VIRADA FRANCANA
Bauru começa bem, mas é dominado por Franca no restante da partida
Por Fabio Toledo
O Pedrocão não estava lotado, com um público mediano para o tamanho do ginásio francano. Ainda assim, o confronto entre SESI/Franca e Sendi/Bauru prometia muita disputa. Mas, aquele que analisar a partida por conta apenas do primeiro período terá grande problema, pois duas partidas em uma ocorreram neste sábado, na capital do basquete.
A primeira, de pouco mais de 10 minutos, foi dominada pelo Bauru. Com defesa forte e ataque aproveitando as oportunidades construídas, o Dragão sobrou em quadra e chegou a abrir 20 pontos de diferença, provocando vaias da torcida francana. Já no outro jogo, Franca fez valer seu bom elenco (ainda sem Leandrinho e Rafa Luz, verdade seja dita), em detrimento das limitações da rotação bauruense – desfalcada de Stefano, Gui Santos e Maikão.
Da mesma forma, conseguiu anular o poderio ofensivo de Kendall Anthony, que também cometeu 7 erros de ataque. Sem falar, é claro, do excelente desempenho de Léo Meindl. Assim, fez 73 x 54 a partir da metade do segundo período. Somando tudo, Franca conseguiu uma virada maiúscula sobre seu grande rival da atualidade, fazendo 87 x 83 no placar final.
Se a marcação exemplar sobre Anthony e Léo Meindl sendo decisivo foram determinantes para dar Franca na peleja, alguns fatores de Bauru também contribuíram. O maior deles foi a falta de mais um armador. Apesar de Duda e Alex até cumprirem a função razoavelmente, faltou outro organizador de jogadas para substituir Anthony, que não encontrou seu jogo.
Outro problema foi o garrafão indo bem abaixo do que é capaz. Hettsheimeir foi titular da partida ao lado de Renan, com ambos atuando 25 minutos. Mesmo com bastante tempo em quadra, a dupla, assim como Jaú e Shilton, não conseguiram se sobressair sobre os homens grandes de Franca. É possível notar isso no número de rebotes, por exemplo: 34 a 26 para os francanos. Indo além, o desempenho de Hettsheimeir segue abaixo daquilo que o torcedor do Bauru acompanhou em sua primeira passagem, principalmente na defesa.
Mas não teve apenas coisas ruins do Bauru. O lituano Osvaldas Matulionis, ou Osvaldo, com quer ser chamado – primeiro de seu país no NBB -, chegou à equipe com algumas dúvidas do público geral e mesmo da mídia especializada. Porém, ele já mostrou qualidade logo na estreia. Com 14 pontos, foi cestinha da equipe bauruense ao lado de Alex, fazendo 4/7 nos arremessos do perímetro, sem contar ainda o grande trabalho defensivo que realizou na partida.
O Sendi/Bauru volta à quadra novamente apenas no dia 12 deste mês, em partida contra o LSB/UNISO, fora de casa, às 20h. No mesmo dia e horário, o SESI/Franca encara o Mogi das Cruzes/Helbor, também longe de seus domínios.
O jogo
Os movimentos inciais da partida mostraram Bauru muito bem defensivamente e consciente no ataque para abrir 0 x 10, com 5 pontos de Alex. Antes da metade do período, Franca conseguiu reagir encontrando espaços na defesa bauruense e reduziu para quatro a diferença. No entanto, jogando embaixo do garrafão, os comandados de Demétrius seguraram a reação francana. Com direito a bola certeira de Osvaldo em sua primeira tentativa de três, Bauru fez 9 x 23 nos 10 primeiros minutos.
O placar desfavorável e a dificuldade em superar a defesa visitante fez com que a torcida vaiasse Franca no término do primeiro quarto. No segundo, os comandados de Helinho Garcia voltaram na intenção de responder às arquibancadas. Shilton e Alex ainda anotaram mais quatro pontos, ampliando a vantagem. Porém, acertando o passe, aproximando-se do garrafão e contando com maiores desperdícios do ataque bauruense – em especial, de Anthony e Duda -, os francanos conseguiram voltar para o jogo. Com cinco pontos de Mineiro e Cipolini, Franca fez 18 a 11 na parcial, levando a partida para o intervalo em 27 x 34.
Com menos de 10 de diferença no placar, o segundo tempo foi aberto. Anthony seguiu sem espaço e Bauru sofreu com a falta de outro armador, mas Renan tentou compensar com duas bolas do perímetro. Já Franca encontrou sucesso na marcação pressão e teve em Coelho e Léo Meindl os grandes nomes ofensivos. Em lance livre de Mineiro, os francanos empataram a peleja em 53 a 53. Porém, em tiro longo de Duda, o Dragão ainda terminou o terceiro período à frente, em 53 x 56 (26 x 22 na parcial).
Apesar da resistência bauruense, com bolas de três de Osvaldo e Duda, Franca seguiu impondo o ritmo da partida em busca da virada. Assim, com 6:36 para o fim, Léo Meindl voltou a empatar o jogo. Só que dessa vez os anfitriões não ficaram no “quase”, pois em tiro de três de Antônio, a equipe finalmente virou. Dali, Franca conseguiu abrir vantagem. Osvaldo e Duda seguiram agora buscando a reação de Bauru, mas nem mesmo os 15 pontos combinados da dupla evitaram a vitória francana de virada por 87 x 83 (34 x 27 no quarto).
O cara
Um dado já pode definir quem foi o grande nome da partida: 19 pontos no segundo tempo. Léo Meindl comandou, em âmbito ofensivo, o domínio de Franca a partir da metade dos 15 minutos de jogo. Ao todo, foram 25 tentos, 6 rebotes, 4 assistências e 27 pontos de eficiência do camisa 23, que mostrou porque é uma das atrações da nova seleção brasileira.
Destaques
Franca
Léo Meindl – 25 pts, 6 rebotes, 4 assistências e 27 pontos de eficiência
Coelho – 16 pts, 5 assistências e 3 roubadas de bola
Jefferson – 14 pts e 5 rebotes
Mineiro – 11 pts e 4 rebotes
Bauru
Alex – 14 pts, 4 rebotes e 5 assistências
Osvaldo – 14 pts
Hettsheimeir – 13 pts
Duda – 9 pts e 3 rebotes
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- NBB
Deixe seu comentário