DEU URUBU!
Flamengo faz excelente segundo tempo e vence com tranquilidade o Sendi/Bauru Basket
Por Fabio Toledo e Lucas Guanaes
Dois jogos praticamente distintos. A partida entre Bauru x Flamengo foi uma até a metade do segundo quarto, e outra totalmente diferente daí para a frente. Apesar de estar atuando em casa, o Bauru Basket estava longe do torcedor, em São Carlos, 150km distante da Cidade sem Limites. A defesa bauruense também parecia estar bem longe do jogo. Nesta toada, deu Flamengo, com recorde de pontos na competição: 71 x 97.
O Bauru foi superior no primeiro período, conseguiu segurar o ímpeto flamenguista nas bolas de três pontos e foi muito bem com Anthony nos tiros a média distância, uma das especialidades do armador. Daí para a frente, só deu Flamengo. Foram 30 pontos no segundo período, marca que parecia até atípica, dado o nível da defesa bauruense.
Mas os rubro-negros mantiveram o ritmo e aproveitaram as inúmeras falhas na marcação bauruense. Além disso, conseguiram um trabalho muito bom contra Alex, Osvaldo e Duda, os principais alas do Bauru Basket. O resultado foi uma diferença inesperada, que chegou a beirar os 30 pontos e por pouco não deixou o placar com números centenários.
Apesar dos bons números de Anthony e Hettsheimeir (melhor partida do pivô na temporada), o Bauru sofria para conseguir emplacar seus ataques. O time, que geralmente chuta 26 bolas de três pontos por partida, se viu limitado a apenas 17 arremessos no fundamento. Nas finalizações mais próximas, também sentiu dificuldade, sem conseguir arremessar com tranquilidade.
O Flamengo conseguiu um belo trabalho defensivo, principalmente com Marquinhos, Pilar e JP Batista. Tanto que limitaram o Bauru, que tem média de 81 pontos por jogo, a apenas 71. Apesar da constante troca na liderança antes do fim do primeiro tempo, os comandados de José Neto já deram mostras de como atuariam nos dois quartos finais, nos quais foram letais.
Antes da partida, uma bonita cena ocorreu no ginásio Milton Olaio Filho. Em nome do Sendi/Bauru Basket, Duda Machado entregou uma placa para seu irmão, Marcelinho, em homenagem a toda a carreira do ídolo flamenguista. Os bons momentos dos irmãos Machado, no entanto, pararam aí. Com atuação similar (cerca de 18 minutos e 5 pontos para cada), nenhum obteve grande destaque na partida.
O capitão Marcelinho recebe uma homenagem da equipe do @BauruBasket pelas mãos de seu irmão, Duda Machado. #ObrigadoC4pitão #NBB pic.twitter.com/AOIydBKnGs
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) 21 de dezembro de 2017
O resultado deixou o Flamengo na vice-liderança da competição, atrás apenas do Mogi. Já o Bauru caiu para a 8ª posição, com cinco vitórias em nove partidas. Simultaneamente ao duelo em São Carlos, o Franca atropelou o Minas no Pedrocão por 75 x 55 (veja aqui).
Os adversários, agora, serão trocados. Os vencedores de hoje, Franca e Flamengo, enfrentam-se no próximo sábado, em Franca, às 14h, com transmissão da Band. Já o Bauru continua em São Carlos, onde recebe o Minas, mas às 18h.
O jogo
Com a opção de iniciar a partida com Kendall no banco, Bauru teve Stefano, Alex, Isaac, Renan e Hettsheimeir no quinteto titular. Do outro lado, Ramon, Cubillan, Marquinhos, Olivinha e JP começaram pelo Fla. Na primeira posse bauruense, Alex mostrou a grande força ofensiva da equipe: bola de três. Retribuindo, Olivinha apresentou algo que o Flamengo também sabe bastante: rebote de ataque, seguido de bandeja. Após uma dificuldade para encaixar mais uma descida fatal, Bauru viu o Rubro-Negro conseguir capitalizar, porém respondeu acelerando o jogo e se recuperou.
Na igualdade do placar, o venezuelano Cubillan apareceu bem, com tiro de fora e assistência para JP. Contudo, Hettsheimeir não deixou o Fla desgarrar, com mais quatro pontos. Na reta final do período, Kendall e Osvaldo entraram e foram importantes para a virada do Dragão em 13 x 12. A entrada de Duda fez Kendall ter mais espaço para trabalhar e assim castigou em tiros a média distância, mantendo a vantagem bauruense: 19 x 14.
João Vitor aproveitou passe de Marcelinho para começar a segunda parcial com uma enterrada. Anthony, com outra bola certeira de dois, e Osvaldo, com tocaço sobre Pecos e outro bom arremesso, ainda buscaram resistir. Contudo, a falha da marcação no garrafão pesou. Foi quando Marquinhos aproveitou e passou a comandar a virada flamenguista. Com 23 x 27, em cravada de Marquinhos sobre Alex, Demétrius pediu tempo.
Depois de quase 10 minutos de pausa por conta de problemas no relógio de 24 segundos de posse, a peleja voltou quente. Primeiro, com bola certeira de Marquinhos no perímetro. Só que depois Bauru conseguiu devolver com juros e correção. Tanto que, após tiro longo de Anthony, Bauru retomava a ponta – 31x 30. Enquanto Hettsheimeir foi o grande nome do Dragão, fazendo 9 pontos no quarto, o Flamengo teve a dupla Marquinhos e Marcelinho decisiva. Responsáveis por 17 dos 30 tentos da equipe, o Fla contou com suas estrelas para chegar ao intervalo à frente: 39 x 44 (20 x 30 na parcial).
O segundo tempo começou bem equilibrado, com as equipes trocando muitas cestas, sem alterar a diferença no placar. Contudo, após a saída de Isaac, que sentiu a lesão no nariz, o Flamengo voltou a abrir vantagem. O Bauru focou a marcação no Marquinhos e a equipe rubro-negra se aproveitou disso. Quando a dobra chegava no ala, ele conseguia achar um companheiro livre. Nesta toada, o Fla abriu 10 pontos de frente e Demétrius parou o jogo.
O Dragão voltou a equilibrar sua marcação, mas não conseguiu melhorar o ataque. Então entrou em cena a habilidade individual de Cubillan, que conseguiu cinco pontos em sequência. O Bauru ainda tentou responder em boas jogadas de Anthony, mas o Flamengo seguia com a vantagem sob o garrafão. No último lance do período, Humberto conseguiu uma improvável bola de três pontos para deixar o Urubu com 16 pontos de frente: 57 (18) x (29) 73.
Precisando reagir rapidamente, os comandados de Demétrius não voltaram bem para a quadra. Em apenas dois minutos foram dois passes errados, uma falta técnica e mais cinco pontos na conta do Fla. Neste momento, o jogo já estava decidido. Os rubro negros, porém, não só administraram a vantagem, como também foram capazes de aumentá-la, diante da apatia bauruense nos últimos minutos. A equipe ficou muito próxima de um placar centenário e conseguiu uma vantagem extremamente alta: 71 (14) x (24) 97.
As vozes do jogo
– Alex: “Ridiculo, ridículo da nossa parte. Não jogamos o que vinhamos jogando, o que sabemos: defesa forte, tentando agredir os caras no contra ataque. O jogo não saiu, a nossa defesa fraquejou muito, isso não pode acontecer, foi onde a gente perdeu o jogo”
– Demétrius: “Esse é um daqueles jogos não para esquecer, pelo contrário, precisa ser lembrado para que não se repita. OU você toma uma postura diferente e muda, ou aceita esse tipo de situação. E vamos buscar essa nova postura já para o jogo de sábado”
Hettsheimeir: “Acredito que o time pecou demais na defesa, não capturamos os rebotes e acabamos não conseguindo encostar para tentar mudar a situação. Precisamos de uma postura completamente diferente para encarar um time como o Flamengo”
O cara da partida
Três jogos seguidos com 21 eficiência. Líder em pontos e assistências na equipe, Marquinhos mais uma vez mostra toda sua dominância na posição. Após uma temporada abaixo da crítica, tanto individual, como coletivamente, o ala já é considerado um dos candidatos ao MVP da competição e é o líder de um imponente Flamengo no NBB CAIXA.
Alternando seu jogo entre a 3 e a 4, infernizou os jogadores mais altos – e mais lentos – do Bauru. Na defesa, segurou muito bem os tiros de Osvaldo e Alex. Dono das principais ações do time no ataque (ao lado de Cubillan) e na defesa (junto com Pilar), foi o cara da partida com folgas.
Destaques
Sendi/Bauru Basket
Hettsheimeir – 25 pontos e 8 rebotes
Anthony – 19 pontos, 2 rebotes e 2 assistências
Renan – 9 pontos e 5 rebotes
Flamengo
Marquinhos – 21 pontos, 3 rebotes e 3 assistências
Cubillan – 17 pontos e 3 assistências
JP Batista – 12 pontos, 5 rebotes e 4 assistências
Olivinha – 11 pontos e 11 rebotes (7 ofensivos)
Ronald Ramon – 10 pontos, 6 rebotes e 2 assistências
- VIA
- Equipe LE
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- Equipe LE
- LE
- NBB
Deixe seu comentário