VALEU PELOS TRÊS PONTOS
Vôlei Bauru se recupera e encerra sequência de derrotas diante de Valinhos
Por Fabio Toledo
Depois da sequência de pedreiras na Superliga, o Vôlei Bauru teve pela frente um desafio que seria teoricamente mais fácil. Porém, a equipe do Renata Valinhos/Country mostrou que, se na parte técnica era inferior às dificuldades encontradas pelas bauruenses nas últimas rodadas, compensavam com muito esforço e coração em todas as jogadas.
Já Bauru não repetiu as grandes apresentações que marcaram a equipe, mesmo na sequência de derrotas. Cedendo muitos pontos por erros e encontrando dificuldade para passar e defender a segunda bola adversária, a equipe do técnico Fernando Bonatto sofreu, mas venceu Valinhos por 3 sets a 1 (parciais de 25 x 21, 23 x 25, 25 x 14 e 26 x 24).
Além do já conhecido poder ofensivo de Yoana Palacio, maior pontuadora da partida, com 16 tentos, e eleita a melhor em quadra, a grande participação das centrais Val e Andressa na variação de jogadas foram decisivas para o triunfo de Bauru, com 14 e 13 pontos, respectivamente.
Outro elemento chave foi o retorno em grande estilo de Paula Pequeno. De fora desde a partida contra o Brasília, em 28 de outubro, a bicampeã olímpica entrou no segundo set e teve grande contribuição para fechar a partida, ao se aproveitar da experiência para ir à rede e anotar dois pontos que mantiveram Bauru vivo na quarta parcial.
O resultado põe fim a uma série de cinco resultados negativos do Vôlei Bauru, justamento no momento chave do primeiro turno da Superliga. No próximo domingo, às 13h, o time da Cidade Sem Limites recebe o São Cristóvão/São Caetano em partida que vale a oitava posição na classificação, além da última vaga para a Copa Brasil, que ocorre entre os dias 15 e 19 de dezembro.
O jogo
Bauru começou a partida buscando variação ofensiva. Helô na ponta, Val no meio de rede e Palacio na bola vinda de trás garantiram boas opções para o passe de Juma. Porém, o saque de Valinhos complicou o passe bauruense em certas ocasiões e o bloqueio visitante se aproveitou disso. Assim, o início da peleja foi marcado por muito equilíbrio, com Valinhos conseguindo ligeira vantagem, conseguindo abrir dois pontos de frente em certas ocasiões.
Com destaque para a ligação entre a levantadora Luciana e a ponteira Paula do lado de Valinhos, e o acionamento de Palacio pelo bauruense, o primeiro set seguiu lá e cá. Mas na reta final, Bauru conseguiu construir uma vantagem de três pontos, 23 a 20. Apesar do pedido de tempo do técnico André Rosendo e mais um ponto das visitantes, Bauru não deu chances para recuperação. Com Andressa na China, as donas da casa fizeram 25 x 21.
Na segunda parcial, Valinhos seguiu sacando bem e complicando o passe bauruense. Assim, no contragolpe, conseguiram abrir vantagem – 4 x 9. Após tempo pedido por Fernando Bonatto e entrada de Ariane no lugar de Helô, Bauru diminuiu pra dois a diferença. No primeiro ponto de bloqueio das bauruenses no jogo, feito por Palacio, e em ace de Andressa aconteceu o empate em 10 a 10.
Bauru teve uma pequena melhora e manteve o placar equilibrado. Após bloqueio de Valinhos e ace de Paula, as visitantes ensaiaram outra abertura de vantagem, prontamente respondida por Bonatto, em pedido de tempo. O empate veio, mas a dificuldade no passe e na recepção de saque fez as bauruenses voltarem para trás e Valinhos chegar a 20. Ainda havia muito para jogar, Bauru conseguiu chegar ao empatar, mas não conseguiu imprimir seu jogo. Melhor para o Renata Valinhos/Country, que fez 23 x 25, em bloqueio de Paula no ataque de Ariane.
Em resposta ao set anterior, Bauru começou forte a nova parcial. Foram apenas dois pontos cedidos, ambos em erros bauruenses, e um bom volume de jogo que fez as donas da casa abrirem 8 a 2. Ainda que Valinhos tenha conseguido fazer alguns pontos, a principal fonte de tentos para as visitantes foram os erros adversários. Após ace de Carol, o placar chegou a 11 x 7. Com a diminuição da vantagem, Bonatto parou o jogo.
O tempo foi providencial para manter o ritmo bauruense e a própria diferença no placar. Helô, Dayse e Palacio foram os grandes alvos ofensivos de Bauru, levando a equipe ao 20º ponto, enquanto Valinhos estacionou nos 13. Neste cenário de provável triunfo na parcial, Bonatto promoveu o retorno de Paula Pequeno. Foi em ataque da bicampeã olímpica, que bateu no bloqueio e acabou indo pra fora, que Bauru fechou o set em 25 x 14.
Após grande parcial, o ritmo bauruense caiu. Com dificuldades para virar as bolas, a equipe da casa sofreu no contra ataque. Assim, Valinhos fez 4 x 8 no marcador. Buscando a reação, Paula Pequeno entrou no lugar de Palacio. Com uma boa passagem de Dayse no serviço, Bauru iniciou uma recuperação. No entanto, as visitantes conseguiram administrar certa vantagem até a metade do período.
Em dois ataques pra fora do Valinhos, as bauruenses encostaram de vez. Com o 14 x 15 no placar, Rosendo pediu tempo para tentar recuperar suas atletas. Apesar da resistência, Paula Pequeno apareceu no jogo e contribuiu diretamente para o empate em 17 a 17. Novamente, como boa parte da peleja, as pontuações fora se dividindo para cada lado, mantendo a igualdade. Em dois bons ataques, as visitantes conseguiram chegar ao set point, mas desperdiçaram a oportunidade, que ficou no bloqueio de Andressa. Mais uma vez no block, Bauru virou e, na china de Andressa, fechou a partida em 26 x 24.
Abre aspas
Andressa, central do Vôlei Bauru – “A gente sabe que esta Superliga está bem equilibrada e todo jogo é complicado, ainda mais que era uma equipe que também precisava da vitória. Precisávamos dos três pontos hoje e conseguimos. Não foi o nosso melhor, mas tivemos um bom desempenho e agora vamos se preparar durante a semana para lutar pela classificação no G8 contra São Caetano em casa. No próximo domingo vai ser final, porque quem ganha está dentro, e quem perde fica fora da Copa Brasil.”
Paula Pequeno, ponteira do Vôlei Bauru – “O mais importante do jogo foi a gente conseguir manter o equilíbrio e conseguir ser mais eficientes do que vinhamos sendo nos momentos finais. Sabemos que jogamos abaixo, que podemos melhorar muito, que ainda cometemos muitos erros, mas isso está diminuindo aos poucos. Isso que é importante, estar em uma crescente, mantendo a cabeça no lugar e saber que no próximo jogo vai ser outra pedreira e vamos ter que estar melhores ainda dentro das dificuldades que vamos encontrar.”
Fernando Bonatto, técnico do Vôlei Bauru – “Estamos trabalhando com a palavra ‘equilíbrio’. Precisamos ter tranquilidade, estamos tentando buscar esse caminho. Hoje não foi um grande jogo técnica e taticamente, mas foi um jogo com o coração. A equipe estava o tempo todo empenhada, isso não podemos reclamar. Elas estavam querendo muito e essa ansiedade atrapalhou um pouco a gente. Então, temos que buscar o equilíbrio e a paciência que vai gerar tranquilidade para fazermos as ações. Mas o três pontos foram bastante importantes pra gente, para conseguirmos trabalhar um pouco mais tranquilo durante a semana.”
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Superliga
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário