O TIME DA VIRADA
Noroeste se recupera de falha individual para manter os 100% sobre o DB e assumir liderança da A3
Por Fabio Toledo | Imagens: FPF TV
Após a vitória na estreia, o discurso de atletas e comissão técnica do Noroeste era o de buscar quatro pontos nas duas partidas fora de casa que viriam em sequência. Mas os comandados de Tuca Guimarães foram além: retornam a Bauru com os 6 pontos na bagagem. Isso porque, após bater o Velo Clube, o Norusca visitou o Desportivo Brasil em Porto Feliz e saiu com mais um triunfo – outro de virada –, por 2 a 1.
O enredo dessa terceira partida do Alvirrubro foi um misto das duas anteriores. A equipe não começou tão mal, com a escolha do técnico Tuca de começar com Igor Pimenta substituindo o lesionado Leandro Oliveira. Porém, a ideia de povoar mais o meio de campo, com Michel mais centralizado e Gabriel Esteves e Gindre como dupla de ataque, necessita de aprimoramentos, coisa difícil de se fazer nos poucos treinos entre os jogos.
Ainda que estivesse mais complicado de engrenar, o gol marcado pelo lateral-esquerdo Willian, logo aos 15 minutos, em uma infelicidade do goleiro Ferreira, foi decisivo para o jogo noroestino travar no primeiro tempo. Já no segundo, com alterações feitas, a peleja foi outra. Mais incisivo, o Noroeste contou com excelente participação do atacante Wellington, que veio do banco para fazer bela jogada antes de servir Ricardinho para empatar, e depois partir pra cima de dois marcadores e sofrer o pênalti que decretou a virada.
Com metade da rodada para ser realizada na noite da quarta-feira, o Noroeste já sabe que é o líder isolado da Série A3. Isso porque é o único com 100% de aproveitamento. Aqueles que dividiam o posto com a Maquininha Vermelha tropeçaram – o São Bernardo perdeu por 2 a 1 para o Atibaia e o Taboão da Serra ficou no 3 a 3 com a Matonense. Mas ainda há muita coisa para acontecer na competição. Por isso, seguir o caminho das vitórias é importante. É o que o Norusca vai em busca no próximo domingo, às 10h, quando recebe o Capivariano no Alfredo de Castilho. Por outro lado, foi a terceira derrota do Desportivo Brasil, mantendo-se na perigosa zona do rebaixamento e aumentando a pressão pra cima do jovem técnico Caio Autuori. O DB tem pela frente a Matonense na próxima rodada, no mesmo domingo de manhã.
O jogo
O desfalque de Leandro Oliveira fez com que Tuca Guimarães colocasse em seu lugar o meia Igor Pimenta, dando maior volume ao meio campo ao centralizar Michel, e fazendo o Noroeste ter mais controle do início da partida, com maior frequência no campo ofensivo, mas sem causar perigo ao goleiro Gilberto. Aos 15 minutos, em uma das primeiras descidas do DB, o cruzamento despretensioso do lateral-esquerdo Willian resultou num frangaço de Ferreira, que viu a bola passar por baixo de suas pernas.
A confiança do goleiro se mostrou um pouco abalada após o gol. Ingro arriscou de fora da área, Ferreira bateu roupa, mas conseguiu se recuperar. A resposta noroestina veio em bola parada. No levantamento, Jean Pierre desviou para o gol, mas o auxiliar Domingos da Silva Chagas anotou impedimento de Marcelinho, que teria atrapalhado Gilberto no lance. Pouco depois, em lance complicado, os noroestinos reclamaram de toque de mão do volante Tiago Silva, não assinalado pela arbitragem.
Em meio aos dois lances de reclamação, Tuca fez a primeira alteração: Alef por Igor Pimenta. De fato, a tática do treinador não surtiu o efeito esperado e o Noroeste buscou retornar à formação dos dois jogos anteriores. Porém, não houve tempo hábil no primeiro tempo para a mudança surtir efeito.
Na volta dos vestiários, Wellington era a novidade noroestina, substituindo Gindre. Durante os 10 minutos, o Noroeste controlou as ações, mas só teve condições de entrar na área pelo alto. Aos 13, uma das primeiras jogadas mais agudas do segundo tempo: na roubada de bola de Ricardinho, Wellington foi acionado e conseguiu quebrar a última linha adversário, resultando em um passe de volta para Ricardinho estufar a rede.
O Desportivo Brasil buscou responder em seguida. Léo Prado finalizou na entrada da área e assustou Ferreira, com a bola passando perto do canto esquerdo. Mas fora isso, o time da casa pouco perigo causou. Do outro lado, Alef carimbou a trave em chute de longe e o Noroeste passou a frequentar ainda mais o campo ofensivo.
Para os últimos 15 minutos, Samuel estreou na A3, no lugar de Michel. Porém, quem ainda criava bons momentos para o Norusca era Wellington. Pela esquerda, o atacante passou pela defesa e foi calçado dentro da área. Pênalti, cobrado por Gabriel Esteves. Gilberto defendeu, mas o camisa 9 compareceu no rebote para virar o placar, aos 39′.
Apesar de o DB buscar a recuperação, o Noroeste sobrava fisicamente, gastando o tempo quando estava com a bola. Aí, foi só segurar o ímpeto adversário para garantir mais 3 pontos e a liderança da A3.
Abre aspas
Tuca Guimarães, técnico do Noroeste – “A gente foi melhor o jogo todo hoje. Eles só tiveram uma bola no gol, que mesmo assim não foi chutada, foi em cruzamento. Mudamos três vezes de plataforma, saímos de uma forma, mudamos e, depois de conseguir o placar, voltamos a jogar protegido. O time é muito obediente, eles treinam bastante e executam o que a gente pede, aí fica fácil controlar o time, mexer com o jogo. Estou bem contente com o que vi hoje, porque mais uma vez nos deparamos com uma dificuldade – uma fatalidade –, mas soubemos ir forte nos 90 minutos e sairmos com essa vitória que nos mantém 100%”.
Wellington, atacante do Noroeste – “Entrei e pude dar a assistência para o gol e sofrer o pênalti, Graças a Deus saímos com a vitória. O Tuca impõe um trabalho muito bom para todos os atletas, a gente consegue fazer dentro de campo e o grupo está de parabéns”.
Desportivo Brasil: Gilberto; Kleber Silva (Marquinhos), Diego Landis, Glauco e Willian; Tiago Silva, Robert (Bala) e Léo Prado; Marlon, Renato Henrique (Edson Pio) e Ingro. | Técnico: Caio Autuori
Noroeste: Ferreira; Pacheco, Jean Pierre, Marcelinho e Ricardinho; Alex Silva, Maicon Douglas, Igor Pimenta (Alef) e Michel (Samuel); Gindre (Wellington) e Gabriel Esteves. | Técnico: Tuca Guimarães
Gols: Willian (DB – 15′ 1ºt), Ricardinho (Noroeste – 13′ 2ºt) e Gabriel Esteves (Noroeste – 39′ 2ºt)
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- Futebol
- LE
- Noroeste
Deixe seu comentário