NORUSCA X XV – DUELO DE CENTENÁRIOS
Em busca da recuperação, Noroeste tem pedreira no Alfredão
Por Fabio Toledo
Depois de praticamente dois meses de preparação, não foi a estreia dos sonhos do Noroeste. Ainda que pese a maior quantidade de chances para marcar, o melhor segundo tempo do Rio Claro foi recompensado com um gol aos 45 minutos, no apagar das luzes (embora o jogo tivesse sido realizado de dia, fica o jargão).
Com o resultado, o Alvirrubro largou a Copa Paulista na laterna do Grupo 2. Isso porque os demais jogos da chave terminaram no empate – Inter de Limeira 0 x 0 Desportivo Brasil e XV de Piracicaba 3 x 3 Red Bull Brasil. A derrota e o posicionamento não são alarmantes. Afinal, em um jogo ainda não se pode tirar nada. O problema está na sequência de “pedreiras” que o Norusca tem pela frente: XV, Ferroviária e Red Bull.
Começando nesta quarta, às 20h, contra o XV de Piracicaba. A partida marca o retorno do Alvirrubro ao estádio Alfredo de Castilho depois de mais de quatro meses. No último jogo, o Noroeste empatou sem gols com o Atibaia, pelas quartas de final da A3. No jogo da volta, deu Falcão por 1 a 0, gol do zagueiro Júnior Campos (hoje no Norusca, assim como o goleiro Cairo, o volante Maranhão e o técnico Betão Alcântara, campeões pelo Atibaia no primeiro semestre).
Aprimoramentos
Mesmo com a derrota, é possível tirar coisas boas da estreia noroestina, como a presença de Daniel Bueno como referência no ataque – uma posição onde poucos fizeram sucesso no clube nos últimos anos. Para o setor ofensivo, faltou maior sintonia da armação com o os pontas, o que pode ser justificado pela presença de Leandro Oliveira, que não havia sido titular nos jogos preparatórios, pois Hugo, o provável titular sofreu um desconforto muscular e não foi a campo em Rio Claro.
Uma das questões sobre o time para o segundo jogo da Copa Paulista é, portanto, a presença ou não de Hugo. Outra mudança possível é a de fortalecer o meio-campo com mais um volante de saída – no caso, Igor Pimenta –, caso Betão Alcântara opte por uma formação que lhe é bastante familiar, com três volantes, liberando o jogo para Leandro Oliveira ou Hugo e os laterais. Nessa alternativa, quem sairia seria Renatinho (substituído no decorrer da primeira partida) ou Gindre (de mais uma partida fraca).
Como vem o XV?
Além do ataque, o Alvirrubro vai ter sua defesa testada, pois terá pela frente uma equipe que estreou marcando três gols. Em uma partida com duas viradas e seis bolas na rede, o XV mostrou seu poder de fogo, assim como a dificuldade em segurar o resultado nos 3 x 3 no Barão de Serra Negra.
Depois do empate, o técnico Fahel Júnior (que não deixou saudades em sua passagem pelo Norusca em 2009) recebeu a notícia do desfalque do lateral-direito Calebe. Em seu lugar, o escolhido deve ser Danilo Melega. No entanto, o treinador do Nhô Quim admitiu que outras novidades podem ocorrer por conta do desgaste físico.
Histórico favorável ao Nhô Quim
É claro que dois clubes centenários do futebol caipira se encontrariam várias vezes na história. Nos últimos anos, porém, o duelo entre Maquininha Vermelha e Nhô Quim não é tão recorrente, com as equipes se desencontrando nas divisões. Tanto é que os últimos jogos entre alvirrubro e alvinegro aconteceram na Copa Paulista. No ano passado, por exemplo, os times caíram no mesmo grupo da competição, com um empate sem gols no Alfredão e vitória quinzista por 2 x 1 no Barão.
Mais atrás, em 2010, Norusca e XV também se enfrentaram na competição estadual do segundo semestre. Em duas ocasiões, vitórias do XV (3 x 1 no Barão e 1 x 0 no Alfredão). Já na história da elite do Campeonato Paulista, foram 41 jogos (entre 1954 e 1993), com 14 triunfos quinzistas, 11 noroestinos e 16 empates (dados do Futpédia).
Os prováveis
Noroeste: Cairo; Pacheco, Jean Pierre, Júnior Campos e Cazumba; Alê, Maranhão e Leandro Oliveira (Hugo); Gindre, Renatinho e Daniel Bueno.
XV de Piracicaba: Leonardo; Danilo Melega, João Victor, João Santos e Samuel; Fraga, Rafael Rosa e Renan Zanelli; Welton Paragua, Romarinho e Marcelo Fernandes.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário