PAGOU O PATO
Pato acerta bola no último lance e derruba invencibilidade do Zopone/Gocil Bauru Basket
Por Lucas Guanaes
Restava apenas um invicto no NBB antes da rodada começar. Não existe mais. Com maior intensidade e bola de Thornton no último lance da partida, Pato Basquete venceu o Zopone/Gocil Bauru Basket por 80 x 79. Assim, todos os que começaram a semana invictos (Flamengo, Paulistano e Bauru) já têm uma derrota para chamar de sua na temporada.
Pato foi à quadra desfalcado de Lucas Lacerda. O armador sofreu uma lesão na partida anterior e deve ficar alguns jogos de fora. Já a equipe bauruense ainda não contou com Gabriel Jaú, que testou positivo para covid-19 no início da semana. O Dragão, porém, finalmente viu a estreia de Zach Graham. E o ala americano não decepcionou. Teve um excelente aproveitamento do perímetro (5/6) e ficou em quadra por 32 minutos.
Contudo, o ritmo paranaense foi superior ao paulista. Pato mais uma vez atuou no limite de suas possibilidades, com uma defesa muito bem postada e transição defesa-ataque bem feita. Quando jogava mais cadenciado, contava ao menos quatro atletas o mais abertos possível, facilitando o chute do perímetro. Foi assim nas vitórias contra Campo Mourão e Unifacisa, além da apertada derrota diante do São Paulo.
Bauru, por outro lado, teve problemas nos arremessos. Não foram poucas as vezes em que o Dragão teve um atleta livre chutando, mas sem a bola cair, principalmente na primeira metade do jogo. Até por isso Pato dominou nos rebotes, vencedo o fundamento por 41 x 27. Assim, permitiu o equilíbrio no placar, dando moral ao adversário, que alternava os estilos de defesa frequentemente, emperrando o ataque do time.
As jogadas do último minuto também servem para resumir a partida. Pato deixou claro que a bola seria de Thornton no arremesso final. Bauru realizou as trocas para manter a marcação próxima, mas ainda assim a bola caiu. Restando 1.7s no cronômetro, a bola do Dragão acabou na mão de Alex, que estava com um baixo aproveitamento do perímetro, ao invés de terminar com Graham, que já havia acertado várias vezes na partida.
A próxima partida de ambas as equipes será no sábado (12/12). O Bauru Basket enfrentará o Flamengo às 16h, com transmissão da TV Cultura e do Facebook do NBB. Pato, por sua vez, irá enfrentar o Paulistano logo depois, às 19h, sem transmissão confirmada.
O jogo
Matheusinho, Servelin, Thornton, Funches e Leal começaram a partida pelo Pato Basquete, enquanto Léo Figueiró escalou Alexey, Larry, Alex, Tyrone e Dikembe para Bauru. O Dragão logo abriu placar com Larry Taylor, após roubada de bola. Pato respondeu com sucessivos acertos do perímetro, conseguindo virar a partida aplicando seis pontos de frente. Bauru pediu tempo.
Ambas as equipes passaram a cometer muitos erros, tanto de passe, faltas ofensivas e arremessos descalibrados, diminuindo o nível técnico do jogo. Os sistemas defensivos levaram a melhor sobre os ataques, travando o placar, mantendo a liderança do Pato na parcial: 19 x 16.
Mais calibrados ofensivamente, os times passaram a alternar a liderança, sem conseguirem se desgarrar no placar na primeira metade do período. Com o passar do tempo, porém, Pato voltou a abrir certa vantagem, principalmente nos tiros do perímetro de Thornton e Funches. Figueiró parou a partida mais uma vez, mas não adiantou. Os paranaenses seguiram mais ligados, aproveitando as boas condições de arremesso criadas: 40 (21) x (22) 38.
A tônica do jogo foi semelhante no terceiro período, com Bauru não conseguindo converter seus chutes, enquanto Pato aumentava a liderança até chegar perto dos dois dígitos de vantagem. Léo Figueiró pediu tempo e, na formação mais leve, com Tyrone e Alex enfrentando os pivôs, conseguiu equilibrar a partida, apesar das intervenções de Dedé Barbosa: 61 (21) x (23) 61.
As orientações do treinador baurense parecem ter surtido efeito antes do quarto período. Com Graham e Alex a equipe paulista se impôs na partida e em poucos minutos aplicaram uma sequência de 7 x 0, obrigando de Dedé a perdir tempo. Com poucas faltas cometidas na partida, Pato passou a controlar as posses baureunses interrompendo com infrações. Do outro lado, contou novamente com Thornton e Servelin para empatar a partida.
Conforme o cronômetro avançou e o placar não determinava um vencedor, as finalizações das jogadas ficaram cada vez mais concentradas nos principais atletas de cada equipe. As bolas, contudo, não caíram com frequência. Mas no último minuto Alexey sofreu falta, converteu os dois lances livres e deu a vantagem ao Bauru. No lance seguinte, Pato gastou a posse o máximo possível e, no estouro, Thornton acertou do perímetro. Restando apenas 1.7 segundos, Bauru tentou responder com Alex Garcia, mas a bola foi no aro, dando a vitória ao Pato: 80 (18) x (18) 79.
CLUTCH! FRIO! ICE MAN! MEU DEUS DO CÉU ⏰🥶 Isaac Thornton com a bola da virada nos segundos finais! @patobasquete
Assista aqui 💻: //t.co/UElvJM9NHn#NossoBasquete pic.twitter.com/USCDYvPIr7
— NBB (@NBB) December 10, 2020
Abre aspas (via assessoria)
– Gui Deodato: “Foi um jogão. Não conseguimos atuar da forma como havíamos planejado, ou seja, tomando a dianteira do placar para impor o nosso ritmo; além disso, alguns erros ao longo do jogo culminaram nesse resultado. Não posso deixar de ressaltar também que o Pato Basquete fez uma grande partida e teve um aproveitamento alto”.
O cara do jogo
Thornton ficou em Pato Branco para ser o cara da finalização em uma equipe recheada de garotos. Nas partidas em que as últimas posses serão apertadas, é jogo nele. Foi assim contra Bauru. Contudo, apesar de ter acertado a última bola, o destaque vai para um jogador mais discreto, mas extramemente importante para a vitória. Funches III foi o reduto da segurança dos paranaenses. O pivô americano dominou o garrafão, fez os arremessos mais fáceis, e conseguiu salvar muitas jogadas em que a bola não caiu, além de ser muito efetivo na defesa.
Destaques
Pato Basquete
– Thornton: 24 pontos, 7 rebotes e 3 assistências
– Servelin: 17 pontos e 2 assistências
– Funches: 16 pontos, 13 rebotes e 2 roubos
Zopone/Gocil Bauru Basket
– Graham: 23 pontos e 3 rebotes
– Alex: 16 pontos, 7 rebotes e 4 assistências
– Alexey: 15 pontos, 6 rebotes, 7 assistências e 4 roubos
– Gui Deodato: 15 pontos, 2 rebotes e 3 assistências
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário