PARA VOLTAR AO G4
No dia seguinte ao seu aniversário, Noroeste recebe Ferroviária
Por Fabio Toledo
No alto de seus 107 anos completados neste 1º de setembro, o Noroeste já sabe muito quando se trata de partidas decisivas pela frente. Após folgar no meio de semana, a equipe viu o Linense derrotar o Penapolense fora de casa e chegar aos 11 pontos, superando os 9 do Alvirrubro. Assim, os comandados de Tuca Guimarães caíram para a 5ª posição, fora da zona de classificação para a próxima fase.
Nada que possa desanimar muito a torcida, pois a mudança no comando técnico contribuiu para certa evolução do setor ofensivo noroestino, embora a falta de um armador ainda pese. Contra o XV de Piracicaba, o time apresentou bom volume de jogo. Ainda saiu na frente, porém duas bobeadas na defesa causaram estragos, sendo decisivas na derrota por 2 a 1.
Erros atrás não podem acontecer mais neste restante de primeira fase. Afinal, com a classificação embolada, um tropeço pode custar caro. Neste sábado, o Noroeste recebe a Ferroviária em casa, às 16h, precisando vencer. Caso contrário, o Linense não pode ter sucesso contra o Mirassol.
Para cumprir sua parte, o Norusca precisa de aprimoramentos com relação à partida de estreia de Tuca. Desfalcado de Thiago Felix, que levou o terceiro cartão amarelo, Dener é uma opção na lateral-direita. No entanto, devido às apresentações pouco convincentes na oportunidade que teve com Vitor Hugo, não seria surpresa a entrada de um atleta improvisado por ali. Esse nome pode ser o de Citta Jr., zagueiro e volante que chegou a atuar no lado diante do Desportivo Brasil, na A3.
Outro ponto a ser observado por Tuca é a participação do centroavante. Rodrigo Tiuí esteve bastante apagado em Piracicaba, mesmo permanecendo os 90 minutos em campo. Assim, é preciso saber se a formação que não deu certo ou a tarde ruim de Tiuí que prejudicou o jogo. Em um primeiro momento, Tuca deve manter a formação com dois atacantes – Tiuí e Wellignton -, com Samuel aproximando do ataque, da mesma forma que Igor Pimenta, cumprindo também a função tática de proteção ao setor canhoto.
Por outro lado, o treinador pode arriscar uma formação mais alternativa, com Elivelton, Wellington e Samuel à frente, variando entre eles as posições, ou utilizando um centroavante fixo, em uma variação mais ortodoxa.
Provável Noroeste: Ferreira; Dener, Jean Pierre, Henrique Alemão (Marcelinho) e Ítalo; Deda, Cleber Sousa, Igor Pimenta e Samuel; Wellington e Rodrigo Tiuí.
Como vem a Ferroviária?
Após vencer o Norusca na 5ª rodada, a Ferrinha sofreu três derrotas que a tirou da liderança. A recuperação veio diante do Linense, no Gilbertão. Depois do 2 a 1 lá, fez 5 a 1 no Velo Clube na última quarta-feira. Com o empate do XV com o Mirassol, a Locomotiva Araraquarense retomou a ponta e garantiu classificação antecipada. Mesmo assim, chega com apetite para o confronto em Bauru.
O destaque da equipe é seu ataque potente. O segundo time com mais gols marcados na competição, com 18 (atrás apenas do São Caetano, com 24 – e dois jogos a mais), tem nas habilidades finalizadoras de Léo Castro e Hygor Silva elementos importantes. Mas de nada adiantaria grandes atacantes sem a composição tática imposta pelo treinador PC Oliveira.
Diante do Velo, a Ferroviária se garantiu defensivamente no primeiro tempo, estudando o adversário, para atropelar na etapa complementar. Os treinadores PC e Tuca se conhecem ainda da época do futsal e tudo indica para um jogo bem pensado entre as equipes. Mas devemos ser realistas: mais preparada, a Ferrinha chega com favoritismo.
Provável Ferroviária: Tadeu; Alisson, Raniele, Luan e Arthur; Élton, Íkaro e Elvis; Renato Kayser, Léo Castro e Hygor Silva.
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário