NO G4!
Em confronto direto, Sesi Vôlei Bauru supera Osasco Audax e assume a quarta posição da Superliga
Por Fabio Toledo
Apesar de não ter levado os três pontos diante do Flamengo, o Sesi Vôlei Bauru chegou com a possibilidade de ultrapassar o Osasco Audax/São Cristóvão no José Liberatti. O bom público buscou apoiar as donas da casa, tudo em favor da manutenção da quarta colocação da Superliga. Porém, dentro de quadra, em um confronto equilibrado, as bauruenses conseguiram aproveitar melhor os bons momentos e venceram por 3 sets a zero (21/25, 18/25, 24/26).
Neste duelo importante para a classificação do certame nacional, prevaleceu uma maior qualidade ofensiva do Vôlei Bauru. Dos 76 pontos do Sesi na partida, 47 foram em ataques (contra 36 em 63 de Osasco). Mesmo com Tifanny entre as titulares, o passe bauruense encaixou suficientemente para Dani Lins, em grande noite, distribuir o jogo e se atentar ao momento das suas companheiras. Com isso, tirou o melhor de Tifanny, Sarah Wilhite e Polina, que dividiram a maior parte das jogadas ofensivas.
Outro fator determinante para a vitória das visitantes foi o saque. Ao contrário de jogo passados, Polina encaixou melhor o serviço, reduziu os erros e causou estragos no passe adversário, obtendo quatro aces, juntamente com todo o time, o qual não se alterou em nenhum momento da partida – apenas as líberos, Tássia e Júlia, se alternaram. Em suma, foi uma grande exibição do time bauruense, digna de entrada no G4 da Superliga.
Após o triunfo que dá vantagem ao Vôlei Bauru diante de Osasco, a equipe do técnico Anderson Rodrigues tem uma pedreira pela frente. No dia 28, às 20h, enfrenta o Itambé/Minas, fora de casa. Depois, dia 3 de março, enfrenta Valinhos; no dia 6, tem o Dentil/Praia Clube (ambos os jogos na Panela) e termina a fase de classificação contra o São Cristóvão/São Caetano, fora, no dia 10. Para Osasco, calendário quase semelhante. Dia 20, enfrenta o Flamengo (casa). Depois, em 28/02, o adversário é o Praia (fora). Por fim, tem Minas (casa) e Valinhos (fora).
O jogo
Aproveitando erros do Sesi Vôlei Bauru, Osasco até manteve o equilíbrio nas primeiras jogadas, mas o bom saque de Sarah complicou as coisas para as anfitriãs. No bloqueio de Adenízia, as visitantes fizeram 4 x 7 e Luizomar precisou pedir tempo. Pausa providencial pra ordenar o time osasquense. Depois de Bia e Ellen virarem bolas no ataque, o ataque pra fora de Polina e a recepção ruim de Sarah possibilitaram o empate, em 8 x 8. Aí, o que se teve na sequência foram mais trocas de pontos, até o 12º ponto.
Novamente em bons saques, agora de Polina, dona de dois aces, o Vôlei Bauru conseguiu abrir 12 x 14, mas foi prontamente respondido por Osasco. Primeiro, nos ataques de Jaque. Depois, nos blocks da dupla Jaque e Bia pra cima de Polina, abrindo 17 x 14. As coisas começaram a mudar quando Adenízia foi acionada pelo meio e ainda conseguiu um bloqueio. Nos contragolpes certeiros de Sarah e Tifanny, Bauru voltou a passar na frente. Em saque certeiro, Adenízia deu sequência ao bom momento bauruense, complementado pelo trabalho de Dani Lins na distribuição ofensiva. Em ataque de Polina, o Vôlei Bauru fez 25 x 21.
Ao contrário do início do primeiro set, quem começou cometendo erros foi Osasco, levando a uma rápida abertura de frente das bauruenses, em 2 x 6. A partir de duas falhas de Sarah, no ataque e na recepção, as donas da casa ensaiaram a recuperação. Foi então que Polina apareceu pra segurar a reação. Com duas ofensivas certeiras, manteve a vantagem em três pontos. Jaque respondeu, mas Sarah e Tifanny foram acionadas e corresponderam, levando a 10 x 13.
Nos ataques de Sarah e Adenízia, além de ace da Val pra cima de Jaque, Bauru abriu cinco. Uma vantagem importante pra parte final do set. Ainda mais depois de Anderson pedir tempo, na sequência de dois pontos seguidos das osasquenses. Na variação ofensiva, Dani Lins mandou bola pra Adenízia, Sarah e Polina, mantendo a diferença, até Valquíria e Polina conseguirem bloqueios que possibilitaram um final de parcial ainda mais tranquilo, vencido por 18 x 25, após saque errado de Ellen.
As bauruenses fizeram mais um bom começo no terceiro set. Nos erros de Mara e Jaque, além de blocks da dupla Adenízia e Polina, o Sesi construiu um 3 x 6. Luizomar pediu tempo, buscando o mesmo retorno das parciais anteriores. Contudo, os ataques desperdiçados por Casanova e Ellen levaram a vantagem bauruense a cinco pontos. A reação veio apenas depois de bons saques de Vanessa Janke e presença de Jaque no ataque. Anotando seis tentos seguidos, Osasco conseguiu a virada, em 11 x 10.
O nome fundamental a partir daquele momento foi Tifanny. Com Dani Lins explorando a potência e qualidade ofensiva de sua ponteira, o Vôlei Bauru conseguiu cinco pontos de sua camisa 10, garantindo a virada em 13 x 15. Também com Tifanny, Osasco aproveitou um saque pedido e a falha na recepção da atleta bauruense para se recuperar. No placar já na casa dos 20 pontos, a decisão ficou com a dupla estrangeira de Bauru. Polina e Sarah apareceram fundamentais pra manter a vantagem necessária pra vencer. E o ponto da vitória veio no ace de Polina, fechando em 24 x 26.
Abre aspas
Anderson Rodrigues – “Foi extremamente importante para nós esse resultado. Foi um jogo equilibrado e bem disputado, mas soubemos ter mais discernimento e fomos felizes com a vitória. Estamos em um bom momento, e temos que aproveitar essa boa fase para trabalhar melhor na eliminação dos erros que a gente ainda vem cometendo”.
Destaques
Osasco Audax/São Caetano
– Jaque: 15 pontos (13/21 nos ataques, 2 blocks)
– Bia: 8 pontos (5/9, 1 ace e 2 blocks)
– Mara: 6 pontos (6/15)
Sesi Vôlei Bauru
– Polina Rahimova: 21 pontos (15/25, 4 aces e 2 blocks)
– Sarah Wilhite: 17 pontos (14/24, 1 ace e 2 blocks)
– Tifanny: 16 pontos (13/28, 1 ace e 2 blocks)
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Superliga
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário