REVANCHE DO PRIMEIRO TURNO
Dando sequência à série de jogos na Panela, Sendi/Bauru Basket recebe o Caxias do Sul
Por Lucas Guanaes
Sem muito tempo pra descanso entre um jogo e outro, o Sendi/Bauru Basket recebe o Caxias do Sul nesta sexta-feira na Panela de Pressão às 20h. Apenas dois dias após vencer o Joinville em casa, o Dragão encara um surpreendente Caxias do Sul, que também não teve folga após perder para Franca no Pedrocão.
Nos últimos anos a fase de classificação do NBB CAIXA teve agradáveis surpresas no basquete brasileiro. Campanhas históricas, como as do Basquete Cearense e do Vitória, nas duas últimas temporadas, por exemplo. Na décima edição do NBB, quem surpreende e enche os olhos do fã de basquete é o Caxias do Sul. A trajetória da equipe gaúcha ganha contornos ainda mais especiais quando comparada com a situação do time após a última temporada, quando correu risco de encerrar as atividades.
O elenco remodelado deu certo. No primeiro turno, inclusive, em Caixas do Sul, o time da casa saiu com a vitória após virada heroica nos últimos minutos. Mas desta vez quem tem que lidar com o cansaço é a equipe do Sul, distante mais de 1.000km de sua casa.
Ambas as equipes precisam do triunfo para seguir firme na briga pelo G4. O Bauru está na 5ª posição, apenas uma vitória atrás do SESI/Franca, última equipe do G4. Como o Dragão encara os francanos na rodada seguinte ao jogo contra o Caxias, as duas vitórias aumentam, e muito, as chances da equipe entrar no bloco de cima. Já o Caxias alterna entre a 6ª e a 7ª posição, e já olha Vitória e Basquete Cearense no retrovisor com bons jogos em sequência na última rodada.
Descansados
Além de permanecer na Cidade Sem Limites, o Bauru Basket conseguiu evitar um desgaste excessivo do elenco na partida contra Joinville. Com a vitória nas mãos, Demétrius revezou bem seu plantel, não deixando ninguém jogar mais que 23 minutos (caso de Alex Garcia). Desta maneira a parte física vai sendo preservada para os confrontos contra Caxias e Franca, teoricamente mais complicaos e, principalmente, para a Liga das Américas na próxima semana.
Com o time completo, coisa que quase não ocorreu na temporada, um novo revezamento pode ocorrer, de acordo com o andamento da partida. O único desfalque, como sabido, é o de Gui Santos, mais uma vez fora da temporada por conta de lesão.
Jogo manjado?
O Caxias realmente emergiu como a grande surpresa do NBB CAIXA. O time comandado por Rodrigo Barbosa é muito difícil de ser batido e tem dado trabalho mesmo contra elencos mais fortes e com maior poderio financeiro. Montado com peças que não receberam tanto destaque nas últimas temporada, o Caxias tem boas peças no plantel e já chegou, inclusive, à 3ª posição no início do campeonato.
O maior destaque, obviamente, é o de Cauê Borges. Já cotado como um dos candidatos ao prêmio de MVP da competição, o ala é o grande líder das estatísticas gaúchas. Seu impacto ofensivo é enorme para o Caxias, que depende muito de suas atuações para coneguir a vitória. Foi assim, por exemplo, no primeiro turno, quando ele beirou o duplo-duplo contra Bauru.
Por outro lado, tamanho destaque faz com que seu jogo seja cada vez mais estudado e, consequentemente, que a marcação sobre ele aumente. Porém, existem outras peças que já têm feito a diferença para a equipe. É o caso de seu xará, o armador Cauê Verzola, os alas Alex e Caferatta, além do pivô Paranhos, um dos maiores reboteiros do NBB CAIXA.
O ponto fraco do time está no revezamento, uma vez que o banco muitas vezes não corresponde à altura. Um dos pontos fortes, além dos destaques individuais, está no aproveitamento nas bolas de três pontos. O Caxias é a 4ª melhor equipe do campeonato no fundamento (34%), pouco atrás do Bauru, que lidera tal estatística com 35,3% de acerto.
Convocados
Na manhã da última quinta-feira (01/02), a Confederação Brasileira de Basquete, divulgou a lista de convocados para os duelos da segunda rodada das Eliminatórias do Mundial de 2019. As partidas serão disputadas em Goiânia nos dias 22/02, contra a Colômbia, e 25/02, perante o Chile.
Dentre os 13 nomes chamados, dois estarão em quadra na Panela de Pressão: os bauruenses Alex e Hettsheimeir. Tal como na primeira rodada das Eliminatórias, os atletas do Dragão estão na lista do croata Petrovic, que tem um uma de suas principais metas melhorar o sistema defensivo da seleção. Para isso, Alex Garcia é uma peça chave, enquanto Hettsheimeir é um dos grandes destaques do NBB CAIXA:
“É sempre um prazer enorme poder defender as cores do Brasil e uma satisfação ter o trabalho reconhecido. Trabalhamos duro durante a semana e nos jogos, tentando sempre entregar em quadra nosso melhor e ser lembrado em uma convocação é prova de que estamos no caminho certo”, afirma o pivô, via assessoria. A lista completa pode ser vista clicando aqui.
🚨🚨ALERTA DE CONVOCAÇÃO🚨🚨
Tem #Dragão na Seleção 🤪
O ala Alex Garcia e o pivô @Hettsheimeir10 foram convocados para defender o Brasil contra Colômbia (dia 22) e Chile (dia 26) nas Eliminatórias do Mundial 2019.#VamosBrasil #FogoNeles 🐲🇧🇷🏀 pic.twitter.com/Hyg6UTw5dm— Bauru Basket (@BauruBasket) 1 de fevereiro de 2018
- VIA
- Lucas Guanaes
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- LE
- Lucas Guanaes
- NBB
Deixe seu comentário