ÚLTIMOS AJUSTES PARA ESTREIA
Vôlei Bauru apresenta time à torcida em duas vitórias sobre selecionado brasileiro
Por Fabio Toledo
Às vésperas da estreia oficial no Campeonato Paulista, abrindo a temporada 2017-18, o Vôlei Bauru realizou dois amistosos com o selecionado brasileiro que disputará as Universíade, que acontece entre 19 e 30 deste mês em Taipei. Um treino em bom nível para as bauruenses, apresentando o elenco quase em sua plenitude de atletas, embora o entrosamento ainda não tenha sido o ideal.
Mesmo assim, foi possível o torcedor reconhecer as novas caras da equipe e acompanhar os primeiros ataques de Paula Pequeno pelo esquadrão da Sem Limites. Da mesma forma, saber que PP4 mantém seu alto nível e deve ser elemento chave na temporada. “Apesar de eu ter me cuidado muito nessas férias, me preparei para chegar melhor condicionada possível, é claro que ainda está longe do ideal. A gente sabe que é necessário mais treinamento, o time precisa de uma identidade, ajustar linha de passe, bloqueio-defesa, mas são coisa que só com o tempo vai conseguir. Todas nós temos muito a evoluir ainda, a estrada é longa, mas estamos no caminho certo”, comentou a ponteira bicampeã olímpica.
Outra aquisição do Vôlei Bauru que a torcida conheceu foi Shara Venegas. Na segunda-feira, a líbero porto-riquenha enfrentou mais de 8 horas de viagem até São Paulo, outras 4h até Bauru. Nada disso a impediu de começar os treinamentos na terça e já entrar em quadra no mesmo dia. A disposição tem sentido: Shara está muito contente de jogar no voleibol brasileiro. “Não tive muito descanso porque foi um voo longo, mas não importa. Estou muito feliz e emocionada de estar aqui e por isso já fiz meu primeiro jogo”, contou a atleta – em espanhol, claro.
Ela entrou apenas no terceiro e quarto sets do primeiro jogo e do segundo, deu para notar a falta de sintonia no posicionamento com outras atletas, mas Shara apresentou suas qualidades, como a boa movimentação, posicionamento para bolas cruzadas ou mais centralizadas na quadra, passe de qualidade e um estilo de jogo parecido com o da bicampeã olímpica Fabi.
É claro que a porto-riquenha tem muita bola para defender para alcançar o nível da melhor líbero de todos os tempos, porém já tem em quem se espelhar. “Gosto muito da Fabi, já joguei contra muitas vezes com ela defendendo o Brasil. Sempre a vi como exemplo de líbero e para mim é uma honra estar na liga que ela vem jogando”, contou Shara.
Fernando Kwiek, auxiliar do Vôlei Bauru e técnico interino nestes dois amistosos (mesmo com Marcos Kwiek já de volta de seus compromissos com a seleção dominicana), observou que o resultado dos testes foram positivos. “Principalmente no segundo dia, porque achei que no primeiro jogo o time estava um pouco nervoso e ansioso, o que foi normal por se tratar de uma estreia, que traz uma carga emocional muito grande, além de algumas jogadoras sendo a primeira vez que jogavam em Bauru defendendo a cidade. Foi um saldo positivo. Está tudo dentro do programado e daqui para a frente é só evolução”.
Os jogos
No primeiro teste, na noite de terça-feira, a formação principal utilizada pelo auxiliar técnico Fabiano Kwiek teve Juma (levantadora), Paula (ponteira), Angélica (central), Dayse (ponteira), Helô (oposta) e Arlene (líbero). Outras atletas utilizadas foram Ju Carrijo (levantadora), Andressa (central), Valquíria (central), Carol Westermann (ponteira) e Shara Venegas (líbero).
Após um primeiro set completamente dominado por Bauru, que apresentou a força de seu saque para ganhar com tranquilidade (25 x 11 em 18 minutos), a seleção fez forte marcação em Paula Pequeno e aproveitou momentos de desorganização das anfitriãs para abrir vantagem e empatar a partida (20 x 25 em 25 minutos). No terceiro set, com Venegas e Valquíria, a peleja se manteve truncada até a reta final, quando a mesma energia da parcial de início foi recuperada para fazer 2 a 1 (25 x 19 em 23 minutos). Uma formação alternativa das donas da casa deu maior ânimo às visitantes, que voltaram a empatar a disputa (19 x 25 em 24 minutos) e levam para o tie-break. Nele, o bloqueio forte garantiu uma vitória tranquila para Bauru (15 x 6 em 11 minutos).
Já no segundo dia, na tarde de quarta-feira, o time da casa apresentou maior controle do jogo. Com Ju Carrijo, Paula, Valquíria, Dayse, Helô e Arlene, as bauruenses mostraram força no bloqueio e eficiência ofensiva. Fecharam a primeira parcial (25 x 21) e mantiveram o ritmo na segunda (25 x 19). No terceiro set, com Juma, Angélica, Carol Westermann, Dayse, Ariane e Venegas, Bauru teve mais dificuldades. Apenas com a entrada de Palacios na metade do período que a equipe conseguiu reagir de um 8 x 12 e fechar em 3 a 0 (25 x 22).
Apesar do jogo fechado em 3 a 0, e como se tratava de um treino, um quarto set foi disputado. Bauru foi com Juma, Gabi Martins, Ariane, Palacios (próxima de uma definição sobre sua permanência), Carol Westermann e Venegas, sendo derrotado por 25 a 18.
Nova levantadora
Passados os dois testes na Panela de Pressão, o Vôlei Bauru anunciou a chegada da terceira líbero. Trata-se de Kamilla Augusto, de 26 anos. Com passagem pela categoria de base do Barueri, São José dos Campos, Taboão da Serra, Araraquara e voleibol espanhol, ela estava em Piracicaba, por onde disputou os Jogos Regionais, sendo derrotada na final para o Bauru.
“Estou muito empolgada e sei que o elenco já conta com duas levantadoras, mas estou vindo para brigar por posição. É minha primeira experiência e quero fazer da melhor maneira possível. É uma grande chance”, destacou Kamilla via assessoria do Bauru. Será a primeira chance dela na elite nacional.
Agora o elenco bauruense possui como integrantes as levantadoras Juma, Ju Carrijo e Kamilla; as ponteiras Paula Pequeno, Dayse, Gabi Cândido e Carol Westermann; as opostas Helô e Ariane; as centrais Angélica, Valquíria, Andressa e Gabi Martins; e as líberos Shara Venegas e Arlene.
Finalmente!
A desorganização da Federação Paulista de Vôlei é tamanha que a tabela como dias e horários dos jogos foi divulgada há menos de uma semana do início da competição – rasgando o Estatuto do Torcedor, que em seu Artigo 9º aponta que a tabela de qualquer competição deve ser divulgada até 60 dias antes de seu início.
Ainda mais bizarra é a composição para a fase de mata-mata. São sete times na disputa – Barueri, Bauru, Osasco, Pinheiros, São Caetano, SESI e Valinhos – que se enfrentarão em turno único. Todos passam para o mata-mata em melhor de dois jogos, com o Golden Set como desempate caso necessário, sendo que o Osasco, atual campeão, avança direto para a semifinal.
Mas vamos ao que interessa mesmo: Bauru estreia contra o SESI, em Santo André, às 19h do próximo dia 15. Em 22/08, faz seu primeiro jogo em casa, contra o Pinheiros, às 19h30. Três dias depois, no mesmo horário, encara o Osasco fora.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário