimidade na lateral-esquerda. Já para os demais, existe maior competição por uma vaga.
Ewerton Maradona é, na prática, a segunda opção na armação pelo centro do campo que a equipe tanto precisou quando Leandro Oliveira teve uma pequena irregularidade. Atualmente, o camisa 10 é um dos destaques noroestinos. Gindre é um caso semelhante: após muitas oportunidades desperdiçadas, ele enfim encontrou seu jogo na reta final da classificatória da A3, mas pode perder a vaga para Fernandinho. Por fim, Dão disputa posição com Jean Pierre e Marcelinho, dupla de zaga que demonstrou segurança até aqui.
Casa cheia
Quem estará em campo neste sábado fica na decisão de Alberto Félix, mas na arquibancada o torcedor noroestino promete ajudar a fazer a diferença. De acordo com o clube, foram vendidos 2.389 ingressos nos dois primeiros dias de vendas antecipadas. A diretoria aponta 6 mil pessoas como um número esperado para este sábado, embora seja algo mais possível na casa dos 5 mil torcedores. Tudo depende da confiança do torcedor, já que o clube fez sua parte, ao reduzir pela metade (R$10) o valor do ingresso antecipado.
Cazumba e Dão
As duas últimas aquisições do Norusca para a fase decisiva da A3 são bem experientes. O primeiro a ser anunciado pelo Alvirrubro foi o lateral-esquerdo Alex Cazumba. O jogador de 29 anos foi revelado pelo São Paulo e fez parte do elenco campeão brasileiro em 2008 (embora tenha sido emprestado ao Figueirense no decorrer da competição). Sob contrato com o Tricolor do Morumbi, defendeu por empréstimo Rio Claro, Juventude, Figueirense, Vila Nova, LA Galaxy (EUA), Ituano, Botafogo-SP, XV de Piracicaba e Ferroviária. Em 2012, foi jogar no futebol grego, mas voltou no ano seguinte. Ainda defendeu Marcílio Dias-SC, Botafogo-PB, América-RN, Moto Club, Mogi Mirim e Bahia de Feira de Santana, seu último clube.
Além da alta rodagem no futebol (mais de 15 clubes em 10 anos!), Cazumba tem um estilo de jogo mais físico, com 1,85m de altura, sendo importante na marcação e apoio ao ataque. “O Alex Cazumba é um jogador experiente e que tem características importantes que preenchem as necessidades que temos no elenco. Jogou por grandes clubes e vai nos ajudar bastante”, analisou o gerente de futebol noroestino, Alex Afonso, via assessoria.
A outra contratação alvirrubra para o restante da A3 também é experiente. Vindo da URT (assim como o meia Ewerton Maradona), Dão possui passagens em grandes clubes do cenário nacional, fazendo parte de suas histórias. Em 2009, pelo Guarani, atuou em 23 partidas na campanha do acesso da equipe ao Brasileirão Série A. Da mesma forma foi em 2013, quando defendeu a Chapecoense que ascendeu à elite e está até hoje. O zagueiro também fez parte do elenco que subiu com o Sport em 2006. Em seu currículo também estão passagens por CRB, Mirassol, Botafogo-SP, Red Bull, Vitória, Paysandu e América-RN.
Aos 33 anos, o zagueiro de 1,88m chega para dar mais experiência e força física à defesa noroestina. “O Dão é um zagueiro forte, experiente, bom na bola aérea e tem um currículo de jogar em grandes clubes em partidas decisivas. Vai ajudar demais o elenco”, acrescenta Alex Afonso.
Como vem o Atibaia?
Depois de realizar a melhor primeira fase de A3 em sua história, o Falcão chega confiante para a disputa do mata-mata. É claro que o peso da camisa do adversário pela frente gera certa cautela, mas o time acredita no sucesso baseado na vitória sobre o Noroeste na primeira fase. O técnico ainda é Betão Alcântara e o elenco possui sua base em jovens atletas – a média de idade no elenco é de 25 anos, enquanto que no Norusca é de 28.
Entre os nomes com mais experiência, destaque para o goleiro Cairo, de muita segurança para a defesa, e para o volante Rogério Maranhão, um dos principais garçons da A3. Outra coisa a se ressaltar do alvilaranja atibaiense é o fato de quatro de seus atacantes terem quatro gols ou mais. Tavares, com 7 tentos marcados, é o principal goleador, mas Jackson (6), Mascote (5) e Danilo (4) não ficam muito pra trás.
A última observação a se fazer é que o Atibaia não é um time que sente a pressão de uma torcida, pois se acostumou a esta situação, uma vez que nem mesmo em seus jogos leva um público aceitável. Afinal de contas, nem atua em Atibaia, mas sim em Indaiatuba, há cerca de 100 km de distância.
Os prováveis
Noroeste: Ferreira; Pacheco, Jean Pierre, Marcelinho e Alex Cazumba; André Rocha (Igor Pimenta), Maicon Douglas, Leandro Oliveira, Vilson e Gindre (Fernandinho); Jorge Mauá.
Atibaia: Cairo; Nando, Júnior, Danilo e Cortez; Gledson, Rogério Maranhão e Igor; Danilo Pereira, Tavares e Mascote.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário