TRIUNFO EM BH
Bauru derrota Minas em Belo Horizonte e se recupera no NBB
Após começar fulminante o jogo, Dragão teve longas secas na pontuação, mas soube segurar na defesa e garantiu boa vitória
Por Fabio Toledo
“Virar a chavinha” da Liga das Américas para a do NBB poderia gerar um efeito negativo ou mesmo positivo para o Sendi/Bauru Basket. Como seria desenvolvido pelo Dragão era uma questão a ser respondida na noite desta quinta-feira, em que a equipe visitou o Minas. Para a alegria da torcida na Cidade Sem Limites, a transição entre competições foi realizada com sucesso e Bauru superou os mineiros pelo placar de 66 x 81.
Mesmo com a mudança de campeonato, Bauru trouxe alguns aspectos apresentados nos três jogos realizados durante o Carnaval para a partida em Belo Horizonte. O principal deles foi o desempenho dos jogadores ditos secundários da equipe – Renan e Matulionis. A dupla foi decisiva na construção da vantagem do primeiro período, quando o Dragão chegou a abrir 15 pontos de frente.
No decorrer do jogo, Bauru teve momentos muito ruins no aproveitamento ofensivo. No segundo período, ficou seis minutos sem marcar. No terceiro, mais três. Contudo, assim que conseguia melhorar, o Dragão sobrava em quadra. Isso porque a defesa dos comandados por Demétrius Ferracciú seguiu forte, segurando o máximo que podia o time do técnico Espiga – ainda que Wesley, Jefferson Campos e Roquemore buscassem a virada. Também se destacou do lado mineiro o pivô Teichmann, responsável por 3 tocos e 16 rebotes – igualando o recorde da temporada, pertencente a Léozão, do Solar Cearense.
A vitória marca o fim da sequência negativa de dois jogos do Bauru no NBB. Depois de ser superado por Caxias do Sul e SESI/Franca, o Dragão chega ao 13º triunfo nesta quinta, ocupando a 5ª posição. O próximo duelo da equipe acontece neste sábado, às 14h, contra ninguém menos que o Flamengo, na Arena Carioca 1. Já o Minas, após bom início de competição, ocupa a 9ª posição, tendo o Franca pela frente, no domingo de manhã.
O jogo
Mantendo a mesma equipe que iniciou o duelo contra o Guaros – mais alta, com Anthony, Matulionis, Jaú, Renan e Shilton –, Bauru teve um aproveitamento incrível no ataque no primeiro período. Com oito pontos de Renan (ele fez 15 no quarto) e seis de Osvaldo, o Dragão abriu 6 x 15 logo no começo da partida. Minas também mostrou a competência de seu ataque em alguns lances – com Wesley, principalmente –, mas errou em demasia no decorrer da parcial, permitindo que os visitantes avançassem no placar e fechassem os 10 minutos iniciais com 15 x 29 no placar.
No segundo período, a bola teimou em não cair. Somente depois de dois minutos e meio, Rush balançou a redinha em bola de três pontos. Já pelo Bauru, o excelente desempenho ofensivo do primeiro quarto ficou bem longe. Apostando no jogo em baixo da cesta, Hettsheimeir e Maikão conseguiram oportunidades, mas a redonda não caiu. Com quase 6 minutos de parcial, o Dragão enfim saiu do zero, em tiro longo de Hetts, mas o estrago já estava feito. Mesmo que o Minas não tivesse aproveitado com deveria a seca de pontos do Bauru, eles voltaram pro jogo e foram para o intervalo 8 pontos atrás. 29 x 37 (14 x 8 na parcial).
A falta de bolas certeiras permaneceu no lado bauruense no terceiro período, foi o suficiente para o Minas seguir sua recuperação. Com Rush e Wesley, os anfitriões chegaram ao empate em 37 x 37. Foi só aí, com quase três minutos de quarto, que Bauru voltou a pontuar. Foi só retomar as bolas certeiras no ataque que o Dragão voltou a abrir frente. Ainda que os mineiros resistissem, com Jefferson Campos, Teichmann e até Mosso, em bola de três, Bauru teve Osvaldo, Shilton e Isaac para fazerem 47 x 57 no placar (18 x 20 na parcial).
O quarto final começou na linha de lance livre, com Duda Machado arremessando após falta técnica cometida por Roquemore. Depois, Renan voltou a aparecer em bola de três. Também de fora, Duda fez 49 x 66, quando o técnico Espiga parou o jogo, em meio a desavenças entre jogadores do Minas e Anthony. Jefferson e Roquemore ainda buscaram diminuir a vantagem para tentar emplacar uma reação, mas Bauru soube administrar na linha do lance livre e em bolas longas para fechar o jogo com uma vitória relativamente tranquila: 66 x 81 (na parcial, 19 x 24).
O cara
Com 10 minutos de peleja, ele já tinha 15 pontos. No final, foram 22, com 75% de aproveitamento nos arremessos – destaque para os 5/7 nas bolas de três. Mas o desempenho do ala-pivô Renan Lenz não ficou restrito ao ataque. Sua presença no garrafão, com direito a 8 rebotes e dois tocos, foram importantes para Bauru segurar o Minas nos momentos em que não conseguiu encaixar as descidas ofensivas, amenizando as dificuldades. Vale ressaltar o desempenho que Renan teve nas três últimas partidas, contra Correcaminos e Guaros de Lara, pela Liga das Américas, e contra o Minas pelo NBB: média de 21,3 pontos, com 5,3 rebotes.
Destaques
Minas
Wesley – 17 pts
Jefferson Campos – 11 pts e 6 assistências
Roquemore – 10 pts e 5 assistências
Teichmann – 4 pts, 16 rebotes (5 ofensivos), 3 tocos e 3 roubadas de bola
Bauru
Renan – 22 pts (75% nos arremessos), 8 rebotes e 2 tocos
Osvaldo – 16 pts, 7 rebotes e 2 roubadas de bola
Hettsheimeir – 11 pts e 3 rebotes
Anthony – 10 pts e 4 assistências
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- NBB
Deixe seu comentário