A SEGUNDA!
Noroeste supera Velo Clube em Piracicaba e é um dos invictos da A3
Por Fabio Toledo
No sol das 10h da manhã do domingo, o Noroeste foi para seu primeiro desafio fora de casa. Em Piracicaba, nem mesmo o Velo Clube conhecia muito a casa, mas foi o mandante (seu estádio, Benitão, em Rio Claro, está interditado pela FPF, mas deve ser liberado para a próxima rodada). Neste cenário, o Galo Vermelho bem que tentou, mas não conseguiu furar a defesa noroestina. Já o Alvirrubro, mais uma vez em dois tempos distintos, fez 1 a 0 e saiu com a segunda vitória em dois jogos.
Nos 45 minutos iniciais, quem buscou comandar o ritmo da partida foi o Velo, que teve maior posse de bola, porém faltou qualidade para finalizar em gol. Por outro lado, o Noroeste aceitava sua posição de visitante, permitindo o maior tempo de bola para o adversário, sem conseguir avançar o meio de campo, mas também sem dar muitos espaços na defesa. Os contra ataques eram as principais apostas do time do técnico Tuca Guimarães, que teve mais oportunidades claras de gol que o Rubro Verde rio-clarense.
Na volta para o segundo tempo, a postura noroestina mudou. Encontrando maior espaço para a criação na intermediária adversária, o Norusca teve mais posse de bola e causou perigo ao Velo nos 10 minutos iniciais. Ainda assim, o gol do Norusca, com Gabriel Esteves saiu bem no momento em que o Galo Vermelho voltava a frequentar o campo bauruense, em falha da marcação. Com a vantagem e visando lidar melhor com o cansaço, o Alvirrubro recuou, mas segurou as ofensivas dos mandantes, para fechar a peleja na frente.
Dando sequência à Série A3, o Noroeste viaja para Porto Feliz, onde enfrenta o Desportivo Brasil na quarta-feira (24), às 16h. Em busca da recuperação, o Velo Clube tem pela frente o Monte Azul, no mesmo dia e horário.
O jogo
Após o apito inicial, Velo e Norusca fizeram um começo de partida bem movimentado. Enquanto Niander, em chute de longe, criou o primeiro lance de perigo para o time mandante, Ricardinho não conseguiu finalizar após passe de Gindre, naquele que poderia ter sido o primeiro tento da peleja. Embora o Noroeste tivesse alguma força, foi o Rubro Verde quem mais esteve no campo ofensivo, chegando a balançar a rede, mas o atacante Danilo Pereira estava impedido.
Com menos qualidade no passe no meio-campo, o Alvirrubro não conseguia romper com o maior domínio do Velo, que voltou a assustar em jogada de Rafael Guedes pela esquerda da defesa noroestina. Ainda que não conseguisse se impor na posse de bola, a equipe de Tuca Guimarães teve mais uma oportunidade para mexer no placar, porém a finalização de Leandro Oliveira, em rebote de escanteio, passou ao lado do gol. Foi a última participação do camisa 10, que deixou a partida por lesão, para a entrada de Alef.
As chances seguiram do lado noroestino antes do intervalo. Em falta sofrida por Alex Silva, Michel arriscou em média distância e carimbou o travessão, depois do toque do goleiro André Ferlini. Apesar das várias chances, o jogo passou os primeiros 45 minutos com o placar zerado.
Na volta ao campo, o Noroeste conseguiu ter a posse de bola no campo ofensivo. Na movimentação treinada, Ricardinho apareceu com o corredor aberto pela esquerda e cruzou com perigo, obrigando o corte da defesa na pequena área. Nos 10 minutos iniciais, o Alvirrubro passou a controlar a partida, mas o gol ainda não pintou. Na busca por maior referência na frente, Tuca tirou Gindre e colocou o centroavante Flávio.
Com o passar do tempo, o Velo começava a frequentar mais o campo noroestino, já havia finalizado uma vez – na primeira defesa de Ferreira na partida -, e tocava bola na intermediária. Foi quando uma roubada de bola provocou o contra ataque do Noroeste. Ainda que o contragolpe acabasse contido na entrada da área do Velo, a bola seguiu o Alvirrubro. Foi quando Pacheco encontrou Gabriel Esteves em cruzamento. Livre em meio aos dois zagueiros, o camisa 9 dominou e tocou na saída de André Ferlini. 1 x 0 para o Norusca em Piracicaba.
Em vantagem no placar, o Noroeste deu uma segurada no jogo. Com divididas mais pesadas, teve até mesmo confusão entre os atletas. Enquanto isso, o Velo tentava a penetração na defesa adversária, sem sucesso. A aposta então foi em chutes de longe, mas Ferreira estava atento. Quando a bola estava em pé noroestino, a partida se desacelerava. Enquanto o Velo corria, o Norusca usava a experiência para garantir a vitória, que veio no apito final. Por 1 a 0, o Alvirrubro alcançava o segundo triunfo em dois jogos.
Abre aspas (via Jornada Esportiva/Rádio Jovem Pan News Bauru)
Tuca Guimarães, técnico do Noroeste – “A gente conseguiu controlar o jogo todo. Ás vezes, nos enganamos quando falamos que paramos de jogar após o gol. É uma estratégia que treinamos, estamos na frente no marcador, está um sol fortíssimo e tive que abrir espaço no campo pra podermos contra atacar. Nossa defesa funcionou muito bem, o Ferreira praticamente não foi exigido e saímos com uma vitória maiúscula de um time que vem amadurecendo a cada dia”.
Maicon Douglas, volante do Noroeste – “Hoje temos um time mais experiente, mais cascudo, a divisão pede isso. Foi um jogo onde fizemos o gol, precisamos marcar e correr muito, e ter experiência ajuda demais. Nosso elenco tem muita qualidade, quem entra, entra bem, sempre ajudando, e isso é muito importante. A gente sabia que eles viriam pra cima, tinha a proposta de marcar forte e sair no contra ataque. Tivemos três chances no primeiro tempo, mas não conseguimos marcar. Até que o Gabriel foi feliz na oportunidade, fez o gol e depois conseguimos marcar”.
Noroeste: Ferreira; Pacheco, Jean Pierre, Marcelinho e Ricardinho; Alex Silva, Maicon Douglas e Leandro Oliveira (Alef); Michel (Fran), Gindre (Flávio) e Gabriel Esteves. | Técnico: Tuca Guimarães
Velo Clube: André Ferlini; Romano, Lucas Oliveira, Gláuber e João Vitor; Niander, Higor Meritão (Marquinhos), Guedes, Diego Iatecola (Luiz Henrique) e Chuck; Danilo Pereira (Ray). | Técnico: Lelo
Apenas 3 invictos
Foram apenas duas rodadas do Paulista – Série A3, mas o equilíbrio da competição já é apresentado. Isso é mostrado na tabela, onde apenas três equipes seguem com 100% de aproveitamento. Noroeste, Taboão da Serra e São Bernardo são as únicas equipes com duas vitórias em dois jogos, assumindo o top 3 da competição. Porém, vale ressaltar que o São Bernardo, apesar de duas vitórias, uma delas foi por W.O., já que o Rio Branco, adversário da 2ª rodada, não solicitou a tempo alteração do local da partida, uma vez que seu estádio, Décio Vitta, estava interditado.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário