O DRAGÃO VOLTOU?
Bauru Basket se recupera no NBB em boa vitória diante do Botafogo
Partida marcada por pontuação centenária contou com boa distribuição de jogadas e contragolpes mortais por parte do Dragão
Por Fabio Toledo
Os resultados desapontantes em sequência mexeram com a confiança do Sendi/Bauru Basket. Seu torcedor também não deu tanto crédito e esteve em número pequeno na Panela para a partida realizada neste domingo de manhã, contra o Botafogo. Contudo, a partida diante do clube da Estrela Solitária teve um enredo bastante diferente das anteriores. Por 103 a 78, o Dragão conseguiu uma vitória tranquila.
E o resultado tranquilo foi bastante mérito da postura bauruense na partida. Com muita movimentação, variação de jogadas e pressão na linha de passe botafoguense para uma transição rápida em contra ataque, os comandados de Demétrius Ferracciú saíram da inércia dos arremessos forçados da linha dos três para obter uma grande vitória.
O interessante disso é o fato de terem sido justamente os arremessos longos um dos principais fatores do triunfo com placar alto. A diferença esteve na criação de situações para os tiros certeiros. As bolas na média distância também foram utilizadas, principalmente no primeiro tempo, quando houve mais situações de cinco contra cinco.
Na etapa complementar, o excelente início, abrindo 12 x 0 na parcial com enterradas e bolas de três, arruinaram os planos do Fogão de voltar com tudo dos vestiários. A boa participação de Isaac, mais incisivo do que em outros jogos, além da boa exibição de Matulionis foram notáveis nesta vitória do Dragão, fazendo com que o desfalque de Alex, poupado por dor no joelho após pancada contra o Solar/Cearense, fosse pouco sentido.
A última partida do Bauru na fase regular do NBB ocorre nesta terça-feira, às 19h30, contra o Vasco, novamente na Panela. Se vencer, o Dragão encara o Botafogo nos Playoffs. Já a derrota pode implicar em um reencontro contra o Vasco ou o Cearense. O Botafogo encara o SESI/Franca na última rodada.
O jogo
Trabalhando mais na movimentação de bola e arriscando pouco do perímetro, Bauru começou a partida diferente. Com Átila e Tatum, o Botafogo conseguiu se manter em igualdade até quase a metade do primeiro período. Porém, os tiros certeiros da linha dos três de Hettsheimeir e Matulionis garantiram a abertura de 10 pontos de vantagem para os bauruenses. Até que Gabriel e Jamaal entraram e diminuíram o placar, que só não terminou a parcial com uma diferença menor que os 27 x 20 por conta de um arremesso longo certeiro de Duda no estouro do cronômetro.
Com mais cinco pontos de Gabriel – já totalizando 12 pontos em 12 tentados – e outros quatro de Coimbra, além de maiores dificuldades ofensivas do Bauru, errando bastante, o Botafogo obteve o empate em 31 x 31. Na bola de três de Hettsheimeir e em mais duas cestas de Duda e Stefano, o Dragão manteve a ponta, mas dessa vez não foi tão longe com a vantagem, pois Coimbra e Gabriel comandaram o Alvinegro para permanecer próximo dos bauruenses no marcador. No final do segundo período, de parcial 21 x 21, em mais uma bola no estouro de Duda, Bauru fazia 48 x 41.
Aproveitando-se de roubadas de bola e transição rápida, Bauru usou e abusou das enterradas. Com duas de Jaú e uma de Matulionis – além de bola de três do lituano –, o Dragão abriu 19 pontos de frente. Só não poderia dizer que a vitória estava encaminhada porque o time bauruense é capaz de se complicar mesmo com boas vantagens. Mas a boa defesa, somada às infiltrações de Anthony e Jaú, fez Bauru administrar a diferença, encerrando a parcial com 80 x 62 no placar (32 x 21 no período).
O quarto derradeiro foi marcado por transições mais rápidas puxadas pelos armadores gringos Jamaal e Anthony, mas o alto número de faltas quebrou o ritmo da partida. Tanto que a primeira parte do período teve placar 6 x 7. Isso foi bom para Bauru manter sua vantagem, que ficou próxima da casa dos 20 até o final, chegando ao número centenário – 103 (23) x (16) 78.
O cara
Apesar da boa distribuição de bolas do time bauruense, Hettsheimeir se manteve como elemento fundamental para o Dragão. Seu grande desempenho nos arremessos de três – fazendo valer o prêmio do desafio conquistado no Jogo das Estrelas – não tirou a força do garrafão. Tanto que Hetts pegou 10 rebotes (3 deles ofensivos), chegando ao duplo-duplo.
Abre aspas
Gabriel, ala do Botafogo – “O retrato do jogo é o terceiro quarto. A gente voltou do intervalo com uma proposta de jogo e eles fizeram uma corrida de 12 a 0 em dois minutos. A equipe deles é bastante qualificada, experiente, jogando em casa ficam mais confortáveis e a gente deixou abrir, assim fica difícil buscar. Agora é corrigir os erros, enfrentar Franca e, provavelmente, a gente vai se reencontrar nos playoffs. Então, serve de aprendizado pra sair daqui fortalecido e voltar no playoff pra fazer bons jogos e tentar surpreender”.
Hettsheimeir, pivô do Bauru – “Hoje a bola de três caiu, coisa que não vinha acontecendo, agora a gente espera ter uma sequência boa. Acho que a equipe reagiu bem depois dos últimos jogos e está focada pro jogo contra o Vasco e pra briga nos playoffs. Hoje fizemos um grande jogo, principalmente na defesa, mas sabemos que nos playoffs vai ser diferente. Por isso, a gente está preparado, treinando bem para ir bem”.
Demétrius, técnico do Bauru – “A gente imprimiu um jogo muito forte ofensivamente e executou o que tinha imaginado. Precisamos melhorar defensivamente e nos lances livres, mas só de termos criado o tanto que criamos já mostra uma dedicação muito grande dos jogadores. O Botafogo pode ser nosso adversário nos playoffs, então temos que manter esse ritmo até o final. A gente visa que todos os jogadores tenham volume de jogo e confiança para os playoffs, porque lá vai precisar de todo mundo”.
[Sobre a boa distribuição de jogo] “Além dos cortes que a gente teve, com um passe extra, jogador levantando a cabeça, servindo o companheiro, os contra-ataque também foram importantes. Tivemos situações de contra-ataque com o pivô entrando pelo meio, os laterais abertos. Então, isso tudo vai dando uma consistência para a equipe. Mas ainda precisa melhorar um pouco mais o setor defensivo, alguns detalhes pra gente conseguir fortalecer mais ainda”.
Destaques
Sendi/Bauru
Hettsheimeir – 23 pts e 10 rebotes
Matulionis – 18 pts e 2 assistências
Anthony – 12 pts, 4 assistências e 4 roubadas de bola
Duda – 10 pts, 3 rebotes e 5 assistências
Botafogo
Gabriel – 14 pts, 3 rebotes e 5 roubadas de bola
Átila – 11 pts e 10 rebotes
Guga – 11 pts
Coimbra – 9 pts e 6 rebotes
- VIA
- Fabio Toledo
- TAGS
- Basquete
- Bauru Basket
- Bauru e Interior
- Fabio Toledo
- LE
- NBB
Deixe seu comentário