SOBE A BOLA PARA A 10ª EDIÇÃO
Bauru e Paulistano abrem NBB 10 na tarde de sábado
Por Fabio Toledo | Fotos: Lucas Guanaes
Já é tradição. Para abrir a temporada do NBB, a reedição da última final. É o que teremos neste sábado, às 14h, no Ginásio Antônio Prado Jr. Sendi/Bauru Basket e Paulistano refazem o duelo decisivo da decisão passada na estreia do marcante NBB 10.
Os mesmos finalistas da temporada 2016-17, mas elencos boa parte diferentes. Bauru em especial, uma vez que, do quinteto titular que começou o jogo 5 da final, Gegê, Jefferson e Léo Meindl deixaram o Dragão, além de Valtinho e Gui Deodato na rotação. Em contrapartida, o time campeão da edição anterior trouxe Anthony, Isaac, Renan Lenz, Duda Machado e repatriou Rafael Hettsheimeir. Já o Paulistano não conta mais com Georginho, Renato Carbonari, Mogi, Hure e Arthur Pecos. Quem substitui os vice-campeões são Elinho, Du Sommer, Deryk Ramos e os gringos Kyle Fuller e David Nesbitt.
Se já é possível fazer uma comparação de quem conseguiu se reconstruir melhor, podemos afirmar que foi o Paulistano. Afinal, o clube do Jardim América fez uma ótima campanha no Campeonato Paulista, culminando com o título inédito, diante do Franca, na casa do adversário. Um prêmio concreto para o excelente trabalho do técnico Gustavo De Conti, à frente da equipe desde 2010.
“Esse título tem uma história longa, de técnicos, jogadores e dirigentes que já passaram pelo clube. A atual diretoria, que em momento algum deixou de apoiar o nosso trabalho, não medindo esforços para conseguir os reforços. É uma conquista de todos”, comenta Gustavinho.
VEJA TAMBÉM
Mapa interativo: LNB de todos os tempos
Tem favorito?
Na última temporada, o primeiro jogo foi entre Bauru x Flamengo, na Panela de Pressão. Em uma das partidas mais emocionantes do NBB em todos os tempos, o Fla venceu na segunda prorrogação. Se atingir 3/4 da intensidade daquele confronto, a estreia do NBB 10 vai ser memorável. Ainda mais porque, apesar dos elencos renovados e do Paulistano se sobressaindo no começo de 2017-18, não dá para falar de favoritismo.
É bem verdade que o time da capital bateu o do interior nos dois confrontos entre eles no Paulista – sendo que, no duelo do primeiro turno, Bauru atuou sem Alex, Shilton e Hettsheimeir. Porém, o Paulistano vem de duas séries muito pesadas do estadual, derrotando Mogi e Franca de virada no quinto jogo. A final da competição terminou na última quinta-feira (02), e os atletas ainda comemoram o título inédito do clube.
Assim, será preciso foco para os comandados de Gustavinho. Enquanto que os bauruenses precisam mostrar que evoluíram a sintonia apresentada nos playoffs do Paulista, principalmente com Anthony na armação. Além disso, que Duda Machado já encontrou seu espaço no esquema tático de Demétrius Ferracciú.
“As duas equipes tiveram algumas mudanças no elenco para essa temporada e seguem muito fortes. Sabemos que será um jogo muito duro, mas estamos confiantes para começar o campeonato com o pé direito e em busca da melhor colocação possível na fase de classificação”, analisa Dema.
Mi casa es su casa
A situação é complicada, mas vamos lá: Bauru não pode jogar na Panela de Pressão, sua casa, por quatro partidas que tiver o mando de quadra. Isso ocorre como punição à equipe pelo incidente envolvendo torcedores de uma organizada, que agrediram o árbitro Cristiano Maranho após o jogo 2 da final do último NBB. Assim, o Dragão fica até o fim do ano longe de seus domínios.
Por conta de acontecido no mesmo dia, o técnico Demétrius também foi punido com três jogos de gancho, logo não pode estar nem no ginásio neste sábado.
Em um acordo com a liga, Bauru aceitou fazer a estreia do NBB 10 no Ginásio Antônio Prado Jr, casa do Paulistano. Ainda que a maior parte dos ingressos sejam destinados a torcedores do Dragão, é difícil de acreditar que essa estreia tenha um ambiente tal qual foi criado nas finais.
Outro duelo bauruense fora de Bauru que já teve local confirmado é entre o campeão do NBB 9 e o Campo Mourão. A partida será realizada em Lençóis Paulista, no ginásio Tonicão, dia 8/11, às 20h. Faltam ainda ser confirmadas as localidades de Bauru x Flamengo (21/12) e Bauru x Minas (23/12), sendo São Carlos a principal opção.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- NBB
Deixe seu comentário