ELE ESTÁ DE VOLTA!
Bauru melhora no segundo tempo e vira sobre o Botafogo em grande noite de Hettsheimeir
Por Fabio Toledo e Lucas Guanaes
2018 começou com tudo no NBB. Após a grande vitória do Paulistano em Mogi, outro visitante se deu bem na competição. No duelo do atual campeão do NBB contra o atual campeão da Liga Ouro, melhor para o Bauru Basket, que conseguiu um bom resultado fora de casa. O Botafogo bem que tentou, mas não resistiu aos dois últimos períodos e sucumbiu pelo placar de 60 x 77.
Até o início do jogo contra o Bauru, a equipe do Botafogo havia disputado nove partidas no NBB CAIXA. Em apenas duas o time carioca conseguiu vencer o terceiro período. Muito disso ocorre pelos sérios desfalques que a equipe tem nesta temporada. Além da lesão de Jamaal, principal nome do time, o experiente armador Arnaldinho teve o azar de ser atropelado e ainda segue fora de combate.
Na quinta-feira carioca, não foi diferente. A combinação do apagão botafoguense com a melhora na defesa do Bauru e a pontaria de Hettsheimeir resultaram num atropelo de 18 pontos no terceiro período. Apesar de ainda restar todo um quarto por jogar, a partida foi decidida ali. Tanto é que o pivô bauruense nem voltou para o jogo nos últimos dez minutos.
Bola neeeele! @Hettsheimeir10 pra +3 pontos e o craque chega a 22 pontos, cestinha da partida até agora!#NBBnoFacebook #NBB pic.twitter.com/MY5dPH4pD5
— NBB CAIXA (@NBB) 4 de janeiro de 2018
Mesmo com o desfalque de Osvaldo, com dores no pé, e Maikão, que embora relacionado não entrou em quadra, os comandados de Demétrius dominaram os últimos vinte minutos de jogo. Tanto que as apagadas atuações de Isaac e Stefano não foram sentidas pelo time. Ambos zeraram, mesmo com 19 e 11 minutos, respectivamente, em quadra. Pelo Botafogo, quem não foi bem foi justamente uma das maiores esperanças por uma boa atuação contra o time bauruense: o americano Tatum conseguiu apenas três pontos, mas só quando o jogo já estava decidido.
Agora o Botafogo terá um confronto importantíssimo na briga contra o rebaixamento e, simultaneamente, pelas últimas vagas do G12. A equipe alvinegra viaja até Santa Catarina, onde enfrenta o Joinville na próxima quarta (10), às 20h. Já o Bauru finalmente retorna à Panela de Pressão após a punição imposta pelo STJD. Recebe o Vitória e o Basquete Cearense na segunda (08) e quarta-feira (10), respectivamente, sempre às 20h.
O jogo
A insistência bauruense nos arremessos de três sem sucesso fez com que o Dragão iniciasse a partida com 6 x 0 contra. Mesmo tendo um dos piores ataques da liga, o Botafogo começou buscando os mismatches e encontrando sucesso. A resposta visitante veio com Alex, em cinco pontos seguidos, e defesa reforçada.
Com a melhora do Bauru, finalmente caindo seus tiros de fora, e erros em sequência no ataque botafoguense, o placar ficou mais próximo entre as equipes. Após toco de Jaú em Guga, seguido de bola de três de Anthony, os 10 primeiros minutos se foram com 18 x 16 para o Botafogo.
A dificuldade dos comandados de Demétrius em parar os ataques dos anfitriões seguiu. Se as bolas no garrafão foram destaque do Fogão no primeiro período, a abertura de jogo, com três bolas certeiras do perímetro, fez o clube da Estrela Solitária se manter à frente no placar pela maior parte do tempo.
Utilizando mais seu jogo embaixo da cesta, Bauru respondeu. Foram 9 pontos de Hettsheimeir, garantindo a virada, em 32 x 33. Mas o Dragão ficou apenas 13 segundos à frente, pois depois disso o Botafogo se recuperou, com Gabriel no perímetro e dois pontos de Douglas. Assim, o time da casa foi para o intervalo com 37 x 35 ao seu favor.
Assim como nos demais jogos nesta temporada, o Botafogo voltou muito mal após o intervalo. O Bauru aproveitou, principalmente com Hettsheimeir (dono de 15 pontos no período), para virar e conseguir uma boa vantagem na partida. Quando os visitantes chegaram a seis pontos de diferença, o Botafogo parou o jogo para tentar organizar as ações.
Mas o pivô bauruense estava com a mão calibrada demais no ginásio Oscar Zelaya. Além dele, as boas movimentações de Anthony e Alex garantiram uma diferença de dois dígitos para o Bauru Basket. Aproveitando a afobação no ataque dos anfitriões, os comandados de Demétrius emplacaram quase 20 pontos de diferença no período e foram com certa tranquilidade para os últimos dez minutos: 45 (08) x (26) 61.
O último período foi, digamos, sofrível. Para se ter uma ideia, na metade do quarto o placar era 4 x 4. Bauru conseguiu aumentar a vantagem em bolas de Duda e Jaú, praticamente decretando o triunfo bauruense. Daí para a frente, foi a vez dos treinadores dar mais ritmo de jogo aos jogadores menos utilizados na temporada até o apito final: 60 (15) x (16) 77.
As vozes do jogo
Demétrius Ferracciú (via assessoria) – “Tivemos um início muito ruim, forçando bolas de três pontos e falhando demais na defesa. Conseguimos encaixar a defesa e isso nos deu tranquilidade para explorar melhor o ataque”
Guga (via LNB) – No primeiro tempo tivemos uma intensidade maior. A partir do terceiro quarto eles subiram a defesa e fizeram a gente sair do padrão. Fora que não conseguimos segurar a produção do Hettsheimeir. Isso fez toda a diferença para a diferença no terceiro quarto […] Estamos com vários desfalques, principalmente no perímetro, e sou o único armador de ofício disponível. Isso dificultou um pouco mais as coisas para nós”
O cara da partida
Ele está realmente de volta! Após um início de temporada aquém do esperado, Hettsheimeir retomou as grandes atuações que o transformaram em ídolo na cidade bauruense. Contra o Botafogo, o pivô fez grandes jogadas com Anthony no terceiro período, quando anotou incríveis 15 pontos, resolvendo a partida para o Bauru. Ainda ficou próximo do duplo-duplo, conquistando sete rebotes.
“A gente melhorou nossa defesa. Essa foi a chave. No primeiro tempo defendemos muito mal e demos espaço ao time deles. No segundo tempo foi diferente e sofremos pouco mais de 20 pontos nos dois últimos quartos. Isso também nos fez atacar com mais tranquilidade. Assim conseguimos abrir vantagem e administramos bem até o fim”
Destaques
Botafogo
Coimbra – 16 pontos, 8 rebotes e 2 tocos
Guga – 10 pontos, 4 rebotes e 7 assistências
Átila – 8 pontos e 11 rebotes
Gabriel – 8 pontos e 2 rebotes
Sendi/Bauru Basket
Hettsheimeir – 24 pontos e 7 rebotes
Duda – 14 pontos, 2 assistências e 2 roubos
Anthony – 12 pontos e 6 assistências
Jaú – 9 pontos e 9 rebotes
Alex – 9 pontos, 5 rebotes e 5 assistências
Fotos: Tabela Carioca
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário