VAGÃO CULTURAL – EL CHANFLE
Uma homenagem pelo primeiro aniversário de morte do eterno Chesperito
Por Fabio Toledo
Em 28 de novembro de 2014 uma das figuras mais emblemáticas da televisão latino-americana veio a falecer, após uma brilhante carreira. Roberto Gómez Bolaños, o popular “Chespirito”, que deu vida a grandes personagens presentes na infância daquele que cresceu nas décadas de oitenta até a atualidade, como Chaves e Chapolin Colorado, tem seu legado já eternizado na televisão mundial.
Apaixonado pelo futebol, Chespirito era um torcedor fervoroso do América, um dos principais clubes mexicanos. Em incontáveis vezes, o esporte bretão se fez presente nos programas de Chavo del 8, conhecido aqui no Brasil unicamente como “Chaves”. No entanto, um filme sobre futebol foi estrelado pelo multitalentoso artista mexicano.
Foto: Reprodução
El Chanfle narra a história do personagem homônimo ao título da película, um utilero (espécie de faz tudo da comissão técnica) do América, muito honesto, defensor do jogo limpo, que tinha como sonho ser pai. Casado há cerca de dez anos com Tere (Florinda Meza), Chanfle não tinha filhos, embora quisesse bastante.
Além dos já citados Bolaños e Florinda Meza, o filme conta com o elenco completo dos seriados Chaves e Chapolin, algo que nem mesmo nestes todos atuaram juntos, pois Carlos Villagrán e Ramón Valdés (“Quico” e “Seu Madruga”, respectivamente) já haviam saído do Chavo del 8 quando Raúl “Chacho” Padilla (Jaiminho, o carteiro) começou a fazer parte do grupo.
Foto: Reprodução
Vale muito destacar também a qualidade das cenas de jogos, realizadas no Estádio Azteca, o mais emblemático estádio mexicano. Com uma realidade incrível (digna de quem conhece muito futebol), El Chanfle pode ser considerado um dos filmes que mais bem representaram uma partida de futebol em todos os tempos. Apesar de ter sido gravado em meados da década de 70, supera muitos filmes que saíram depois neste aspecto.
O filme chegou à marca de maior bilheteria do cinema mexicano. Devido ao sucesso, El Chanfle 2 foi lançado, em 1982. Uma grande curiosidade, que mudará seu modo de ver uma das cenas mais emblemáticas de “Chaves”, é que, no episódio “El cine”, a versão original da fala de Chaves era “Seria melhor ter ido ver El Chanfle”, e não “o filme do Pelé”.
É uma película mais do que necessária para quem aprecia o humor de “Chaves” e “Chapolin”, o futebol e sua presença na sétima arte. E viva Chespirito!
O filme
El Chanfle
Direção: Enrique Segoviano
País: México
Duração: 92 minutos
Lançamento: 1978
Elenco: Roberto Gómez Bolaños, Florinda Meza, Carlos Villagrán, Ramón Valdés, Maria Antonieta de las Nieves, Édgar Vivar, Angeline Fernández, Raúl “Chacho” Padilla e Rubén Aguirre.
Eis aqui o filme completo:
Deixe seu comentário