CLASSIFICADO!
Equipe bauruense fez excelente segundo tempo e conseguiu o acesso antecipado às semifinais
Texto: Bruno Ribeiro | Fotos: Lucas Guanaes
Com uma rodada de antecedência, o torcedor bauruense já pode ir para a folia tranquilo: o Sendi/Bauru Basket está classificado entre os oito melhores do continente! É verdade que, jogando contra o Correcaminos, do Panamá, o Dragão encontrou dificuldades no primeiro tempo de partida. Porém, depois de fazer um terceiro quarto sublime, o time administrou a vantagem nos 10 minutos finais e venceu a partida por um placar elástico: 74 x 50 – garantindo, assim, sua vaga na fase seminal da Liga das Américas 2018.
Coletivamente, o triunfo foi construído por meio da atuação defensiva, que deve ter feito os olhos do capitão Alex Garcia brilharem na arquibancada – o Brabo segue fora por conta de uma gastroenterite e volta apenas no NBB CAIXA. Os adversário panamenhos quase não tiveram oportunidades para chutar sem que algum jogador bauruense contestasse o arremesso. Já individualmente, os destaques ficaram por conta do armador Kendall Anthony e do ala/pivô Renan Lenz, ambos cestinhas da partida com 21 pontos anotados.
Mais cedo, o Guaros de Lara já havia se classificado ao vencer o San Salvador sem grandes dificuldades pelo placar de 94 a 73, contando com 19 pontos do ala Herve Touré. Assim, brasileiros e venezuelanos duelam às 20h15 deste domingo apenas pela liderança simbólica do Grupo D. Afinal, ambos se juntarão aos argentinos Regatas Corrientes e Estudiantes Concordia no Grupo F, que será disputado entre os dias 09 e 11/03, ainda sem local definido.
“Há o interesse em trazer para Bauru porque é uma fase chave. Ela pode te dar acesso ao Final Four. Eu tenho certeza que se depender da diretoria, é lógico, vão fazer o trabalho que tem que fazer. Só que também tem a FIBA, aí envolte muita coisa”, disse o técnico Demétrius ao final da partida.
O jogo
Os primeiros minutos de partida foram marcados pela mão calibrada dos bauruenses: com dois chutes longos de Matuolinis e outro de Renan (que também protagonizou uma bela ponte aérea levantada por Isaac), os donos da casa construíram uma vantagem de 11 x 0 na metade do quarto, obrigando o técnico do Correcaminos a parar o jogo. Na sequência, os visitantes até conseguiram frear o ímpeto do Dragão, que anotou apenas mais 3 pontos até o fim da parcial. No ataque, porém, com dificuldades para encontrar espaços, a única alternativa dos panamenhos foi pontuar na linha de lances-livres. Assim, o primeiro quarto terminou com o placar de 14 x 7.
Se os chutes de fora não pareciam ser a especialidade da equipe, o Correcaminos passou a explorar o jogo próximo da cesta – sobretudo com o ala/pivô Shannon. Veloz para sua altura, as batidas para dentro do jogador foram a principal arma ofensiva para que os visitantes vencessem a parcial por 19 x 12, deixando o placar geral empatado na saída para o intervalo: 26 x 26.
Após o retorno do vestiário, o que se viu foi um Bauru soberano dos dois lados da quadra. Na defesa a agressividade fechou todas as brechas para o Correcaminos pontuar – e até mesmo lances-livres os panamenhos tiveram dificuldade para aproveitar. Já no ataque, a entrada de Hettsheimeir concentrou a atenção dos adversários. E, assim, sobou espaço para que Matuolinis, Duda e principalmente Renan pudessem castigar o aro adversário. Em outras palavras, um verdadeiro atropelo (25 x 6), que fez o Dragão ir para os 10 minutos finais com uma vantagem de 19 pontos: 51 x 32.
Se tirar a diferença já era tarefa ingrata para os visitantes, o armador Kendall Anthony fez questão de aniquilar qualquer esboço de reação. Incendiário, o norte-americano anotou oito pontos e praticamente selou o triunfo bauruense com o último quarto quase que inteiro por jogar. A equipe do Correcaminos não desistiu da partida e permaneceu intensa até o segundo final. Mas, sem criatividade para bater o ferrolho bauruense, viram os donos da casa controlar o ritmo, administrar a vantagem e, no estouro do cronômetro, comemorar a classificação junto de sua torcida. Placar final: Bauru 74 x 50 Correcaminos.
Abre aspas
– Kendall Anthony, armador do Bauru: “Na partida de ontem nós não conseguimos defender tão bem. Mas hoje foi diferente, todo mundo trabalhando junto, e o resultado foi refletido no placar. Amanhã temos que entrar da mesma maneira, trabalhar duro, ser agressivo e tentar mais uma vitória”
– Demétrius Ferracciú. técnico do Bauru: “Eu prefiro que o jogo acabe no primeiro tempo 26 x 26 do que 50 x 50. Na matemática é a mesma coisa, mas você estar defendendo bem mostra que o time tá no caminho certo. E hoje nós conseguimos ajustar o ataque depois do intervalo. O time soube tomar boas decisões, e tomar 50 pontos num jogo internacional mostra que o time se doou 100%.
O mais importante é que nós classificamos. Isso tira um peso importantr de cima da equipe, ainda mais por tudo que nós passamos durante a semana. Vínhamos de duas derrotas no NBB, sem dois jogadores fundamentais, e a maneira que a gente entrou pra essa fase de uma maneira tensa pra saber como iríamos reagir. Então é lógico que amanhã vamos entrar com o intuito de ganhar, mas mais pra sentir como é que vai ser o confronto contra o Guaros pra próxima fase. Eu não sei ainda, não tava pensando nesse jogo, mas pode ser que a gente esconda muita coisa aí pra não demonstrar pra próxima fase”.
O cara da partida
Se Bauru construiu sua vitória no terceiro quarto, não há dúvidas de que o ala/pivô Renan foi o grande responsável. Imparável no ataque, o camisa 12 pontuou de tudo quanto é jeito: do perímetro, com enterrada, bandejinha simples e até usando a tabela no arremesso, à la Tim Duncan. Ao término do jogo, porém, o jogador minimizou seu destaque individual para celebrar o baixo número de pontos concedidos aos adversários.
“A gente conseguiu construir essa vantagem na defesa. Foram 50 pontos contra nós, então foi a defesa que ditou o ritmo desse jogo”, afirmou o atleta, que além dos 21 pontos, ainda capturou cinco rebotes, deu duas assistências e roubou duas bolas.
Destaques
Sendi/Bauru Basket
Anthony – 21 pontos e 5 assistências
Renan Lenz – 21 pontos, 5 rebotes e 2 assistências
Duda Machado – 7 pontos, 3 rebotes e 5 assistências
Correcaminos de Colon
Shannon – 14 pontos e 4 rebotes
Rodriguez – 6 pontos e 2 assistências
Ayarza – 5 pontos e 5 rebotes
Deixe seu comentário