VITÓRIA CONSISTENTE
Com defesa e bloqueio decisivos, Vôlei Bauru supera Pinheiros na Panela
Por Fabio Toledo
Após a estreia com derrota para o SESI e saída dos irmãos Kwiek do comando técnico, o Vôlei Bauru poderia ter entrado em quadra nessa terça-feira na Panela de Pressão fragilizado. Contudo, não foi bem isso o que se viu. Comandadas pelo interino Fernando Bonatto, as bauruenses demonstraram muita qualidade e superaram a difícil equipe do Pinheiros, por 3 sets a 0 (29/27, 25/18 e 25/22).
A chave do triunfo – o primeiro no Campeonato Paulista – foi o bom jogo em três fundamentos básicos: defesa, bloqueio e ataque. Nesta ordem apresentada, pois o trabalho de garantir condições para as jogadas ofensivas saírem – especialmente com as ponteiras Dayse (14 pontos) e Yoana Palacios (12), e a oposta Helô (12) – foi muito bem exercido.
Na defesa, a atuação da líbero Shara Venegas ganhou destaque. Muito voluntariosa e demonstrando boa leitura de jogo, a porto-riquenha estava presente em quase todas as bolas. Inclusive, acompanhando de perto o bloqueio, outro destaque de Bauru, com Andressa, Angélica, Juma e Palacios comandando o paredão.
Na sequência do Paulista, Bauru vai até Osasco, encarar a poderosa equipe o Vôlei Nestlé, na próxima sexta-feira (25), às 19h30.
O jogo
O saque do Pinheiros garantiu ligeira vantagem no início da parcial, mas uma melhora na recepção, uma boa defesa – tendo Venegas como destaque -, que garantiu excelentes oportunidades de contra ataque, e o bloqueio forte permitiram a reação bauruense e a virada para 12 a 11. A recuperação das visitantes veio no aproveitamento de um erro do Bauru e no bloqueio.
Porém, as bolas da ponteira Palacios estavam difíceis de serem paradas. Foi com a cubana, a defesa forte e uma boa sequência de Juma no saque que Bauru abriu sua maior vantagem no período, 23 a 19. Após um pedido de tempo primordial pedido pelo técnico Paulinho e erro de saque de Juma, o Pinheiros voltou a se encaixar, travou o ataques bauruenses e empatou em 23. Com o duelo novamente aberto, o fim de set reservou grandes emoções. Após bons rallys, Bauru conseguiu fechar a parcial em ace de Andressa: 29 a 27.
Diferentemente da etapa inicial, Bauru entrou sobrando no segundo set. Sacando bem, segurando os ataques com uma defesa voluntariosa e sem dar chances no contra ataque, as comandadas de Fernando Bonatto transformaram em rotina essas fases básicas do rally. Após as donas da casa abrirem 11 a 3, Pinheiros começou a reagir, reduzindo a diferença pela metade.
Contudo, a manutenção da qualidade na defesa, além da boa leitura de jogo no ataque garantiu Bauru à frente, permitindo uma margem segura no placar até a reta final. Em pancada da oposta Ariane que carimbou o peito da defensora e foi pra arquibancada, as bauruenses fizeram 25 a 18.
Após abrir 2 a 0 em sets, Bauru manteve o bom ritmo de jogo visando fechar a partida já na terceira parcial. Agora contando com a preocupação das visitantes que não conseguiam se recuperar, aquela rotina de pontos permaneceu. Assim, as anfitriãs abriram 10 de frente, 14 a 4. Seguindo o roteiro da última parcial, o Pinheiros começou a reagir e Bonatto pediu tempo.
Só que dessa vez a reação não foi parada facilmente. O saque forçado das pinheirenses dificultou a recepção e a vantagem caiu para apenas um ponto. Porém, o bom saque mudou de lado da quadra. Com passagem proveitosa de Helô na reposição de bola, Bauru abriu quatro de vantagem. Por sua vez, Bruna Honório, após um bom primeiro saque, errou o segundo, dando a oportunidade das bauruenses fecharem o jogo. Em bola de Palácios em velocidade na ponta, Bauru garantiu a terceira parcial a seu favor fazendo 25 a 22.
Abre aspas
“A gente vem trabalhando super bem e conseguiu entender o jogo, isso é muito importante. Estamos em uma evolução muito boa, dando sequência ao trabalho que vinha sendo feito pelo Marcos e pelo Fabiano. Foi um jogo difícil, com uma equipe que joga rápido e a gente sabia que tinha que ser pontual em algumas coisas. Acho que o bloqueio e a defesa hoje fizeram um papel crível, temos que destacar isso. Mas temos que seguir trabalhando, com os pés no chão, para que isso não crie uma ilusão. Temos que trabalhar.” – Fernando Bonatto, técnico do Vôlei Bauru
“Estamos treinando duro todos os dias, especialmente no bloqueio e defesa, para seguir melhorando. Acredito que hoje o que fizemos no treino, fizemos no jogo. Ainda que eu tenha experiência internacional com a seleção de Porto Rico, aqui o nível de jogo em comparação com a liga de lá é mais alto, então os treinos me ajudam a melhorar.” – Shara Venegas, líbero do Vôlei Bauru
“A gente treinou a semana inteira a relação saque, bloqueio e defesa e conseguiu colocar em prática hoje. Isso foi uma vantagem para o nosso time, que já é alto e defende bem. O bloqueio só colaborou com nossa defesa.” – Andressa, central do Vôlei Bauru
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário