QUEBRANDO PARADIGMAS
SESI Vôlei Bauru anuncia primeiro reforço e renovação com Palacio
Por Lucas Guanaes
O projeto 2018/2019 do Sesi Vôlei Bauru está a todo vapor. Assim como mostramos há alguns dias, a equipe já anunciou seu novo técnico, primeiras renovações (com destaque para Tifanny) e até o projeto do novo ginásio, que deve ficar pronto em 2019.
Poucos dias depois, porém, mais novidades: a comemorada (e de certa forma) inesperada renovação da cubana Yoana Palacio, além da chegada do primeiro reforço: a levantadora Naiane, ex-Camponesa/Minas e Hinode/Barueri. Cada um dos anúncios merece uma análise mais específica, como faremos a seguir.
A cubana fica
No caso de Palacio, a surpresa fica pelo fato de o SESI passar a contar com uma atleta estrangeira no plantel. Nos esportes coletivos apoiados pela entidade, com destaque para o antigo SESI-SP (Vôlei) e o SESI Franca Basquete, a política sempre foi a de ter elencos formados apenas por atletas brasileiros.
Contudo, no caso da cubana, uma exceção foi aberta. A ponteira era um antigo sonho da diretoria bauruense, que conseguiu contratá-la após uma novela que se arrastou por vários anos. Não faria muito sentido dispensá-la, não renovando seu contrato após apenas um ano na Cidade Sem Limites. Também, a grande identificação com a torcida certamente pesou para a permanência da atleta.
Por fim, e não menos importante, os números não mentem. Palacio foi um dos maiores destaques do Campeonato Paulista e, na Superliga, conseguiu incríveis 358 pontos – foi a quarta maior pontuadora da competição, mesmo após a chegada de Tifanny. A regularidade da atleta a torna uma das principais atacantes em solo brasileiro. Dispensá-la poderia significar, não apenas enfraquecer o Bauru, mas fortalecer um rival.
Outra “joia do Pará”
Já no caso de Naiane, o projeto logo mostra a que veio. A jovem levantadora passou por dois dos maiores times brasileiros nas últimas temporadas, além de ter destaque nas seleções de base. Chama a atenção o fato de sua “disputa” com Juma nos últimos anos. Ambas possuem 23 anos, vêm do Pará e, durante muito tempo, dividiram as convocações da seleção brasileira.
Mais recentemente, contudo, Naiane passou a ter preferência nas convocações, “vencendo” o duelo com Juma. Além disso, aceitou o convite de José Roberto Guimarães para fazer parte do elenco do Barueri no último ano. O perfil semelhante das levantadoras coloca em cheque a permanência de Juma em Bauru, que pode inclusive, numa troca não-oficial, ir para Barueri, antigo clube de Naiane.
Por fim, vale salientar a influência que Anderson já exerce no comando bauruense. Naiane, via assessoria, ressaltou os motivos que levaram ao fechamento do contrato – “Principalmente pela competitividade e pelo elenco que está sendo formado, além da comissão técnica, que conta com o Anderson, com quem já trabalhei e gosto muito do seu trabalho”.
Mais nomes
Além de Naiane e Palacio, o time já conta com a permanência de Tifanny, Gabi Cândido, Valquíria e Andressa, bem como o técnico Anderson. Nos próximos dias, Arlene e Paula Pequeno podem ter seus contratos renovados. Outros reforços, no entanto, tendem a demorar para serem anunciados por questões contratuais.
Contudo, especula-se acerca da chegada de Vanessa Janke (ponteira), do Pinheiros; Tássia (líbero) e Fabíola (levantadora), do Osasco (antigo Vôlei Nestlé). Além delas, caso realmente confirmadas, o clube ainda deve trazer, ao menos, duas centrais, uma oposta e uma ponteira.
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Bauru e Interior
- LE
- Lucas Guanaes
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário