NOS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE
Vôlei Bauru faz bom jogo e vence Valinhos na partida final da primeira fase do Paulista
Por Fabio Toledo
Era consenso geral que a primeira fase do Campeonato Paulista serviria como uma preparação para o restante que importa da competição. E o Vôlei Bauru aproveitou muito bem esse momento, chegando forte para a segunda etapa. Neste sábado, o escrete da Sem Limites fechou a fase com uma vitória fácil sobre o Renata/Valinhos por 3 sets a 0 (25/18, 25/17 e 25/17).
Apesar da inconstância nos jogos fora de casa e de algumas dificuldades para sempre retornar em pontos a boa defesa que vem fazendo, a partida final do Bauru mostrou uma melhora no setor ofensivo. O destaque neste quesito foi novamente Helô, com 14 de seus 17 pontos marcados atacando.
O saque da oposta também chamou a atenção, mas do fundo da quadra foi Valquíria quem mais apareceu. Ao todo, foram 25 saques da central, que foi titular no lugar de Andressa Picussa. Um número extremamente alto, muito por conta de sua sequência no segundo set, importante para a virada na parcial.
Por fim, o que vem sendo decisivo para os triunfos nessa primeira fase: o conjunto bloqueio e defesa. Na rede, Angélica foi o paredão, com 5 pontos de bloqueio. Na defesa, boas leituras de jogo e grandes movimentos de Dayse e Shara Venegas proporcionaram rallies intensos, em especial no segundo set.
Mesmo na posição de líbero, onde não se pode pontuar, Shara mostrou que é possível quebrar regras. Em uma jogada característica da porto-riquenha, a devolução de bola para o lado adversário após uma defesa difícil foi mais rápida que o normal, encontrando um canto livre na quadra, levando a torcida (pequena, devido ao péssimo horário das 20h de sábado) ao delírio. O ponto não foi computado para a líbero, tornou-se erro do adversário – regras são regras -, mas que o lance foi bonito, foi.
A vitória deixa Bauru na vice-liderança provisória da competição. A última rodada se encerra na próxima terça-feira, 19, com os últimos três jogos: Barueri x Sesi, Osasco x Pinheiros e Valinhos x São Caetano. Dependendo de uma vitória do Barueri sobre o Sesi, o time bauruense pode cair para 3º.
O jogo
Após um início parelho, a força da defesa possibilitando o contra ataque, em especial com Helô e Paula Pequeno pelas pontas, garantiu uma abertura de vantagem por parte do Vôlei Bauru. Após ace de Helô, Valinhos parou o jogo para tentar superar os 22 a 17 contra, mas os bons saques das bauruenses impediram qualquer surpresa. Em 25 minutos, por 25 a 18, Bauru abria 1 set a 0.
Diferente do primeiro set, Valinhos conseguiu abrir frente no começo. Bauru se apresentou um pouco disperso, porém foi só um tempo pedido por Fernando Bonatto para colocar as coisas em seus devidos lugares. Tendo Valquíria como destaque, principalmente após excelente sequência no saque, as anfitriãs conseguiram virar o placar. Já sem a central, o bom jogo se manteve e uma vantagem foi construída. Bastante ligada nos rallies, as bauruenses não deram chances de recuperação para Valinhos, fechando a parcial em 25 a 17, em 23 minutos.
O saque e o bloqueio foram importantes para darem vantagem ao Bauru logo no início do terceiro set. Apesar de alguns erros, a manutenção da frente foi garantida por bons ataques pelo centro ou bolas com Helô ou Dayse pelos lados. Já na reta final, as falhas das visitantes selaram a vitória bauruense por 25 a 17, em 21 minutos jogados.
Abre aspas
“A gente precisava dessa vitória, porque viemos de uma derrota que pesou. Agora, podemos pensar na próxima fase. A oficialização do Fernando como técnico é ótimo para isso também, porque ficava uma dúvida sobre quem seria o técnico. Então acho que agora vai dar uma organizada, para manter o equilíbrio e parar de oscilar tanto, que é o que vem acontecendo nos jogos.” – Juma, levantadora do Bauru
“Conseguimos entender o plano tático que o Fernando propôs. Isso é uma construção, não vai acontecer da noite para o dia, precisamos seguir trabalhando, construindo tijolinho por tijolinho para chegar ao momento em que a equipe vai estar bem redondinha. Então, fico feliz porque conseguimos obedecer taticamente o que foi proposto. Tivemos algumas falhas, mas está dentro do proposto e tenho certeza que vamos chegar no momento em que vai estar tudo bem encaixadinho.” – Angélica, central do Bauru
“A parte importante é que conseguimos pontuar na maioria dos jogos e só não pontuamos no primeiro. Depois, em toda a sequência conseguimos pontuar bem, principalmente em casa, e fora de casa também diante de grandes adversários. Estamos conseguindo dar uma base para a equipe, sem ficar fazendo muitas rotações, e é muito importante fecharmos a fase classificatória com a melhor pontuação possível. Já pensando em playoffs, teremos de avaliar vários pontos, como a parte física, técnica e tática, pois estamos com uma proposta de jogo difícil, que elas estão entendendo e precisamos ainda ter muita paciência para ajustarmos esse sistema de jogo.” – Fernando Bonatto, técnico do Bauru
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário