NO APAGAR DAS LUZES
Em partida atrasada por falta energia em Fortaleza, Cearense vence Bauru no último segundo
Por Lucas Guanaes
Final Four da Liga das Américas chegando para o Mogi, “ressaca” do Jogo das Estrelas, G4 já definido e um dos rebaixados também. Apesar de várias posições já estarem confirmadas, a primeira fase do NBB CAIXA ainda não chegou ao fim. Mais que isso, as partidas restantes são verdadeiras finais para algumas equipes que ainda precisam melhorar algumas marcas na competição. Neste clima, o Basquete Cearense venceu o Sendi/Bauru Basket por 81 x 80 em Fortaleza em partida decidida no último segundo.
O placar apertado, na menor distância possível, não traduz exatamente como foi a partida. O Bauru Basket dominou o primeiro, terceiro e metade do último período. Por outro lado, o Basquete Cearense contou com uma grande arrancada no início do segundo quarto, bem como nos intstantes finais.
Ambos os times foram desfalcados para a partida. O Basquete Cearense não contou com o pivô Léozão, um dos maiores destaques da temporada. O Bauru, na mesma moeda, praticamente não teve Shilton. É bem verdade que o pivô cuiabano chegou a entrar por dois minutos, mas a ideia da comissão técnica era justamente poupá-lo para total recuperação da lesão na panturrilha.
Mas isso não impediu que vários nomes brilhassem em quadra. Cada equipe teve quatro atletas com 10 ou mais pontos, incluindo aí o duplo-duplo de Rafael Hettsheimeir, com 18 tentos e 12 rebotes. Porém, o maior nome acabou sendo o de Paulinho Boracini. O armador anotou incríveis quatro pontos nos dois segundos finais, que deram a vitória ao Carcará.
O resultado embolou todo o pelotão do meio da tabela de classificação, deixando tudo mais imprevisível para as próximas rodadas. Afinal, o Bauru Basket perdeu a chance de praticamente garantir a quinta posição, já vendo Vitória e Caxias muito perto no retrovisor, a apenas uma vitória de distância. Por outro lado, o Basquete Cearense continua tentando passar para a metade de cima da tabela e, matematicamente, ainda continua com chances de atingir seu objetivo.
Foi a terceira derrota seguida do time do interior paulista no NBB CAIXA. A quinta em seis jogos, contando a Liga das Américas. Se o momento do time não é o ideal (eliminado na LDA e sem chances no G4 do NBB), ainda pode se recuperar nos próximos dois jogos antes dos playoffs, além, é claro, de afastar qualquer chance de perder mais posições.
No próximo domingo (25), às 11h e na terça (27), às 19h30, o Dragão recebe os cariocas Botafogo e Vasco, respectivamente. Nos mesmos dias e horários, o Basquete Cearense busca ao menos garantir a nona posição fora de casa, diante do Flamengo e Minas, respectivamente.
O jogo
A partida começou mais de 40 minutos após o horário previsto por conta de uma falha de energia em toda a Região Nordeste, incluindo o Ginásio Paulo Sarasate. Quando a bola subiu o Bauru logo tomou a dianteira. Hettsheimeir dominava as ações bauruenses e foi o principal nome do primeiro período. Sem oferecer muita resistência o Basquete Cearense não conseguiu um bom desempenho ofensivo contra a defesa bauruense: 15 x 23.
Tudo mudou, contudo, no início do segundo o período. O Carcará, impulsionado por Betinho, imprimiu uma sequência de 10 x 0 e prontamente virou a partida. Demétrius pediu tempo, tentou organizar a casa, mas não conseguiu tirar a vantagem construída nos primeiros minutos do quarto. Por outro lado, também não deixou a vantagem aumentar. Após a grande sequência do Cearense, o período teve o placar de 15 x 15, sem pender para nenhum dos lados: 40 (25) x (15) 38.
Se o início do segundo período foi inteiro do Basquete Cearense, no começo do terceiro só deu Bauru. Uma chuva bauruense de bolas de três pontos recolocou os comandados de Demétrius em vantagem. Assim como no quarto anterior, a partir daí as ações ficaram um pouco mais equilibradas, principalmente pelo retorno das bolas de Betinho e as boas jogadas de Davi: 56 (16) x (23) 61.
Apesar de todas as tentativas, a equipe de Alberto Bial não conseguia ultrapassar novamente o Bauru Basket. Na verdade, a vantagem do Dragão até cresceu num primeiro momento, até que o Carcará conseguiu, aos poucos, reduzir a diferença. Toda a emoção, porém, estava guardada para os últimos 30 segundos.
Os visitantes venciam por uma diferença de cinco pontos, quando o Cearense reduziu para apenas três. Com a posse de bola e apenas dois segundos no Cronômetro, Paulinho Boracini recebeu falta de Alex e foi para a linha de lance livre. O armador converteu o primeiro e, propositalmente errou o segundo, já que não teria chances de vitória com a conversão. O ex-bauruense conseguiu pegar o rebote do próprio arremesso na linha de três pontos e conseguiu uma cesta milagrosa para vencer a partida: 81 (25) x (19) 80.
Que bola mágica do iluminado Paulinho Boracini! 🎩💡😱#SouCarcará #NBB pic.twitter.com/tmb7vunWuu
— Basquete Cearense (@BasqCearense) March 22, 2018
O cara do jogo
É bem verdade que outros atletas tiveram números mais expressivos. Davi Rossetto, Betinho e Felipe, por exemplo, foram mais efetivos em pontos, rebotes e assistências, mas não há como tirar a honraria de quem fez o Game Winner acima. Mas na verdade, apesar de outros jogadores com números melhores, Boracini teve uma grande partida, com 16 pontos e duas assistências, mostrando que o armador ainda tem muita lenha pra queimar e é um dos grandes nomes para os playoffs.
Destaques
Basquete Cearense
Betinho – 20 pontos
Davi Rossetto – 18 pontos e 7 rebotes
Paulinho Boracini – 16 pontos e 2 assistências
Felipe – 12 pontos e 9 rebotes
Sendi/Bauru Basket
Hettsheimeir – 18 pontos, 12 rebotes e 5 assistências
Duda – 12 pontos, 3 rebotes e 4 assistências
Renan – 11 pontos e 4 rebotes
Gabriel Jaú – 9 pontos, 6 rebotes e 4 assistências
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário