CLIMA DE FINAL
Reforçado, Noroeste tem jogo decisivo contra Linense neste sábado
Por Fabio Toledo
Restam duas rodadas para o final da primeira fase da Copa Paulista. No Grupo 1, três equipes já estão classificadas – XV de Piracicaba, Ferroviária e Mirassol, sobrando apenas uma vaga. Na disputa, temos Noroeste e Linense, justamente as equipes que se enfrentam neste sábado, às 16h, no Alfredo de Castilho.
Um vitória neste duelo é imprescindível, pois no momento a diferença está no número de triunfos como critério de desempate (12 pontos pra cada lado, com -1 de saldo. O Linense tem 3 vitórias, contra apenas duas do Noroeste). Assim, caso dê Linense, o Norusca está fora, por não ter condições de obter mais triunfos que o CAL.
Assim, principalmente para o Alvirrubro, o único objetivo neste sábado é vencer. Visando esse resultado chave para as ambições deste segundo semestre, o Noroeste apresentou dois atletas durante a semana, já possibilitados de estrearem contra o Elefante.
O tão esperado armador
Grande necessidade noroestina detectada desde a primeira rodada da Copa Paulista, a posição de meia armador parece ter encontrado seu dono. Se depender do histórico de Leandro Oliveira, de 29 anos, isso é certo. Em 2012, no último grande ano da Maquininha Vermelha, o atleta era destaque da equipe que por pouco não retornou à elite estadual. Além de ser armador, mostrou faro de gol, sendo o artilheiro do time na competição.
Após brilhar na A2, começou a rodar o país, passando pelo Santa Cruz na Série C. Retornou a São Paulo em 2013, onde fez parte do time do Comercial que subiu para a A1. Ainda participou de campanhas de equipes em nível nacional, como Guarantinguetá e São Caetano. Teve curta passagem pela Arábia Saudita e atuou em 2015 no Japão. Depois de voltar ao Brasil, jogou pelo Londrina, Bragantino, Caldense e Comercial-MS, sua última equipe.
Em boa parte dessas passagens, Leandro não foi titular. Porém, pode-se dizer que possui qualidade para se destacar no nível atual das competições que o Noroeste disputa, pensando inclusive na A3 do ano que vem. De fato, sua chegada é de grande importância, pois não havia um nome de muitas credenciais em sua posição. Tanto que Leandro Oliveira tem tudo para ser titular já neste sábado.
Goleador filho da várzea
Apesar de a bola ter voltado a balançar as redes dos adversários, o Noroeste precisa mais do que nunca marcar. Visando isso, a diretoria trouxe um grande nome. Jorge Mauá, de 30 anos, tem base no futsal, onde chegou a atuar pelo Corinthians. O pivô das quadras virou atacante e foi atuar na várzea mauaense. Ao ganhar destaque, se profissionalizou pelo Grêmio Mauaense, em 2013, quando já tinha 26 anos.
Em 2015, chegou a voltar ao futebol amador, mas decidiu abraçar o profissionalismo e foi para Nacional. Seu grande momento foi no ano passado, quando fez 24 gols, divididos entre Taubaté, São Caetano e Grêmio Mauaense sendo assim o maior goleador do futebol brasileiro. Neste ano, esteve no Juventus disputando a série A2. Findada a competição, retornou para a várzea de Mauá, onde manteve seu condicionamento físico.
Além do faro de gol, o novo atacante noroestino é conhecido também por ser raçudo, compensando qualquer dificuldade técnica. Atua centralizado, o que pode interferir no jogo de Rodrigo Tiuí, atacante principal no momento. Caso já comece o jogo neste sábado, Mauá pode liberar Tiuí para atuar mais solto.
Acordos trabalhistas
A semana do Alvirrubro também foi marcada pelo fechamento de 21 acordos trabalhistas envolvendo ex-atletas e funcionários do clube. Isso ficou decidido após reunião da diretoria com os advogados Filipe Rino e Thiago Rino. As ações trabalhistas são referentes ao período entre 2012 e 2015, incluindo atrasos salariais, não pagamento de verbas rescisórias, férias e 13º salários, além de fundos de garantia não depositados e multas.
“Foi a primeira vez que uma diretoria do clube se reuniu comigo, pessoalmente, para acertarmos esses detalhes que trazem benefícios para os ex-atletas e para o Noroeste. Com o Reinaldo e o Estevan, definimos o acordo que seria melhor para todos. Os ex-atletas que vestiram a camisa do clube e ex-funcionários poderão receber o que de fato é deles por direito e o Noroeste terá vários benefícios por não ter pendências judiciais”, comentou Filipe Rino, via assessoria noroestina.
Professor interino
Após a vitória sobre a Ferroviária, no sábado passado, o técnico Tuca Guimarães foi para a China, realizar uma série de palestras. Seu retorno ao Brasil está previsto para acontecer entre terça e quarta-feira da próxima semana. Assim, quem comando interinamente o Noroeste neste sábado é Marcelo Santos. Recém contratado como assistente permanente do clube, Marcelo também serviu como um guia do clube para Tuca. Mesmo quando estava fora do Norusca, ele acompanhou os jogos da arquibancada e já tinha conhecimento do elenco.
Além das duas novidades da semana, o professor interino pode contar com o retorno do zagueiro e capitão Marcelinho, que está de fora há três partidas por conta de uma lesão muscular contraída diante do Velo Clube. Quem também volta após suspensão é o volante Cléber Sousa.
Um questionamento que fica para o jogo é se ocorrerá a manutenção da formação da última partida, quando os meias Elivelton e Samuel assumiram as laterais, além do meio-campo ter sido montado para garantir maior controle da posse de bola e marcação na saída adversária, fatos que ocorreram.
Provável Noroeste: Ferreira; Elivelton, Jean Pierre, Alemão (Marcelinho) e Samuel (Ítalo); Deda, Cleber Sousa, Igor Pimenta e Leandro Oliveira; Rodrigo Tiuí e Jorge Mauá (Vilson).
Como vem o Linense?
O Elefante não tem tanta necessidade em ser campeão da Copa Paulista, pois já está na Série D de 2018. Mesmo assim, ganhou vida na disputa pela última vaga depois de derrotar Penapolense e Velo Clube e conseguir um empate em Mirassol. Com uma vitória a mais que o Noroeste, empatar em Bauru e vencer o XV em Lins pode ser um plano B, mas vencer já neste sábado é o mais aconselhável para o time do técnico Vilson Tadei.
Da equipe que ficou no zero com o Noroeste na sexta rodada, algumas mudanças ocorreram. A primeira delas é o próprio Vilson Tadei, que chegou para o lugar de Altair Coimbra, hoje seu auxiliar. O experiente meia-atacante Thiago Humberto agora é o camisa 10, apesar do jovem Giovanni permanecer entre os titulares. Enquanto isso, o zagueiro Marcelo Godri passou a frequentar o banco, dando espaço para Marcelo Bispo.
Provável Linense: Pegorari; Felipe Tavares, Marcelo Bispo, Paulo Henrique e Felipe Costa; Maycon (Fabrício Lusa), Alexandre, Davi Lopes e Thiago Humberto; Giovanni e Marques (Johny).
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário