SUBINDO
Sendi/Bauru Basket vira nos últimos minutos e vence o Vasco no NBB CAIXA
Por Lucas Guanaes
Dois duplos-duplos de um lado, quase um triplo-duplo do outro. O atual campeão visitando o time com três vencedores do NBB em seu elenco. Jogo resolvido nos últimos segundos. Com todos estes elementos, emoção é a palavra que definiu o confronto entre Vasco x Sendi/Bauru Basket. Após o últmo soar do cronômetro, o sorriso estava no rosto dos visitantes, que conseguiram mais um triunfo: 86 x 87.
Numa das poucas vezes com o elenco completo na temporada até então, Demétrius viu seus titulares dominarem as estatísticas na Arena Carioca pelo Bauru. Todos os integrantes do quinteto inicial pontuaram acima com dois dígitos, enquanto Alex Garcia fez ainda mais: além dos 13 pontos, conseguiu 10 rebotes e 8 assistências, ficando a apenas duas de chegar à um triplo-duplo.
Mas não foi só o Brabo que se destacou. Na verdade, vários atletas tiveram seu momento de brilho. No primeiro período Renan e Anthony dominaram as ações, combinando 20 pontos e 5 rebotes. Já no terceiro período foi a vez de Hettsheimeir, com 11 tentos e 4 rebotes. Por fim, Alex acertou todos seus arremessos no quarto derradeiro para o Bauru sair com a vitória. Os “reestrantes”, Osvaldo e Maicão, conseguiram seis e dois pontos, respectivamente.
VEJA TAMBÉM
Podcast LE #4 – Fim do 1° turno do NBB CAIXA
Já pelo lado do Vasco, que, ao contrário do Bauru, sofre com ausências no plantel, o destaque vai para Guilherme Giovannoni. O ala/pivô foi dono de 27 pontos e 10 rebotes, sendo o principal nome da reação cruz-maltina no segundo período. Nezinho também foi muito bem, com 14 pontos e 10 assistências.
O Sendi/Bauru Basket chegou à sua quinta vitória consecutiva. É uma das melhores sequências da competição atualmente, atrás apenas do Flamengo (6 vitórias seguidas) e Franca e Paulistano (9 cada). Na próxima rodada o adversário será justamente um destes “embalados”. Na briga direta pela 4ª posição, o Bauru viaja até São Paulo, onde encara o Paulistano, no próximo sábado (20), às 14h, com transmissão da Band.
Já o Vasco está numa situação bem mais delicada. Ainda sofrendo com os mandos e desmandos da diretoria, e na expectativa de uma nova eleição no clube, chegou à quinta derrota em seis jogos, caindo para a 11ª posição. Os comandados de Dedé Barbosa continuam no Rio de Janeiro e receberão o Minas na próxima terça (23) às 19h30, na reedição da final da Copa Avianca.
O jogo
O Bauru foi bem mais efetivo nos primeiros dez minutos de jogo. Com grandes atuações de Anthony e Renan, abriu dez pontos de frente em apenas dois minutos de jogo. O Vasco pediu tempo e começou a equilibrar as ações aos poucos, enquanto o Bauru tentava conter o ímpeto adversário. Apesar da reação, os visitantes ainda se deram melhor: 19 x 22.
Já o segundo período teve os primeiros minutos mais equilibrados até então. O empate persistiu até o placar anotar três minutos jogados, quando o Vasco desequilibrou o jogo, principalmente com Giovannoni. Em determinado momento, conseguiu até nove tentos de frente, indo para o intervalo com boa vantagem: 45 (26) x (16) 38.
Precisando virar a partida, o Bauru corrigiu os erros no vestiário e voltou fazendo grande pressão sobre o Vasco. Utilizando Hettsheimeir de forma mais eficiente, o Dragão chegou a ficar com apenas um ponto de desvantagem. Isso porque Giovannoni seguiu muito bem em quadra e não permitiu a virada bauruense, apesar da derrota no período: 64 (19) x (25) 63.
Até então Alex Garcia já havia conseguido cinco pontos, sete rebotes e seis assistências, mais uma vez contribuindo em praticamente todos os fundamentos. Mas foi no último período que o Brabo fez ainda mais diferença em quadra. Foram das mãos dele que saíram os três pontos que viraram o jogo para o Bauru bem na metade do período.
A partir daí as equipes se alternaram na liderança, mas os visitantes tiveram mais tranqulidade nos últimos três minutos. Conseguindo manter uma vantagem próxima aos seis pontos, conseguiram chegar aos últimos segundos podendo matar o jogo em lance livre de Hettsheimeir. Mas o pivô errou o último, permitindo uma bola de três pontos anotada por Renato Carbonari. Contudo, não foi o suficiente para os anfitriões saírem com a vitória: 86 (22) x (24) 87.
As vozes do jogo
– Demétrius: “Tivemos um início muito bom com o Renan bem no jogo, mas deixamos o Vasco encostar e virar. Corremos atrás e conseguimos o resultado corrigindo essa oscilação durante a partida. É importante vencer, é importante valorizar o resultado, pois jogamos fora de casa, contra um time muito qualificado e que entrou no campeonato como um dos favoritos assim como nós. Mas sabemos que precisamos corrigir alguns pontos para manter a intensidade na partida”
– Hettsheimeir: “Fizemos um primeiro tempo muito inconstante, começamos bem mas deixamos o Vasco muito livre para pontuar. Conseguimos consertar isso aos poucos e ter tranquilidade para garantir esse resultado que é muito importante”.
O cara da partida
“Gosto das coisas certas. Se não está certo, está errado”. A icônica frase proferida por Alex Garcia durante um treino bauruense em temporadas passadas é adorada pela torcida e pode resumir o jogo na Arena Carioca. Apesar de um bom início, a equipe permitiu a virada do Vasco, quase deixando a vitória escapar entre os dedos.
Mas foi no último período que Alex, que já tinha bons números, principalmente em rebotes e assistências, colocou a bola embaixo do braço e se consagrou como maior nome da partida, beirando o duplo-duplo. Após o jogo, Brabo declarou: “Tivemos muitos erros no início, precisamos consertar isso porque jogamos contra um time experiente, com jogadores qualificados que conseguiram abrir uma boa vantagem, Tivemos que correr atrás, conseguimos, mas sabemos que temos que melhorar”.
Destaques
Vasco da Gama
Giovannoni – 27 pontos, 10 rebotes e 2 roubos
Nezinho – 14 pontos, 3 rebotes e 10 assistências
Renato Carbonari – 14 pontos e 4 rebotes
Sendi/Bauru Basket
Hettsheimeir – 16 pontos e 6 rebotes
Anthony – 15 pontos e 4 assistências
Isaac – 13 pontos e 4 roubos
Alex – 13 pontos, 10 rebotes e 8 assistências
Renan – 12 pontos e 6 rebotes
Fotos: Thiago Moreira/Vasco
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário