CORREU PERIGO
Sesi Vôlei Bauru patina, mas se recupera a tempo de vencer São Cristóvão/São Caetano
Por Fabio Toledo

Foto: Marcelo Ferrazoli/Sesi Vôlei Bauru
Entra ano, sai ano, uma coisa não muda: o São Cristóvão/São Caetano sempre dificulta a vida do Vôlei Bauru. Neste domingo, talvez não fosse tão esperado quanto as outras ocasiões, por conta do grande investimento do Sesi para a equipe bauruense, mas no final das contas Sanca deu trabalho. As donas da casa chegaram perto de surpreender, levaram um pontinho do jogo, só que ainda assim deu Bauru, por 3 sets a 2 (24/26, 25/15, 25/19, 14/25 e 8/15).
Foram três parciais problemáticas para o Sesi Vôlei Bauru. Além do desfalque de Palacio, em recuperação de uma contratura na canela, o time comandado por Anderson Rodrigues não contou com Valentina Diouf, poupada por conta de dores no pé esquerdo. Sem as duas atletas, Bauru perdeu muito poder ofensivo. Além disso, não esteve atento o suficiente para evitar um crescimento do São Caetano, o que aconteceu nos três sets iniciais.
Outro problema para as bauruenses foi parar os ataques da colombiana Dayana Segovia, dona de 28 pontos na partida – 53% de aproveitamento na finalização. Segovia foi o grande nome da equipe do ABC Paulista até a abertura de 2 x 1. Depois, porém, o rendimento da atleta, assim como de todo o Sanca, caiu, no momento em que Bauru começou a se impor em quadra.

Foto: Osvaldo F./Contrapé
Nessa recuperação do escrete da Sem Limites, destaque para Tifanny, dona de um aproveitamento muito bom no ataque, com 21 pontos. Além dela, a entrada de Gabi Cândido e Valquíria também culminaram em uma grande recuperação do Sesi a partir do quarto set, quando Bauru conseguiu tomar as rédeas do jogo e levou assim até o final do tie-break.
Ainda assim, o resultado não é completamente feliz para as bauruenses, uma vez que a vitória por 3 x 2 garante apenas dois pontos para o time vencedor. Um ponto que pode pesar no final da fase de classificação, muito por conta também do equilíbrio da Superliga. Pelo lado positivo, a equipe chegou à 6ª posição, com 12 pontos. Nesta terça-feira, às 19h30, Bauru volta à Panela para receber o Pinheiros, mais um duelo em que a obtenção dos três pontos serão muito importantes para o decorrer da competição.
Por outro lado, o São Cristóvão/São Caetano conquista um ponto que o deixa mais próximo do Pinheiros na briga para deixar o penúltimo lugar. Com cinco tentos, um a menos que o Pinheiros, a equipe torce contra seu adversário direto na terça e o encara depois, no dia 21, às 20h, no Henrique Villaboim.

Foto: Osvaldo F./Contrapé
O jogo
O primeiro set foi o mais disputado da peleja no ginásio Milton Feijão. Apenas depois de Segovia virar duas bolas e boas passagens de Karina e Fê Ísis no saque, Sanca abriu vantagem. O placar chegou a ficar 18 x 13, mas Tifanny e Andressa conseguiram reaproximar Bauru no marcador. Na entrada de Edinara e Naiane na inversão de cinco um, as visitantes mantiveram a reação e viraram. Fernanda Tomé e Segovia ainda voltaram a colocar São Caetano na frente, Andressa evitou o set point, Edinara deu a vantagem em ace e Andressa voltou a aparecer no contragolpe para fechar a parcial em 24 x 26.
Se o primeiro set terminou com algum alívio bauruense depois de muitas dificuldades, o segundo foi ainda mais terrível. Do início ao fim, o São Caetano dominou as ações. Vanessa e Saraelen ainda buscaram a igualdade no placar no começo, mas Segovia foi avassaladora. Com 11 pontos, a colombiana se aproveitou da desatenção das visitantes para conduzir uma parcial incrível para Sanca (teve até sequência de 8 x 2). No ataque de Karina, as donas da casa fecharam em 25 x 15.
A terceira parcial começou promissora para o Sesi, com a abertura de 5 x 9 no placar. Mas erros não forçados deram vida ao time da casa, que se recuperou e manteve a disputa igual até os 18 x 18. Em uma sequência de seis pontos seguidos (dois de Fê Ísis, dois de Karina e dois por erros de Bauru), Sanca chegou ao set point, finalizando com mais uma bola da central Fê Ísis, em 25 x 19.

Foto: Marcelo Ferrazoli/Sesi Vôlei Bauru
Contra a parede, Bauru precisava mais do que nunca de um período pelo menos vitorioso. Mas o set começou complicado, com 3 x 0 para São Caetano. Foi aí que apareceu Valquíria, com dois pontos e muita energia para a reação. No ace de Gabi Cândido, o placar já estava empatado. Com a contribuição de Tifanny e Vanessa, o Sesi abriu vantagem e não deu chances para recuperação de um Sanca já sem tanto gás. Em ataque de Andressa, as visitantes fizeram 14 x 25 e garantiram a ida para o tie-break.
Na mesma pegada do set anterior, as bauruenses começaram o tie-break abrindo 0 x 5. Fernanda Tomé e Karina buscaram fazer resistência para São Caetano – uma na primeira parte e outra na segunda parte da parcial. No entanto, Bauru não deu sopa pro azar, Fabíola aproveitou o bom momento de Tifanny para acioná-la e, com sete pontos da camisa 10, o Sesi fechou em 8 x 15 e o jogo em 2 x 3.
Abre aspas
Anderson Rodrigues – “O time está de parabéns pela vitória e por ter pontuado, porém é preciso ressaltar que alternamos bons e maus momentos durante a partida e tivemos desempenho irregular. Precisamos trabalhar para mantermos a regularidade ao longo dos jogos”.
Antônio Rizola – “Acho que fizemos um jogo excepcional nos três primeiros sets, poderíamos ter ganho o jogo por 3 a 0. Viraram o primeiro set na força do saque e a partir do terceiro set passaram a sacar muito forte também. Criamos uma chance contra um adversário como eles, que tem um elenco maior e mais forte. Nós enfrentamos de igual para igual, com todos os problemas que tivemos. A Fernanda Tomé teve uma contratura na dorsal e jogou mancando, a Sonaly torceu o pé. Eu não podia deixar na mão das juvenis como a Duda e a Karina”.
Destaques
São Cristóvão/São Caetano
– Dayana Segovia: 28 pontos (26/49 nos ataques, 2 blocks)
– Karina: 15 pontos (11/30 nos ataques, 3 aces e 1 block)
– Fernanda Tomé: 12 pontos (10/32 nos ataques, 1 ace e 1 block)
Sesi Vôlei Bauru
– Tifanny: 20 pontos (20/36 nos ataques)
– Andressa: 16 pontos (11/22 nos ataques, 2 aces e 3 blocks)
– Gabi Cândido: 10 pontos (7/19 nos ataques, 1 ace e 2 blocks)
Deixe seu comentário