DEU PRAIA NA PANELA
Vôlei Bauru faz grande primeira metade de jogo, mas cai para Praia Clube
Bauruenses perderam 1º set no detalhe, foram superiores no 2º, mas se desestabilizou nos sets finais
Por Fabio Toledo
As chances de vitória para o Vôlei Bauru diante do Praia Clube eram realmente baixas. O duelo do 8º contra o 1º da fase da classificação da Superliga nas quartas-de-final dos Playoffs tinha um favorito claro. Porém, o time de Uberlândia não teve vida fácil. Ainda assim, superou os desafios apresentados pelas donas da casa e fizeram 3 sets a 1 (25 x 27/25 x 21/15 x 25/20 x 25) na Panela.
A boa leitura do passe da levantadora Claudinha por parte da defesa bauruense foi importante para fazer uma primeira metade de jogo até mesmo melhor que o Praia – afinal, as melhores sequências nesta parte do jogo foram das comandadas do técnico Fernando Bonatto. O diferencial para as visitantes no 1º set foi, além da boa defesa e bloqueio, a entrada da levantadora Ananda, encontrando bem as melhores opções.
A partir de um terço da 3ª parcial, Praia impôs seu jogo. Fabiana (14 pontos), Fawcett (17) e Fê Garay (14), principais atletas da equipe de melhor campanha da Superliga (Walewska, outra estrela praiana, ficou de fora por conta de lesão no joelho), apareceram muito bem no ataque e bloqueio. A dificuldade na recepção também custou caro às bauruenses, que não conseguiram acalmar o jogo e sofreram com sequências de pontos das adversárias.
Apesar da derrota, algo já esperado, Bauru se portou bem. A equipe não possui condições de manter o nível de partida exigido para superar o Praia em todas as parciais, nem mesmo teve a paciência (ou inteligência) necessária para superar momentos difíceis. É bem isso que diferencia um candidato ao título de um time que entra nos Playoffs para superar seu potencial.
Na sequência, o jogo 2 será realizado na próxima sexta-feira (16), às 19h, em Uberlândia. Um terceiro confronto, se necessário, acontece no dia 19, com horário ainda a ser estabelecido.
O jogo
1º set
Contando com erros do Praia, Bauru começou a construir uma vantagem logo no início do set. Tifanny e Val apareceram bem e mantiveram a equipe da casa em uma boa toada, abrindo 10 a 3, com Gabi Cândido explorando o bloqueio. Aproveitando-se de erros bauruenses na defesa e no ataque, as visitantes inciaram uma recuperação gradual.
Apesar de certa resistência apresentada por Bauru, com Palacio e Tifanny, o bom saque de Ananda e a defesa praiana colocaram as favoritas de vez no páreo, até chegarem ao empate de 18 a 18. Em block de Fabiana pra cima de Tifanny, o Praia Clube conseguia a virada. As bauruenses permaneceram no encalço, mas Fawcett e erros ofensivos das anfitriãs deram vantagem às visitantes, que fecharam, com block de Natasha, em 25 x 27.
2º set
Ao contrário da primeira parcial, foi Praia quem começou melhor na segunda. Com Ellen e Fê Garay aparecendo bem, as visitantes chegaram a fazer 4 x 9. A resposta bauruense veio com Andressa, dona de block seguido de ace. Em ataque e mais um ace, Palacio colocou Bauru de vez no jogo. Em bloqueio de Val, o jogo estava 13 a 13.
Bem na marcação das jogadas, o bloqueio começou a virada e abertura de vantagem no placar. Ainda que Natasha e Fawcett fizessem frente ao time bauruense, as donas da casa souberam controlar a peleja. Com boa participação de Gabi Cândido e, principalmente, Palacio, Bauru fechou o set em 25 x 21, no ataque certeiro de Gabi.
3º set
Após um começo equilibrado, de muita troca de pontos, os ataques para fora do Praia deram condições para Bauru iniciar uma vantagem. Em blocks de Palacio e duplo de Juma com Val, além de ace de Andressa, as bauruenses fizeram 9 x 6. Após pedido de tempo, Fabiana apareceu, bem como os erros das anfitriãs. Val e Palacio exageram na altura de seus ataques, a defesa não lidou bem com o saque de Ellen.
Ao todo, foram 12 pontos seguidos do Praia, abrindo 9 x 18. A grande diferença construída pelas visitantes deixou a reta final do set sem tantas emoções. Ainda mais pelo controle das favoritas, que utilizaram bastante o trio Garay, Fawcett e Fabiana para fechar a parcial em 15 x 25, em ataque de Fê Garay.
4º set
O equilíbrio no início do quarto set foi mais longo do que nos anteriores. Apenas quando Tifanny acertou bola colocada, fazendo 13 x 11, o técnico Paulo Coco parou o jogo. O pedido de tempo foi benéfico ao Praia, que conseguiu uma sequência de 8 a 1 no placar, especialmente com a boa passagem de Natasha no saque. Contudo, após toque na rede do bloqueio praiano e ace de Paula Pequeno, o marcador já estava 17 x 18.
Na busca de fechar o jogo, Praia viu suas principais estrelas em quadra brilharem. No bloqueio de Fabiana, abria três de frente, que virou quatro no ataque de Fawcett. Tifanny ainda descontou, mas Garay, explorando o bloqueio adversário em duas ocasiões, e Fabiana, um paredão no block, fecharam o jogo em 20 x 25.
Abre aspas
Fernando Bonatto – “A gente teve a recepção prejudicada quando estavam as duas ponteiras uma do lado da outra. Sabíamos que ia entrar o saque ali, nos preparamos pra ele, mesmo assim cometemos erros. Mas quando a recepção não vai bem, outro fundamento precisa se sobressair. Aí, não tivemos a paciência de trabalhar a bola, que é uma das coisas que vínhamos fazendo muito bem. A gente precisa entender que nossas ações ofensivas não são só na porrada. Quando está saindo de uma recepção que não chega próximo à rede na levantadora, é a hora que temos que trabalhar. No set que ganhamos, cometemos só três erros, nos outros foram erros absurdos e não dá para cometer erro contra uma equipe desse nível”.
Tifanny (24 pontos) – “Fizemos bons treinamentos durante a semana, conseguimos colocar em prática, mas tivemos muitos erros seguidos a partir do terceiro set, tanto no ataque como na recepção. Agora, precisamos treinar forte porque lá vai ser muito mais difícil. Tanto Praia como nós estamos em primeiro no bloqueio. Trabalhamos nos treinos para trabalhar a bola quando não der para atacar e pegar no bloqueio, mas também hoje nosso bloqueio não foi tão eficiente como normalmente. Mas estamos no caminho certo. Agora é trabalhar para manter o ritmo do time”.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- Superliga
- Vôlei
- Vôlei Bauru
Deixe seu comentário