Locomotiva Esportiva
  • Bauru e Interior
  • Basquete
  • Vôlei
  • Futebol
  • Vagão Cultural
  • Memória LE

Basquete

Bauru e Interior

2018/03/05 0 0

RUGIDO DO LEÃO

Em Salvador, Bauru faz grande terceiro período, mas leva a virada do Vitória

Dragão chegou a abrir 12 pontos de frente no terceiro quarto, mas não consegue segurar a reação do time baiano

Por Fabio Toledo

Foto: Maurício da Mata/EC Vitória

A primeira de quatro partidas do Sendi/Bauru Basket fora de seus domínios aconteceu na noite dessa segunda-feira, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador. Frente ao Dragão estava o Leão, o time do Universo/Vitória. Em jogo duro, o Rubro-Negro mostrou sua força ao conseguir se recuperar de desvantagem para chegar à frente no zerar do cronômetro. Por 82 a 77, a equipe baiana obteve um grande triunfo, que a coloca na briga pela 5ª posição da fase classificatória do NBB.

O poder de recuperação foi o grande destaque do time anfitrião. Apesar de momentos de muitas trocas de liderança no placar, o forte terceiro período de Bauru deixou a equipe com 12 pontos de frente. Porém, em um minuto, o Vitória reduziu a diferença para cinco, obtendo o empate na metade do quarto final e arrancando para a vitória nos últimos minutos. Muito desse triunfo do Leão tem a ver com o bom aproveitamento dos arremessos de três pontos (11/19), com destaque para Okorie e Shaw, dupla de gringos que encaçaparam três bolas cada.

Do lado bauruense, a defesa até funcionou, com 12 roubadas de bola, forçando 15 erros do adversário, embora não tenha conseguido lidar com a individualidade de Dawkins e Okorie na reta final. O problema dos comandados de Demétrius Ferracciú foi mesmo no ataque. As sempre excedentes bolas de três pouco caíram (6/28) e os lances livres (11/16) mataram qualquer margem de erro que a equipe poderia ter para terminar a noite com vitória.

Ainda assim, vale destacar o grande desempenho de Kendall Anthony, cestinha do jogo com 24 pontos, além de Alex Garcia e Hettsheimeir. O trio terminou a partida com o +/- positivo (ou seja, quando estiveram em quadra, Bauru mais pontuou do que sofreu pontos). Contudo, no momento decisivo da partida, início do quarto período, nenhum dos três estava em quadra. Quando voltaram para o jogo, o Vitória já estava com a mão quente e seguiu assim até o fim.

Foto: Maurício da Mata/EC Vitória

Depois da derrota, Bauru parte para os compromissos internacionais. Na sexta-feira, estreia na segunda fase da Liga das Américas, diante do Regatas Corrientes, na casa do adversário. Assim, só a vitória interessa para o Dragão. No sábado, encara o Guaros de Lara e, no domingo, tem pela frente o Estudiantes Concordia. Já o Vitória só volta à quadra no dia 13, contra o SESI/Franca.

O jogo

Com direito a bolas de três de Alex e Hettsheimeir, Bauru abriu 2 x 8 nos minutos iniciais. O Vitória começou errando bastante, mas Arthur e Shaw mantiveram os donos da casa próximos no placar, com Régis Marrelli optando por utilizar sua rotação cedo. Os bauruenses tiveram melhores oportunidades para abrir vantagem, porém desperdiçaram tiros longos – 2/10 no período. Assim, os baianos se encaixaram e conseguiram alcançar o Dragão. Inclusive, em bola de fora de André Goes, o Leão abriu três de vantagem, diminuído para um em bola de Anthony, no término do quarto.

Alex e Jaú trataram de deixar o Dragão novamente à frente. Contudo, a entrada de Dawkins, Arthur e Maique de uma nova abordagem ao Vitória, que respondeu com oito pontos seguidos – seis do pivô Maique. Ali, as duas equipes passaram a trocar a liderança no placar a cada ataque. Se Duda e Alex fizeram Bauru chegar à ponta, Maique e Dawkins puxaram para o lado do anfitrião. Em duas bolas do perímetro, Okorie apareceu para dar a vantagem necessária para o Vitória terminar o primeiro tempo na frente: 37 (22) x 34 (20).

Foto: Maurício da Mata/EC Vitória

Apesar de um início de terceiro período melhor que Bauru, o Vitória não conseguiu capitalizar o necessário para construir vantagem – Okorie, Dawkins e André perderam arremessos. Quando o ataque encaixou, os bauruenses voltaram pro jogo e viraram o placar, em cravada de Hettsheimeir. Com nove pontos do Canela, em um bom desempenho da formação que tinha Anthony, Duda, Alex, Jaú e Hetts, o Dragão terminou muito bem a parcial, fechando em 48 (11) x 58 (24).

A vantagem bauruense existia, mas era pequena. Tanto que, num início de quarto ruim do ataque visitante, o Vitória fez oito pontos seguidos – seis de Renato. Após pedido de tempo de Demétrius e volta de Anthony e Alex para o jogo, Bauru conseguiu um pequeno respiro, mas Okorie manteve o Vitória na briga. Na reta final, Dawkins comandou a arrancada do Vitória. Dois pontos atrás, o Dragão teve a oportunidade de levar para a prorrogação, mas Alex desperdiçou dois lances livres, Osvaldo mais um e, na última bola, Duda errou o tiro de três. Fim de jogo: 82 (34) x 77 (19) para os baianos.

O cara

Com 34 minutos jogados, o armador Kenny Dawkins passou por altos e baixos. Se for dividir seu jogo nos quatro períodos, o norte-americano esteve apagado nos três primeiros. Porém, o que ele fez no quarto decidiu a partida. Chamando as jogadas para si, conseguiu provocar quatro faltas dos adversários, convertendo todos os oito lances livres que tentou, chegando a 10 pontos, além de contribuir com mais quatro assistências, sendo o grande garçom para o cestinha do time, Okorie, dono de 11 tentos na parcial. Como em todas as equipe que passou no Brasil, Dawkins é referência no Vitória, imprescindível para a formação do time do técnico Régis Marrelli.

Destaques

Universo/Vitória

Okorie – 17 pts

Shaw – 15 pts

Dawkins – 13 pts e 7 assistências

Renato – 10 pts e 6 rebotes


Sendi/Bauru

Anthony – 24 pts

Alex – 18 pts, 5 rebotes e 3 assistências

Hettsheimeir – 18 pts e 5 rebotes

Duda – 6 pts e 4 assistências


  • VIA
  • Fabio Toledo
  • TAGS
  • Basquete
  • Bauru Basket
  • Bauru e Interior
  • Fabio Toledo
  • LE
  • NBB

  • SHARE THIS POST

Sobre o autor

Fabio Toledo
Crítico do futebol moderno, aventura-se por outros esportes, como basquete, vôlei e futebol americano, mas não deixa de lado a boa e velha redonda.

Deixe seu comentário

Cancelar resposta
Seu e-mail não será publicado junto do comentário). *

Pesquisar

  • VEJA TAMBÉM
  • 01/29/2019 0 0
    SEM CHANCE
  • 01/29/2019 0 0
    PELO PRIMEIRO TRIUNFO EM CASA
  • 01/28/2019 0 0
    VIAGEM IMPORTANTE
  • 01/27/2019 0 0
    DESTAQUES DO NBB – SEMANA 12
  • 01/26/2019 0 0
    MENOS DOIS PONTOS

Arquivos

Tweets by LocomotivaEsp
Locomotiva Esportiva © 2018 Todos os direitos reservados