SEGUNDA DERROTA
Noroeste vai mal no segundo tempo e perde em casa para o Atibaia
Enquanto os visitantes saem de Bauru como líderes da A3, os donos da casa recolhem os cacos para dois jogos como visitantes
Por Fabio Toledo
Pudera o Norusca voltar no tempo e buscar a vitória em Barretos. Pressionado com o revés fora de casa, o Alvirrubro já havia queimado um cartucho da confiança do torcedor. Nesta quarta-feira, no Alfredão, mais um foi queimado. Por 2 a 0, o Noroeste foi derrotado pelo Atibaia em sua própria casa.
Pela primeira vez na Série A3, o time comandado pelo técnico Tuca Guimarães enfrentou uma equipe que apresentou desafios técnicos e táticos. Os atletas do técnico Betão Alcântara mostraram qualidades, em especial no meio de campo. Ainda assim, o Noroeste teve grande culpa neste revés.
Com novidades na escalação, o Alvirrubro contou com a presença de Alef e Samuel entre os titulares, agilizando o ataque e criando oportunidades de marcar já no primeiro tempo – algo complicado nos jogos anteriores. Samuel, inclusive, chegou perto de balançar a rede em duas ocasiões. Porém, na visão de Tuca, faltava maior presença entre os zagueiros adversários, ocasionando a saída de Alef para a entrada de Flávio.
Por mais que a estratégia do treinador ainda não tivesse gerado gol, o Atibaia também voltou para o intervalo com outra postura, que encaixou mais do que a noroestina. O atacante Tavares, novidade do segundo tempo, foi perigoso em vários momentos, mas principalmente nos dois gols em que marcou. O primeiro, em erro dos donos da casa, conseguiu concluir de fora da área. O segundo, finalizou uma jogada buscada pelo Falcão desde a etapa inicial, saindo nas costas da defesa e encobrindo o goleiro Ferreira.
Após duas derrotas seguidas, o Noroeste ascende o farol de alerta. Agora 5º colocado, com 13 pontos e zero no saldo de gols, pode perder até mesmo a vaga no G8 caso tropece mais uma vez. Pela frente, o Alvirrubro tem duas partidas fora de casa. A primeira, diante do desesperado Rio Branco (18º), acontece na manhã de domingo em Santa Bárbara d’Oeste – na prática, campo neutro. Já a segunda é confronto direto contra o São Bernardo, no Baetão, às 16h da quarta-feira.
Por outro lado, o Atibaia alcança o melhor momento na Série A3. Líder da competição, com 16 pontos, o Falcão defende seu posto contra o Barretos no sábado à tarde, em Indaiatuba, onde a equipe alvi-laranja manda suas partidas.
O jogo
Logo aos 2 minutos, Alef arriscou de longe, mandando a bola pra fora. O Noroeste mostrou uma postura mais agressiva, em especial na saída de bola do Atibaia, que encontrou dificuldades para ter a pelota no chão em campo ofensivo. Para interromper as ofensivas noroestinas, os visitantes cometeram duas faltas na intermediária, mantendo o jogo truncado. Do outro lado, a defesa alvirrubra foi segura nos desarmes e não deu espaço.
Na proximidade dos 20 jogados, uma trama pela esquerda só não deu alegria ao torcedor porque o cruzamento rasante foi cortado pela defesa. Aos poucos, o Falcão passou a frequentar mais o lado noroestino, cedendo espaço para os contragolpes. Em um deles, o lateral-esquerdo Matheus fez falta e recebeu o cartão amarelo. Em outro, Pacheco arriscou meio sem ângulo, fácil para o goleiro Cairo fazer a defesa.
Buscando o costado da zaga do Norusca, o Atibaia assustou em bola em velocidade para Washington, salva por Marcelinho. Na sequência do lance, Nando pegou de longe e ela raspou o travessão. Com Samuel, o Noroeste respondeu em duas grandes oportunidades. Na primeira, o camisa 8 bateu de fora da área e Cairo fez plástica defesa. Depois, em contra-ataque, ele apareceu pela esquerda dentro da área, mas mandou pra fora. Sem balançarem as redes, Noroeste e Atibaia foram para o intervalo zerados.
Apesar da boa postura na primeira etapa, Tuca Guimarães tirou Alef e colocou o centroavante Flávio. O Atibaia também se movimentou, com Filipe no lugar de Matheus e Tavares no de Washington, apresentando uma postura mais ofensiva. No entanto, a primeira bola em gol foi com Flávio, arriscando de longe, para defesa de Cairo. Dentro da área, Gabriel Esteves também teve oportunidade, mas o goleiro salvou em cima da linha.
O Noroeste criava, mas do outro lado o Atibaia também fazia seu jogo. Marcelinho desviou uma finalização de Tavares. Já a segunda do atacante não teve jeito. Aos 14 minutos, Tavares aproveitou sobra de bola na meia lua da grande área e bateu colocado, passando Ferreira. A desvantagem fez Tuca mudar, tirando Samuel e Leandro Oliveira para as entradas de Rodrigo Tiuí e Wellington. Acontece que a saída dos dois meias tirou a criação.
Quando a equipe ainda tentava se reerguer, Tavares apareceu nas costas da zaga pela esquerda. A tão trabalhada bola atibaiense encontrou seu sucesso com o camisa 19, que mandou por cima de Ferreira e correu pro abraço. Mesmo com muitos atacantes, o Noroeste perdeu a criatividade no meio de campo. Ainda assim, conseguiu se aproximar do gol em jogadas pela lateral direita. Com o relógio se aproximando do fim, a paciência do torcedor já tinha acabado. Sob vaias, o Noroeste sofreu sua segunda derrota, por 2 a 0.
Abre aspas
Pacheco, lateral-direito do Noroeste – “Foi longe do que vinhamos buscando. Acho que no segundo tempo abrimos mais o jogo, tentando buscar o gol. Aí, desarrumamos um pouco e eles souberam aproveitar os espaços e conseguiram fazer os gols Precisamos ouvir o que o Tuca tem para falar pra gente e corrigir os erros para o próximo jogo”.
Tuca Guimarães, técnico do Noroeste – “A gente fez um primeiro tempo em que criou algumas oportunidades e conseguiu controlar o jogo. Tinha acabado de colocar um 9, pra entrar na área com mais solidez, criamos duas oportunidades, mas logo em seguida, erramos em um conceito, roubando a bola e tentando sair por dentro. Aí eles roubaram a bola e fizeram 1 a 0. Até tomarmos o gol, dominamos as ações. Depois, buscamos sair, propiciamos espaços, eles encaixaram a transação e fizeram o gol. Mas a gente não fez uma boa partida. Temos que assumir uma responsabilidade maior nas próximas partidas, voltar com 4 pontos par ter tranquilidade dentro de onde estamos classificados”.
Noroeste: Ferreira; Pacheco, Jean Pierre, Marcelinho e Ricardinho; Alex Silva, Maicon Douglas (Wellington), Leandro Oliveira, Alef (Flávio) e Samuel (Tiuí); Gabriel Esteves. | Técnico: Tuca Guimarães
Atibaia: Cairo; Nando, Júnior, Danilo e Matheus (Filipe); Gledson (Jé), Paraíba, Igor, Maranhão e Danilo Pereira; Washington (Tavares). | Técnico: Betão Alcântara
Gols: Tavares (Atibaia – 14′ 2ºT e 24′ 2ºT)
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário