PELA 4ª VITÓRIA
Noroeste busca manter a liderança da A3 diante do União Barbarense
Enquanto o Alvirrubro defende sua invencibilidade, o Leão tenta se recuperar de duas derrotas e se livrar do Z6
Por Fabio Toledo
No apito final do jogo do último domingo, os aplausos da torcida, apesar do empate em 0 a 0 do Noroeste com o Capivariano, podiam ser ouvidos, ao mesmo tom das lamentações pelas oportunidades desperdiçadas por parte do Norusca. Assim, ainda que o pontinho único obtido no Alfredão na manhã do dia 28 tenha sido pouco, o desempenho noroestino foi satisfatório. Até porque, mesmo sem os 100% de aproveitamento, o Alvirrubro manteve a liderança da Série A3, com um ponto a mais que São Bernardo e Velo Clube.
Porém, se o empate não foi de todo ruim para o time comandado por Tuca Guimarães, a vitória nesta próxima rodada ganha caráter de obrigação para manter o bom aproveitamento e se manter no topo por mais tempo. Isso porque o adversário é o União Barbarense, 16º colocado, com 3 pontos, vindo de uma derrota por 3 a 0 em casa para o Monte Azul (5º). Superior tecnicamente, o Noroeste precisa fazer valer seu favoritismo nesta quarta-feira, às 20h, também no Alfredão.
E a superioridade técnica pode ser mais aparente na escolha adequada de Tuca com relação aos 11 que começam a partida. Apesar de bastante controle de posse de bola, a formação que iniciou os jogos contra Desportivo Brasil e Capivariano não rendeu resultados no placar, o que pode fazer com que um time mais objetivo – ou melhor, incisivo – seja o preferencial para a partida.
Mudanças
Com isso, o treinador noroestino deve rever a composição de sua equipe com um jogador a mais no meio, Igor Pimenta, para dar lugar a outro com maior presença ofensiva e condições de abrir espaços na defesa do adversário, que deve apostar no jogo recuado. No caso, a melhor opção é Leandro Oliveira, de volta após duas rodadas desfalcando o Norusca por uma lesão muscular. Caso o retorno do meia seja visto como prematuro, Alef surge como outra alternativa.
Já entre os titulares, o atacante Gindre tem sua vaga cada vez mais ameaçada. Por conta da falta de opções para a posição – Tiuí, Romão e Flávio Carvalho ainda não estão preparados –, o jogador vem recebendo oportunidades. Porém, não realiza boas apresentações, tanto que saiu no intervalo nos dois últimos jogos. O único concorrente de Gindre na função é Wellington, mais um atleta que vem entrando bem nas partidas.
Mais mudanças podem acontecer para o jogo da quarta-feira, uma vez que o Noroeste também precisa dar descanso a quem tem mais tempo em campo. Assim, tanto os laterais, Pacheco e Ricardinho, como os meias, Alex Silva e Maicon Douglas, podem ser poupados nesta quinta rodada. Seria uma chance para jogadores como o volante Cleber Sousa, o meia Fran e o lateral Lucas Hipólito.
Com vem o União Barbarense?
Cinco anos depois da sua última participação na elite do Paulistão, o Leão da 13 voltou ao terceiro escalão estadual após outro rebaixamento. E o início da caminhada na A3 não vem sendo promissor para o Barbarense. Uma vitória (2 x 0 sobre o Manthiqueira) e três derrotas (2 x 0 para a Matonense, 2 x 0 para o Rio Preto e 3 x 0 para o Monte Azul), colocando o time do técnico Claudemir Peixoto (comandou o Linense na Copa Paulista, está em sua 6ª passagem pelo clube alvinegro) na zona de rebaixamento e sentindo a crise entrar pelos portões da Toca do Leão.
A situação da equipe de Santa Bárbara d’Oeste não é justificada pela experiência de seu elenco, que conta com jogadores de boa rodagem, como o lateral-direito Alex (ex-Paraná e Ituano), o zagueiro Edson Rocha (de longa passagem pelo América-RN), o volante Abuda (ex-Avaí, Goiás e Red Bull), o atacante Rafael Magalhães (ex-Vila Nova e Juventus da Mooca), além de Cláudio Britto, ídolo recente do clube que, aos 41 anos, voltou de aposentadoria para defender a equipe.
Dessa forma, ainda há espaço – e tempo – para o Barbarense se recuperar na Série A3. Para isso, mais do que contar com os veteranos, o time vai precisar da juventude para obter um diferencial. O destaque dessa mocidade é o atacante Wilker, de 22 anos, com passagem pelas bases de Internacional, Cruzeiro, Botafogo-SP e Ponte Preta, é um jogador forte e que aproveita as oportunidades dentro da área. No entanto, ainda não marcou na competição.
Os prováveis
Noroeste: Ferreira; Pacheco, Jean Pierre, Marcelinho e Ricardinho; Alex Silva, Maicon Douglas, Leandro Oliveira e Michel; Gindre (Wellington) e Gabriel Esteves.
União Barbarense: Alan Tobias; Alex, Edson Rocha, Magno e Souza; Thiago Batista, Abuda (Cláudio Britto), Claudinei e Giva (Romarinho); Rafael Magalhães e Jean Natal (Wilker).
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário