MISSÃO ACESSO: AGORA PRA VALER
Noroeste se reapresenta de olho em retorno à Série A2 do Campeonato Paulista
Por Gustavo Abraão
Após duas campanhas perigosas, em que flertou com o retorno à Bezinha, de onde saiu em 2015, o Noroeste acredita que finalmente chegou a hora de lutar pelo acesso no Campeonato Paulista da Série A3. Assim, para voltar à A2, do qual encontra-se afastado desde o rebaixamento de 2013, o Vermelhinho já se reapresentou na tarde desta segunda-feira, 6, para a disputa estadual.
Ao todo, são 32 jogadores. Nessa conta já estão incluídos os garotos que subiram da base: o goleiro Matheus Dorico, o zagueiro Diego Bebê e os meias Octávio e Claudinho.
Fazendo uma avaliação das peças apresentadas, o elenco é muito qualificado defensivamente – a zaga e a “volância” se mostram os setores com as melhores opções, sem tanta diferença entre os nomes à disposição. Por outro lado, a armação e o ataque, principais deficiências na Copa Paulista, continuam aquém da necessidade para uma competição que só oferta dois acessos, mas que rebaixa seis equipes. O setor que melhor se reforçou foi a lateral – Pacheco e Ricardinho podem elevar a equipe de patamar. Assim, Tuca pode vir a usar o 4-3-1-2 como esquema tático. Dessa forma, qualificaria a saída de bola e poderia dar maior liberdade aos laterais.
A comissão técnica também está com novidades. O treinador de goleiros agora é Wanderlei de Brito, o qual já trabalhou no Guarani e na Ferroviária. Velho conhecido da torcida, Diego Kami Mura é o chefe da preparação física. Por fim, a fisioterapia passa a ser formada pela dupla José Bassan Franco e César Prando.
A seguir, confira um resumo sobre os atletas que vão buscar o acesso.
Goleiros
Ferreira – Teve uma atuação segura na Copa Paulista, competição para a qual foi contratado a pedido de Vitor Hugo, técnico alvirrubro no começo do torneio. Deve ser o titular no estadual.
Airon – Foi o titular na A3 desta temporada e na primeira rodada da Copa Paulista, já que Ferreira ainda não estava no elenco. Provável reserva, será uma importante sombra ao titular.
Tales – Não chegou a atuar com a camisa noroestina. Compõe o elenco como terceira opção do setor.
Laterais
Dener – Chegou badalado, com a promessa de ser o dono da lateral. Entretanto, não foi bem na Copa Paulista. Apesar disso, ganhou a chance de seguir em Alfredo de Castilho, mas terá a forte concorrência de Pacheco.
Pacheco – Por ter um bom currículo – já que tem acesso na carreira pelo Grêmio Novorizontino, partidas como titular do Criciúma em Campeonato Brasileiro e uma passagem extensa pelo Ituano, por quem disputou Série D do nacional, Paulistão e Copa do Brasil – e poder atuar como zagueiro e volante, será forte candidato a titular.
Ricardinho – Após a frustrante passagem de Ítalo durante a Copa Paulista, foi contratado para ser o dono da ala esquerda. Chega gabaritado pelos títulos da Bezinha e da A3 conquistados pelo Nacional, equipe pelo qual se profissionalizou. Como a concorrência será fraca, deve ser titular absoluto de Tuca Guimarães.
Hipólito – Retorna ao Alfredão, onde foi muito mal na A3 de 2016. Já se mostrou pouco confiável.
Zagueiros
Henrique Alemão – O jogador de 24 anos foi titular na A3 e em parte da Copa Paulista. Boa opção para o miolo de zaga, pode surgir entre os que iniciam as partidas.
Jean Pierre – Foi um dos principais nomes na decepcionante participação na Copa Paulista. Tende a ser titular no estadual.
Marcelinho – Aos 31 anos, será interessante opção para Tuca dentro de campo. Fora dele, pode ser ainda mais útil – bauruense, sabe da importância de conquistar o acesso. Deve formar a dupla com Jean Pierre.
Vinícius Gouvêia – Contratado por conta da passagem na Portuguesa na atual temporada, é mais um com condições de ser titular da zaga noroestina. Como chegou agora, terá que cavar seu espaço no elenco.
Vítor Gava – Se recupera de lesão no joelho, mas já estava no elenco alvirrubro. Em meio a esse cenário, dificilmente terá chance de jogar.
Volantes
Deda – Veterano, foi contratado para a Copa Paulista com a missão de qualificar a saída de bola. Pouco ajudou nessa função, sendo mais útil defensivamente. É boa opção para Tuca.
Cleber Sousa – Maior surpresa no torneio do segundo semestre, mostrou que vai bem à frente e, por isso, pode surgir como titular.
Igor Pimenta – Teve chances com Tuca, mas, por conta da falta de experiência e a forte concorrência, não deve ter atuar.
Maicon Douglas – Capitão na A3, foi destaque negativo na Copinha. Deve receber oportunidades ao longo do torneio.
Michel – Como consegue atuar tanto como segundo volante, na saída de bola, quanto como terceiro homem de meio-campo, quase como armador, certamente será utilizado por Tuca, que o conhece desde os tempos de Nacional.
Alex Silva – Capitão do Taubaté na A2 deste ano, chega para fazer a função que Deda não conseguiu realizar no segundo semestre.
Meias
Elivelton – Foi contratado para atuar como meia-atacante na Copa Paulista, mas se saiu bem na ponta direita, tanto que foi improvisado naquela lateral. Precisa encontrar seu espaço no elenco.
Jadson – Aposta arriscada da direção. Tem poucos jogos e gols na carreira que começou em 2009. Deve ser reserva de Leandro Oliveira.
Leandro Oliveira – Como a concorrência é fraca e já mostrou qualidade pela equipe de Bauru, em 2012, será o responsável pela armação.
Samuel – Tem um panorama parecido ao de Elivelton. Foi contratado para ser armador, se mostrou melhor pelo lado esquerdo – e também foi improvisado na lateral. Também vai ter que procurar se encaixar no grupo de Tuca.
Vilson – Apesar de jovem, entrou com personalidade nas diferentes posições em que foi exigido. Se continuar nessa maturação, terá garantido seu espaço entre os reservas.
Atacantes
Rodrigo Tiuí – Ídolo noroestino, não correspondeu na Copa Paulista. Entretanto, como seus concorrentes não são dos mais gabaritados, deve ser titular absoluto.
Romão – Lesionado, só poderá atuar na reta final da competição.
Flávio Carvalho – É bastante conhecido no interior paulista, mas, como gosta de jogar mais centralizado, tende a ser o reserva imediato de Tiuí.
Gabriel Esteves – “Peixe” de Tuca Guimarães, com quem trabalhou no Atlético Sorocaba e no Figueirense. Deve ser o camisa 11 da equipe, aquele responsável por municiar o centroavante.
Wellington – Contratado junto ao Rio Branco, não foi bem na Copinha. Sua principal característica é a velocidade, por isso, terá que disputar posição com Gabriel Esteves.
Ainda é cedo para confirmar, mas aquele que seria o provável time titular do Norusca é composto por:
Fala aí!
“O Noroeste fez um planejamento muito importante e fez contratações pontuais dentro daquilo que a gente entendia da necessidade no elenco. Estamos com um grupo forte e a diretoria está investindo no acesso”, afirmou Tuca Guimarães via assessoria de imprensa.
“Contratamos jogadores com qualidade em suas posições, mas também que possuem histórico de boa conduta de vestiário e fora de campo. Estamos com uma estrutura nova fora das quatro linhas para que o jogador se sinta à vontade para trabalhar e buscar as vitórias que precisamos para garantir, no primeiro momento, a classificação no G8 da primeira fase”, disse o gerente de futebol, Alex Afonso.
ATUALIZAÇÃO – 18h50
O Noroeste, por meio de sua assessoria, anunciou a realização de quatro amistosos contra equipes que disputam a série A1 e A2 do Paulista. Todos os jogos serão em novembro, nos estádios adversários. Segue o calendário:
01/12 – Rio Claro x Noroeste
08/12 – Linense x Noroeste
16/12 – Penapolense x Noroeste
23/12 – Mirassol x Noroeste
- VIA
- Gustavo Abraão
- TAGS
- Bauru e Interior
- Futebol
- Gustavo Abraão
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário