LIVRE, LEVE E SOLTO
Em estreia de Alberto Félix, Noroeste derrota São Bernardo e volta ao G4 da Série A3
Alvirrubro jogou com time mais leve e aproveitou o passe para fazer o resultado, embora ainda falte consistência
Por Fabio Toledo
A noite chuvosa de quarta-feira no ABC Paulista foi marcada pelo duelo de dois concorrentes do G8 na Série A3. Noroeste e São Bernardo chegaram bastante semelhantes ao duelo, tanto em campanha como em situação de momento. No entanto, o Alvirrubro estava com maiores dúvidas. Desfalcado de dois titulares e estreando o técnico que fez apenas um treinamento antes da partida, poderia ser uma noite ruim para o Norusca. Mas não foi. Livre, leve e solta, a Maquininha Vermelha superou o Cachorrão por 2 a 0 no Baetão e voltou para o G4 da competição estadual.
Taticamente, a equipe comandada por Alberto Félix atuou com um ataque bastante leve e veloz. Devido ao desfalque do atacante Gabriel Esteves, a opção do treinador foi em colocar Wellington com a camisa 9, como o único atacante. Além dele, Vilson ganhou oportunidade no lado direito. Com Samuel pela esquerda, Leandro Oliveira ficou mais centralizado e foi um dos diferenciais do Norusca na partida. O bom passe do camisa 10 pode ser notado em algumas jogadas com Wellington, que foi caprichoso em excesso e não finalizou, mas em boa bola para Vilson, nas costas da zaga, a novidade alvirrubra abriu o placar.
Do lado do Bernô, a marcação firme garantiu um jogo pegado fisicamente, buscando favorecer a equipe diante do ataque de menos massa do Noroeste. Porém, a dificuldade em sair jogando complicou a partida dos comandados do técnico Ricardo Costa. No segundo tempo, os donos da casa estiveram mais vezes no campo noroestino e chegaram perto do empate. Quando não houve desvio da defesa ou a bola não tenha ido diretamente para fora, Ferreira esteve presente para garantir o triunfo. Com espaço para contra-ataques, o Norusca aproveitou e fechou a peleja com mais um gol – bom para o saldo de gols, que será importante no final desta fase da A3.
A estreia de Alberto Félix como técnico do Noroeste não foi perfeita. A equipe começou acertada, com boa fluidez e objetividade no passe, acelerando o jogo quando pode e buscando se aproveitar de erros na saída de bola do São Bernardo. Por outro lado, o time sofreu em excesso no segundo tempo, recuando bastante e dando oportunidades para o adversário se recuperar. Por sorte, não ocorreu e o golpe final foi dado no último lance da partida. Ainda assim, é preciso evolução do Alvirrubro para os desafios futuros.
Na próxima rodada, o Norusca – agora 3º colocado, com 17 pontos – encara o Grêmio Osasco (11º) neste sábado (17), às 18h30, no Alfredão. O time conta com o retorno do volante Maicon Douglas, que retorna de suspensão, mas perdeu o lateral-esquerdo Ricardinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já o São Bernardo – em 9º, fora da zona de classificação para o mata-mata – tem duelo duríssimo contra a vice-líder Portuguesa Santista.
O jogo
As novidades noroestinas Vilson e Wellington garantiram um ataque bastante veloz. Na dificuldade para avançar ao setor ofensivo, o São Bernardo precisou ficar atento para não bobear. Wellington e Leandro Oliveira foram os primeiros a chegarem perto da meta defendida por Thiago, mas falharam antes da finalização. O Bernô chegou pela esquerda, mas Lucas Gomes estava impedido e a primeira jogada mais aguda do dono da casa acabou impugnada.
Passados os 15 minutos de conhecimento das equipes, o Noroeste se manteve melhor, até que balançou a rede. Aos 17, a tabela na intermediária terminou em passe de Leandro Oliveira nas costas da defesa, encontrando Vilson, que bateu na saída de Thiago. O empate do São Bernardo quase aconteceu cerca de 10 minutos depois, em chute de Lucas Gomes na sobra de bola na grande área. Do outro lado do campo, o jogo em velocidade do Norusca exigia bastante atenção da defesa.
O Alvirrubro também buscou mais alternativas, com a aproximação do lateral Ricardinho pela esquerda e experimentando chutes de fora com o gramado artificial. Contra ataques também marcaram as tentativas do São Bernardo, com Pacheco evitando o pior no principal momento. Próximo dos 45, Marcos Nunes marcou o gol de empate, mas o lance foi anulado por impedimento do meio-campista, gerando revolta do camisa 7 – ele alegou que Jean Pierre teria tocado na bola antes dele. Com redes balançando, mas apenas um gol validado, o jogo foi para o intervalo com o Noroeste em vantagem.
Poucas foram as ações nos 20 minutos iniciais da etapa complementar. Os ataques tiveram problemas para criar alguma coisa – o noroestino principalmente – e o jogo ficou truncado. Não por menos, as principais tentativas em ambos os lados foram em bolas paradas, cruzamentos nas áreas, sem nenhum sucesso. O São Bernardo criou a maior parte dessas jogadas e vinha com apetite para empatar. Em possíveis chances de contragolpe, o Noroeste não acertou o passe.
Na primeira chance de perigo do Norusca, a saída do goleiro Thiago foi providencial, antecipando-se a Wellington. Neste momento de reaproximação do Alvirrubro à meta do Cachorrão, o técnico Alberto Félix colocou Hipólito no lugar de Ricardinho – lateral por lateral. Com meia hora passada, o chute de fora da área pra fora de Leandro Oliveira foi o último ato do camisa 10, que deu lugar ao estreante André Rocha. Com o volante, Alberto Félix alterou o meio-campo, com três jogadores mais recuados (Alex Silva, Igor Pimenta e o próprio André), deixando os três atletas mais ofensivos (Samuel, Vilson e Wellington).
O recuo do Noroeste – perceptível desde o começo do segundo tempo e incentivado pelas alterações – chamou o São Bernardo para o ataque. Bruno Gaúcho esteve perto de empatar em cabeçada, mas a defesa conseguiu se safar. Na reta final, o Alvirrubro buscou uma transição mais acelerada com a entrada de Alef no lugar de Samuel. Foi justamente o meia quem perdeu grande oportunidade, recebendo passe de Wellington após o atacante roubar a bola. Do outro lado, Ferreira salvou o Norusca depois de falha de Hipólito.
Já nos acréscimos, o guardião da meta noroestina garantiu o triunfo ao fazer grande defesa em chute forte. Na cobrança de escanteio, Ferreira segurou e o Alvirrubro puxou contra-ataque. Aproveitando o espaço no campo adversário, Wellington serviu Alef, que concluiu para o fundo do gol. No lance derradeiro da partida, o Noroeste fazia 2 a 0 e garantia seu retorno ao G4 da Série A3.
Abre aspas (via Rádio Jovem Pan News Bauru/Jornada Esportiva)
Igor Pimenta, volante do Noroeste – “É claro que todos os jogos têm suas dificuldades, mas acho que hoje soubemos jogar bem e sair vencedor. Ganhar sempre é bom, tropeçamos nas rodadas anteriores, mas não abaixamos a cabeça e trabalhamos forte para que a vitória viesse e hoje ela veio. Meu intuito é sempre de ajudar, independentemente da posição e da função. Hoje eu pude ajudar e vencemos”.
Ferreira, goleiro do Noroeste – “A troca de treinador foi uma mudança positiva, porque jogadores como o Vilson e o Igor Pimenta não vinham sendo aproveitados. O que os caras jogaram hoje comprova o que estava acontecendo no grupo. Um cara (Tuca Guimarães, ex-técnico do Noroeste) que tirava nossa confiança pra jogar, diferente do que já vi no futebol. Respeito ele, mas com a chegada do novo treinador, deu pra ver qual foi a pegada, todo mundo se doando e A3 tem que ser essa pegada. Mudou de treinador, mudou de atitude. Com todo respeito ao Rio Branco, mas a gente só não ganhou deles no domingo porque o cara foi pro campo já certo com o outro time. Tava no jogo pensando em dar treino para o Nacional. Isso aí não existe. Mas são águas passadas e tenho certeza que esse time consegue o acesso para a Série A2 porque ele merece”.
Noroeste: Ferreira; Pacheco, Jean Pierre, Marcelinho e Ricardinho (Hipólito); Alex Silva, Igor Pimenta, Leandro Oliveira (Wellington), Samuel (Alef) e Vilson; Wellington. | Técnico: Alberto Félix
São Bernardo: Thiago; Dênis, Andrezão, Allan Bahia e Vinícius Tikinho (Vandinho); Tauã, Marcos Nunes (Nelsinho), Alan Lopes e Lucas Gomes (Julinho); Bessa e Bruno Gaúcho. | Técnico: Ricardo Costa
Gols: Vilson (Noroeste – 17′ 1ºT) e Alef (Noroeste – 48′ 2ºT)
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário