A VOLTA DO PAPA-LÉGUAS
Sendi/Bauru e SESI/Franca fazem duelo importante no retorno de Leandrinho à Panela
Quase 15 anos depois, o ala volta ao ginásio onde foi campeão brasileiro em 2002
Por Fabio Toledo
Dia 30 de março de 2003. Após 37 minutos em quadra, o jovem Leandrinho, de 21 anos, comandava a vitória do Bauru Basquete sobre o Pinheiros (de Marcelinho Huertas e Shilton) por 79 a 71, anotando 20 pontos, com 7 assistências, 3 rebotes e 2 tocos. O duelo, válido pelo Campeonato Brasileiro, foi o último do então camisa 10 bauruense no ginásio Panela de Pressão. Também foi seu último pelo Bauru Basquete, pois no dia 3 de abril, Leandrinho rompeu seu contrato. De lá, foi draftado pelo San Antonio Spurs na NBA, mas acabou parando mesmo no Phoenix Suns.
VEJA TAMBÉM: 2002 – O Dragão voou alto | Quantos ginásios do NBB você conhece? Faça nosso quiz!
O resto da história você já deve saber. Nesta quarta-feira, às 19h30, o campeão da NBA em 2015 volta à Panela quase 15 anos depois, mas agora na situação de visitante. “The Brazilian Blur” é hoje um dos destaques do SESI/Franca no NBB 10, com média de 13,8 pontos, 2,7 assistências e 1,3 bolas roubadas nas 6 partidas que disputou até aqui na competição.
Por outro lado, o clássico entre bauruenses e francanos tem muito mais que o reencontro de Leandrinho com a torcida do Dragão. Afinal, é o duelo entre o 4º, Franca, contra o 5º colocado, Bauru. Com duas vitórias a mais, o time da Capital do Basquete pode ficar em boa situação para encaminhar a classificação aos Playoffs entre os quatro primeiros – e folgar na primeira rodada do mata-mata. Já para o atual campeão do NBB, vencer é muito importante, tanto para se recuperar do revés para o Caxias, como para se manter próximo do G4.
Falando em reencontros, pela terceira vez após saírem do Dragão, Jefferson e Léo Meindl jogam na Panela. Nas duas anteriores, ambas na fase semifinal do Paulista, a dupla não teve grandes memórias. Apesar de ter sido o cestinha francano do jogo 3 das semis, Léo Meindl viu Franca acabar derrotado. Já no jogo 4, que terminou com vitória do SESI/Franca, o camisa 23 foi desqualificado por ameaçar golpear Gabriel Jaú com o cotovelo. Jefferson, por sua vez, não teve muito espaço para fazer a diferença nas duas partidas.
Bauru
Para o jogo desta quarta, não repetir os erros da última derrota é a ordem do lado bauruense. “Não defendemos bem, merecemos perder. Precisamos ter consciência dos erros, acertar isso porque temos um jogo muito duro pela frente. Jogamos em casa e precisamos ter um ritmo forte desde o início para vencer”, comentou Alex Garcia via assessoria do Bauru. O camisa 10 é destaque do NBB, próximo de completar 100 rebotes e como o líder em eficiência na competição (18,5, contra 17,6 de David Jackson, do Vasco, segundo colocado).
Além do fato de não repetir erros, o técnico Demétrius Ferracciú aponta outro fator a ser buscado: muita gana para superar o rival. “Acredito que será um grande desafio para nós e, até pelo fato de termos perdido o último jogo em casa (para o Caxias), temos que entrar mordidos”, observa o treinador.
Franca
Depois de uma série de 9 vitórias, o SESI/Franca sofreu derrota para o Paulistano no último dia 22, sem Leandrinho. Porém, a equipe já se recuperou ao vencer Caxias do Sul e Joinville na semana passada, que marcou pela estreia do armador Rafael Luz. Com elenco quase completo (o armador Alexey, em recuperação de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, deve voltar apenas em abril ou maio), Franca vem a Bauru preparado para o duelo.
“A vitória diante de Bauru pode nos trazer uma confiança ainda maior dentro do campeonato. É uma partida difícil, contra uma equipe candidata ao título e que agora busca entrar no G4. Assim, acredito que o resultado positivo vale por dois, pela rivalidade e a força dos dois times”, conta o técnico Helinho Garcia.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- NBB
Deixe seu comentário