DE OLHO NAS QUARTAS
Noroeste recebe Grêmio Osasco na rodada final da Série A-3
Por Fabio Toledo
Pareceu uma eternidade, mas neste sábado se encerra a fase classificatória da Série A-3 do Campeonato Paulista. Enquanto cada equipe entra em campo com um objetivo, o Noroeste recebe o Grêmio Osasco no Alfredão podendo garantir o mando dos jogos da volta do mata-mata até a semifinal. Líder garantido no término da primeira fase, garantiria também a vantagem necessária para se manter com a melhor campanha após as partidas das quartas de final, uma vez que os resultados seguem sendo computados nas etapas posteriores.
Por isso, há alguma coisa em jogo para o Alvirrubro. Mas isso não provoca no time comandado por Luiz Carlos Martins uma mudança nos planos. Tratando-se da última partida antes do mata-mata, e levando em conta que os cartões amarelos serão zerados nas quartas, mas uma terceira punição no sábado levaria à suspensão, o Alvirrubro terá jogadores poupados. Com dois amarelos, Matheus Blade, Rogério Maranhão e Richarlyson ficam de fora.
Em seus lugares, existem duas certezas e uma possibilidade. Na lateral-direita, Carlinhos retorna à titularidade depois de lesionar o joelho no começo da competição. Recuperado, entrou no decorrer dos últimos jogos e vai substituir Blade na função. Mais à frente, o parceiro de Jonatas Paulista na dupla de volantes pode ser Igor Pimenta ou França. De um jeito ou e outro, a dupla estará em campo, mas o posicionamento de cada um pode significar a entrada de um jogador ou outro para o lugar de Richarlyson.
Na reta final do duelo conta o Primavera, Pimenta fez a função então realizada por Maranhão, enquanto Denilton entrou no lado esquerdo. Caso a opção de Luiz Carlos Martins seja recuar Pimenta, a tendência é a utilização de Denilton, que é canhoto, preferência do treinador para quem jogue pelo lado esquerdo. Contudo, França também pode atuar como volante, reforçando a transição defesa-ataque pelo meio. Aí, sobraria uma vaga pela direita, que poderia ser ocupada por Diego Souza.
Além dessas possibilidades, o Noroeste deve contar com o retorno dos lesionados Leléco e Yamada. A dupla treinou durante a semana e pode começar o jogo no banco. Pedro também se recuperou da indisposição que sentiu no sábado passado e fará dupla de ataque com Fidel Rocha pela segunda oportunidade. A única baixa, agora confirmada que será pra todo o restante da A-3, é do polivalente John Egito, com uma lesão óssea no joelho direito. Em seu lugar, o clube já inscreveu o jovem meia Fontana, de 17 anos.
Como vem o Grêmio Osasco?
A situação do GEO é bastante complicada. Nos três jogos depois da retomada, foi goleado pelo Marília, perdeu pro Velo Clube fora de casa e levou a virada do Capivariano em pleno estádio José Liberatti. Chega à última rodada na vice-lanterna, precisando vencer para escapar do rebaixamento. Para o clube, que foi preterido pelo Osasco Audax anos atrás, tem seu futuro em jogo neste sábado, mas o time tem poucos nomes pra se depositar esperanças.
Boa parte do elenco montado é fruto de uma troca de atletas com a Caldense, time mineiro que disputa a Série D nacional. Entre os nomes, inclui-se até mesmo o treinador, Guga Oliveira, que era auxiliar na Veterana de Poços de Caldas. Ainda assim, o elenco é bastante limitado e deve sofrer um pouco mais sem um de seus zagueiros, Caio Talarico, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Será um enorme desafio pro Grêmio Osasco se safar da degola.
Os prováveis
Noroeste: Pablo; Carlinhos, Jean Pierre, Guilherme Teixeira e Renan; Jonatas Paulista, Igor Pimenta, França e Denilton (Diego Souza); Fidel Rocha e Pedro. | Técnico: Luiz Carlos Martins
Grêmio Osasco: Charles; João Goes, Pedro Severo, Gabriel Tonini e Caio; Marcos Iuri, Formiga e Bruno Oliveira; Matheus Dias, Vinícius Ribeiro e Kaíque Maciel. | Técnico: Guga Oliveira
Arbitragem: Kleber Canto dos Santos, com Mauro André de Freitas e Diego Morelli de Oliveira
Possíveis adversários noroestinos nas quartas
Nacional (8º) – Este é o cenário atual para o Noroeste antes da última rodada. Em oitavo, com 18 pontos, o Naça ficou em vantagem na briga pela última vaga após bater o Rio Preto no sábado passado. Assim, depende só de si pra avançar. Basta vencer o Primavera em casa, ou empatar e o Olímpia não vencer por mais de cinco gols o Desportivo Brasil. Já caso o Nacional vença e o Batatais perca para o Comercial, o clube da capital ganharia até mesmo uma posição, chegando ao 7º lugar.
Batatais (7º) – É na última situação acima mencionada que o Fantasma da Mogiana enfrentaria o Norusca nas quartas. E se trata de uma grande possibilidade, pois o time tem pela frente o Comercial, que briga pela segunda colocação, em Ribeirão Preto. O Batatais não encara o Noroeste se o Nacional perder ou se o próprio Batatais não ser derrotado. A equipe já está classificada, mas briga na rodada derradeira entre o 5º e 8º postos.
Olímpia (9º) – Dois pontos atrás do Nacional, com 16, o Alvi-Celeste perdeu a oitava posição após derrota para o Comercial. Agora, não depende só de si pra voltar ao G8. Antes de mais nada, cabe ao Primavera não perder para o Naça, além dele próprio superar o Desportivo Brasil, em Porto Feliz. Em caso de vitória do clube de Indaiatuba, o triunfo do Olímpia deixaria a equipe com um ponto a mais que o adversário da capital. Já se houver empate, o Olímpia ficaria com uma vitória a mais (6 contra 5). Em todo caso, a classificação passa por um triunfo sobre o DB.
Desportivo Brasil (10º) – O próprio Dragão Chinês ainda sonha com a oitava colocação. No entanto, apenas um cenário o favorece. Para avançar, o clube de Porto Feliz precisa bater o Olímpia, além de torcer pela derrota do Nacional. Simples assim. Aí, o DB chegaria a 18 pontos, mesmo número do Nacional, mas com uma vitória a mais que o time da capital. Para a classificação não acontecer, mesmo com tais resultados, só se o Rio Preto vencer e tirar os 3 gols de saldo para o Desportivo, ou se o Primavera tirar a diferença de 5 gols.
Rio Preto (11º) – À medida em que a classificação desce, aumentam-se também as condicionais para classificação. No caso do Jacaré, é preciso vencer o Linense, em Lins, bem como ficar de olho em Nacional x Primavera e Desportivo Brasil x Olímpia. Na melhor das hipóteses, o Rio Preto, ao superar o Elefante, também teria que contar com a derrota do Naça e um empate entre DB e OFC. Se, neste segundo jogo, der Olímpia, acabou. Caso o Desportivo vença, aí a mordida do Jacaré teria que ser bem maior – tirar os 3 gols de saldo que o diferencia do Dragão Chinês.
Primavera (12º) – Três equipes dependem do Fantasma da Ituana pra sonhar com vaga no G8. Enquanto isso, o Tricolor tem suas próprias necessidades. Vencer o Nacional o deixaria com uma vitória a mais que este adversário direto. Por outro lado, os -6 de saldo de gols levam o time a duas alternativas: vencer com boa margem no placar, situação complicada na Série A-3, ou torcer pelo empate entre Desportivo Brasil x Olímpia e derrota do Rio Preto para o Linense.
Jogos da última rodada da Primeira Fase da Série A-3
(Todas as partidas às 15h deste sábado)
Velo Clube x Paulista
Barretos x Marília
Linense x Rio Preto
Capivariano x EC São Bernardo
Comercial x Batatais
Desportivo Brasil x Olímpia
Noroeste x Grêmio Osasco
Nacional x Primavera
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
- Paulista A3
Deixe seu comentário